Para aqueles que estão com viagem marcada para Madri, fazer um bate-volta a Toledo é um dos passeios imperdíveis (assim como para quem viajar para Barcelona, ir a Montserrat (que falamos brevemente neste post) também não deve ser esquecido. Embora geralmente as pessoas viajam sempre com pressa e com poucos dias para conhecer Madri, reservar um dia todo para ir até Toledo é uma decisão sábia.
Ao chegar na estação de trem de Toledo já dá para entender o motivo deste vilarejo ter sido tão cobiçado por tantos líderes e diferentes gerações. Ela já foi a capital da Hispânia visigótica (objetos desta época podem ser encontrados no museu Santa Cruz), além de ter sido povoado pelos romanos (ainda existem os resquícios do arqueduto). E foi justamente por ter sido morada de tantas culturas que Toledo é conhecida como “a cidade das três culturas”: muçulmanos, judeus e cristãos viveram aqui por muitos anos em harmonia. Ela também é conhecida como “a cidade imperial”, por ter sido sede da corte de Carlos I.
Sua localização é bastante estratégica: no alto de um morro e na beira do rio Tejo. Conhecida por ter tido um morador ilustre, pintor cretense Domenikos Theotocopoulos, El Greco, é possível encontrar suas obras em muitas partes da cidade, inclusive na deslumbrante catedral (que é um dos passeios imperdíveis).
Em 1492 – com a conclusão da Reconquista – o centro do poder foi removido para Madri e com isso, Toledo começou a lentamente a perder importância e riquezas. Hoje em dia, a cidade vive basicamente do turismo local e do comércio tradicional de facas e espadas (no passado Toledo foi um importante polo de venda de aço). Em 1986 Toledo foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO devido às construções e sua história.
Viajar para Toledo é uma ótima maneira de fugir do agito de Madri e mergulhar em um outro mundo. Para aproveitar o que a cidade tem de melhor, o ideal é vir para cá de manhã e só ir embora no final da tarde. Caminhe, caminhe muito e deixe-se perder por entre as ruelas. Quando nós estivemos lá era pleno verão e estava muito quente. Tínhamos que parar a cada 15 minutos para descansar e hidratar o corpo – e aqui vai mais uma dica: leve água!
E o que vale mais a pena conhecer em Toledo? Sem dúvida é a catedral. Certamente é uma das mais bonitas que eu já vi na vida! Um passeio bem bacana também pelo visual é o de trenzinho pela cidade. Embora seja piegas, você vai conseguir tirar fotos lindas e de diferentes ângulos. Uma ótima opção para quem não veio para cá de carro, como nós.
Como chegar:
- a melhor opção é de trem. O trajeto entre a estação Atocha em Madri e Toledo dura apenas 30 minutos. Você pode comprar antecipadamente pelo site da empresa de trens espanhola, a Renfe, ou comprar um pouco antes de embarcar.
Para economizar:
- uma ótima maneira de visitar os melhores pontos turísticos de Toledo e ainda economizar, é comprar o Toledo Card. Nós compramos o nosso na própria estação de trem do vilarejo. São 4 tipos de passe, é só escolher o que é mais adequado para o seu caso. Nós escolhemos a opção 1 mesmo, que é a mais simples.
Este site contém links de afiliados. Isso significa que, se você clicar em um desses links e fizer uma compra, podemos receber uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você. Essas comissões ajudam a manter nosso site funcionando e nos permitem continuar criando conteúdo novo e útil para você. Agradecemos imensamente pelo seu apoio e por utilizar os links fornecidos.
Iboré
Fui em Janeiro de 2014 a Toledo partindo de Madrid. Viajei com uma excursão com guia,não caia nessa roubada,pois a visita é muito rápida e conforme o interesse do guia.
Deise de Oliveira
Obigada pela dica, Iboré!
J.c.capella
Fiz este bate e volta em março/2012 e realmente vale a pena tanto que planejo voltar em 2017.
Deise de Oliveira
Fico feliz que tenha gostado! 🙂