Antes de visitar o museu Bauhaus em Berlim, para mim, essa palavra era sinônimo apenas de uma banda dos anos 80 … 😛 e, na minha ignorância, eu achava que Bauhaus era uma pessoa! Não preciso nem dizer que o Fábio deu risada de mim, né?
Museu Bauhaus em Berlim
E foi lá que eu descobri que o Bauhaus foi uma escola de design e arquitetura fundada em 1919 por Walter Gropius. Na verdade, ele foi um dos mais importantes movimentos de arquitetura e design no século XX! Bauhaus em alemão significa literalmente “casa da construção” e o seu estilo é facilmente identificado e até hoje usamos objetos e móveis que foram criados nessa época.
O estilo criado por essa escola tinha a função clara de unir função à forma. Os materiais eram os mais simples possíveis: as linhas eram retas e muitas peças eram feitas com metal. A ideia era transformar o design em produção em massa, para toda a população.
Ou seja, o Bauhaus foi uma importante na reconstrução da Alemanha após a Primeira Guerra. Muitas casas tiveram que ser reconstruídas no entre guerras e foi durante esse período que a escola se fortaleceu.
Hoje em dia, esse estilo é encontrado no mundo todo, inclusive no Brasil. Tenho certeza de que você já visitou alguma loja de móveis e encontrou uma réplica de um bauhaus…eles estão por toda a parte!
Depois de nossa visita, nós decidimos almoçar no restaurante do próprio museu. Comida boa e com preço justo. Aprovado!
Informações
Endereço: Klingelhöferstraße 14, 10785 Berlim.
Horário: das 10h às 17h;
Preço: adultos 7 euros. Se você tiver o Museum Pass, é grátis.
Mais informações no site do museu.
Este site contém links de afiliados. Isso significa que, se você clicar em um desses links e fizer uma compra, podemos receber uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você. Essas comissões ajudam a manter nosso site funcionando e nos permitem continuar criando conteúdo novo e útil para você. Agradecemos imensamente pelo seu apoio e por utilizar os links fornecidos.