O Museu Judaico em Berlim era um dos que estávamos mais ansiosos para conhecer, mas acabou nos decepcionando bastante. Na verdade, o projeto arquitetônico é tão maravilhoso, mas a exposição dentro dele não conseguiu estar à altura.
Museu judaico em Berlim
O projeto criado pelo arquiteto Daniel Libeskind e inaugurado em 2001 foi pensado com o intuito de trazer desconforto, assim como o Memorial do Holocausto. Por dentro, o prédio parece um labirinto, o que causa até um problema para o visitante conhecer todos os espaços. Nós ficamos sem visitar uma ala inteira, pois não sabíamos que existia! 😛
Do lado de fora, em uma parte dos fundos, há uma intervenção bem parecida daquela encontrada no Memorial do Holocausto, mas ainda mais pungente. Como o piso não foi nivelado, as torres estão em um alinhamento diferente, o que dá a impressão de estarmos tontos. Como eu enjoo até quando estou no carro, não consegui ficar muito tempo ali, pois comecei a sentir um certo desconforto. E era justamente essa a intenção do artista. Bingo!
O foco desse museu vai além da história do Holocausto. O intuito é mostrar mais sobre a cultura, a literatura e a música. Então, para aqueles que estão cansados do tema Holocausto, aqui você conseguirá ver outras coisas além daquele período histórico.
O que eu senti foi que há muitos materiais sobre a história dos judeus, mas sem muita explicação e organização. Ficou tudo tão solto que saímos de lá sabendo sobre os judeus quase tanto quanto sabíamos antes de entrar lá. Foi realmente uma decepção.
Informações
Endereço: Lindenstraße 9-14, 10969 Berlin. Se você quiser combinar com outro passeio, inclua esse no mesmo dia do Checkpoint Charlie e Topografia do Terror. Dá pra fazer tudo a pé.
Preço: 8 euros adulto.
Horário: das 10h às 20h.
Mais informações no site do museu.
Este site contém links de afiliados. Isso significa que, se você clicar em um desses links e fizer uma compra, podemos receber uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você. Essas comissões ajudam a manter nosso site funcionando e nos permitem continuar criando conteúdo novo e útil para você. Agradecemos imensamente pelo seu apoio e por utilizar os links fornecidos.