E depois de mais de 20 posts sobre Berlim, está no ar o nosso roteiro de 6 dias pela cidade. Aqui você vai encontrar dicas do que fazer, onde comer e muito mais. Esperamos que vocês gostem das dicas e se apaixonem por Berlim da mesma maneira que nós nos apaixonamos.
O que fazer em Berlim: roteiro de 6 dias
Onde ficar em Berlim
Antes de tudo, acho importante procurar uma hospedagem boa e em uma localização central. Nós já escrevemos um post sobre os melhores bairros de Berlim, então é só clicar aqui.
Como economizar em Berlim
A minha sugestão é comprar o Berlim Welcome Card, que vai te dar descontos em diversas lojas e pontos turísticos da cidade. Outra opção é comprar um passe que já irá incluir todas as atrações, assim você além de não ter que pegar filas, economizará dinheiro. Compre conosco e evite filas!
BERLIN WELCOME CARD BERLIM WELCOME CARD: TUDO INCLUSO
Dia 1 – Memorial do Holocausto
Esse memorial fica bem no centro da cidade e ao lado do famoso Portão de Brandemburgo. É uma homenagem linda e aberta a todos. Nós já escrevemos mais sobre o lugar aqui. Dá pra visitar em no máximo 1 hora. Aproveite que você está por aqui e visite o Tiergarten Park e o Portão de Brandenburgo. Essa é a região mais turística da cidade.
Parlamento Alemão
Se você fez a sua reserva antecipadamente, vale a pena combinar o passeio do Memorial com a visita ao Parlamento alemão. Lembre-se de que sem reserva é impossível entrar(embora haja um pulo do gato, que falamos mais nesse post) Leia mais aqui.
Se bater uma fome, vá até o COA, um restaurante de comida asiática.
Dia 2 – East Side Gallery – Muro de Berlim
Esse é um dos lugares mais icônicos, pois possui a parte mais conservada do muro. Vale a pena passar algumas horas aqui e depois tomar uma cerveja em um dos bares na beira do rio. E por falar em Muro de Berlim, nós fizemos um roteiro com os diversos lugares que você pode encontrar pedaços do muro pela cidade. O Holocausto é uma parte viva da história do país e eles não querem apagá-la, o que é muito bacana.
Ficou com fome? Atravesse o rio e vá na hamburgueria mais hype da cidade: Burgermeister. Sabe o que ela tem de mais excêntrica? Ela foi construída em um antigo banheiro público da cidade embaixo de um viaduto.
Museu Bauhaus
À tarde, faça uma visita ao Museu Bauhaus. Embora ele seja pequeno, foi muito bacana descobrir que muitos móveis que usamos até hoje foram criados por essa escola alemã de arquitetura e design. E não, não estou falando daquela banda dos anos 80, ok?
Dia 3 – Ilha dos Museus
Hoje é dia de ficar pela ilha dos museus e conhecer dois deles: o Neues Museum e o Pérgamo. Nós já falamos sobre cada um deles e também sobre a Ilha dos Museus. Reserve o dia todo para ficar aqui, pois a coleção deles é impressionante! O busto de Nefertiti está aqui.
Bem pertinho daqui também fica um aquário gigante que já apareceu no filme Praia do Futuro com Wagner Moura. Dá pra visitar de graça, agora, se você quiser ver de mais perto, terá que pagar.
Dia 4 – Tempelhofer Park
Berlim é uma das cidades mais verdes da Europa, então vale a pena conhecer alguns dos parques da cidade. Esse aqui foi criado onde ficava um antigo aeroporto, na Berlim Oriental. Para quem gosta de andar de skate, ele faz parte do nosso roteiro de pistas de skate em Berlim, pois tem uma pistinha bacana aqui, além de uma horta comunitária. Por estar numa região mais afastada do centro da cidade, foi aqui que encontramos a maior variedade de moradores….tinha gente do mundo todo!
Dia 5 – Memorial do Muro de Berlim
Esse lugar é bem interessante, pois conta um pouco da história dos moradores que tentaram fugir da Berlim Oriental para Ocidental e também das pessoas que se viram separadas de suas famílias depois da construção do muro.
Palácio das Lágrimas
Essa era a estação de trem onde os moradores da Berlim Oriental iam se despedir dos moradores da Berlim Ocidental (por isso o nome Palácio das Lágrimas). Um museu pequeno, mas que faz a gente chorar imaginando as despedidas de familiares.
Aproveite e coma uma pizza do 12 Apostel. Não imaginei que iria comer uma pizza tão gostosa em um restaurante embaixo de um viaduto!
Dia 6 – Topografia do Terror
Esse é um museu que também fala um pouco do muro, mas com ênfase nos militares que eram responsáveis pela separação da cidade. Nós falamos mais sobre ele aqui.
Como ele fica bem pertinho do Checkpoint Charlie, é só caminhar até lá. Na verdade esse foi o lugar que eu menos gostei, justamente por ser lotado de turistas, mas mesmo assim vale a visita.
Museu Judaico
Outro museu em pertinho dali é o Museu Judaico. Embora ele tenha nos decepcionado por sua coleção, o projeto arquitetônico é incrível.
Se você gostar de música clássica, faça uma visita à Filarmônica de Berlim.
Como se locomover em Berlim
A melhor maneira é usar o transporte público. Nós já escrevemos um post só sobre isso aqui.
Como chegar em Berlim
Se você chegar de trem, a melhor opção é pegar um transfer até o seu hotel, assim você não perderá tempo de viagem.
TRANSFER ESTAÇÃO DE TREM-HOTEL TRANSFER AEROPORTO-HOTEL
Berlim combina com: Praga!
Se você está pensando em combinar sua viagem a Berlim com uma outra cidade da Europa, recomendo Praga. Nós fomos de ônibus e o trajeto foi bem tranquilo. Agora, se você precisa de dicas de Praga, leia o nosso roteiro aqui.
Este site contém links de afiliados. Isso significa que, se você clicar em um desses links e fizer uma compra, podemos receber uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você. Essas comissões ajudam a manter nosso site funcionando e nos permitem continuar criando conteúdo novo e útil para você. Agradecemos imensamente pelo seu apoio e por utilizar os links fornecidos.
Fabio
Uau! Que resumão incrível!
Na verdade a cidade é demais mesmo e dá vontade de conhecer tudo!
Com certeza o post vai ajudar bastante a quem vai para lá.
Beijo!
Deise de Oliveira
<3