Dicas

Acomodação

Mapa interativo

Produtos

Top
  >  dicas   >  Viagens para a Europa: como ficar legalmente por mais de 90 dias
Roteiro 8 dias em Paris

Para aqueles que não sabem, brasileiros podem ficar na “Europa” por até 90 dias legalmente.O problema se dá quando nós queremos ficar por mais de 90 dias. Ficar ilegalmente não é uma opção, pois a dor de cabeça – na minha opinião – não compensa. Além de não conseguir um trabalho legalizado, você corre o risco de ser deportado – e não conseguir mais voltar ao país por muitos anos.

Viagens para a Europa: como ficar legalmente por mais de 90 dias

Ou seja, se o seu interesse é procurar uma maneira de ficar ilegalmente, este não é o texto para você.

E como é concedido o visto para brasileiros quando viajam para Europa?

Se você o propósito de sua viagem for o turismo e sua intenção é ficar menos de 90 dias, você não precisa se preocupar com visto. Ou melhor: o visto é concedido no momento que você tentar ingressar no primeiro país. Exemplo: você vai a Paris, mas fará conexão em Amsterdam? O seu visto será concedido em Amsterdam mesmo.

Leve a maior quantidade de documentos que comprovem que você tem vínculos com o Brasil, bem como onde você vai ficar hospedado em sua viagem. Leve comprovantes de tudo: hotel, passeios, passagens internas, passagem de volta.

Além disso, você também deverá ter que comprovar que possui dinheiro o suficiente para custear a sua viagem. Para entrar no Reino Unido, por exemplo, você deverá ter 100 libras por dia! Um cartão internacional é uma mão na roda para esses casos.

Países que pertencem ao Schengen

Países que pertencem ao Schengen

Agora vamos aos casos específicos

No entanto, a Europa não é um bloco único. O que geralmente chamamos de “Europa” e seus 90 dias permitidos para os brasileiros, nada mais é do que o visto concedido pelos países que fazem parte do bloco Schengen – que consiste de 26 países da Europa. Quais são esses países?

  • Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Eslováquia, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, Suécia e República Tcheca, Islândia, Noruega e Suíça).

E o que isso significa?

Significa que as fronteiras entre esses países são abertas, e se você tiver um visto concedido na Alemanha, por exemplo, poderá circular pelos outros países. Então a regra é: você poderá ficar até 90 dias dentro de um período de 180 dias. Ou seja, se você ficar 90 dias na França e depois ficar 90 dias na Ucrânia e mais 90 dias no Reino Unido – que não fazem parte do Schengen -, você poderá voltar para a França no dia 181 de espaço entre os 90 dias. Sacou?

Como assim?

Brasileiros que viajam para a Europa (em países que fazem parte do Schengen), tem 90 dias para viajar. Se você quiser ficar mais do que isso, terá que variar os destinos e incluir países que não fazem parte do Schengen durante os 180 dias de intervalo para os próximos 90 dias.

Quando eu morei na França, eu vi muita gente fazendo isso, especialmente americanos. Conheci até pessoas que já estavam nesse esquema há mais de 1 ano!

Outra coisa que é importante dizer é que é obrigatório possuir um seguro saúde internacional para viajar para os países do Schengen. Sem ele, você pode até ser mandado de volta para casa!

Ainda ficou com dúvidas? Veja essa calculadora Schengen e veja quantos dias você pode ficar por lá.

E você? Já tentou ficar mais de 90 dias legalmente na Europa? Conte pra nós!

 

 

Este site contém links de afiliados. Isso significa que, se você clicar em um desses links e fizer uma compra, podemos receber uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você. Essas comissões ajudam a manter nosso site funcionando e nos permitem continuar criando conteúdo novo e útil para você. Agradecemos imensamente pelo seu apoio e por utilizar os links fornecidos.

Doutora em literatura por formação, mas estudande do comportamento canino por amor. Residente em Colônia na Alemanha, está sempre procurando lugares para conhecer na sua nova cidade com o seu marido e cachorro.

Comments:

  • Isabela

    06/04/2014

    Olá Deise, tudo bem?

    Por favor, sei que esse assunto é super comentado – já li e reli seu post e também a maioria dos comentários, também já tentei contato com o Consulado e com o Ministério de Relações Internacionais aqui do BR. A dúvida ainda permanece pelo enorme número de casos e informações não tão convergentes.

    A pergunta é: dado que os 90 dias valem APENAS para os países que fazem parte do Tratado de Schengen, se quisermos visitar um país FORA do “Espaço de Schengen” antes, durante ou depois dos 90 dias, os dias que passarmos fora, contam ou são descontados?

    Exemplo fictício: trajeto Reino Unido (fora), Portugal (dentro), Espanha (dentro), França (dentro), Suíça (dentro), Itália (dentro), Austria (dentro), Croácia (fora), Grécia (dentro), Turquia (fora). Dez dias em cada, totalizando 100 dias. Quais contam, quais não contam? Esse mix é permitido? Pois dentro do Schengen seriam apenas 70 dias.

    Agradeço IMENSAMENTE se puder me ajudar.

    Um abraço, Isabela

    reply...
      • Maria

        09/05/2014

        Oi Deise! Li o post – excelente – e todos os comentários. No entanto ainda estou com um dúvida sobre essa questão de descontar dias.
        Ex. Viajarei para Malta, entrando por Paris onde será carimbado meu passaport e irei para Malta que também faz parte do Tratado Shg. Ficarei em Malta 45 dias, depois vou para a Irlanda, que não faz parte do Tratado. Depois de 30 dias na Irlanda retornarei a Malta. Minha pergunta é: Nesse prazo que ficarei na Irlanda, não será contado no Espaço Shg, certo? Ou seja, posso voltar para Malta e ficar mais 45 dias e retornar ao Brasil. Certo?
        Outra dúvida, se enquanto eu tiver em Malta (durante os 45 dias), eu passar 2 dias no Reino Unido que também não faz parte do Tratado, esses 2 dias são descontados do total de 90 dias? Ou seja, eu poderia no retorno a Malta ficar mais 47 dias e retornar ao Brasil? Desculpe o excesso de detalhes, mas tenho lido tanto e não consigo ter certeza disso. Obrigada e parabéns pelo Blog! Excelente!

        reply...
          • Maria

            09/05/2014

            Ok. Muito Obrigada pela breve resposta!

  • carlos

    17/04/2014

    Se eu passar alguns dias a mais dos 90 da problemas sério ?

    reply...
  • carlos

    17/04/2014

    Eu estou na alemanha. .. meu amigo ficou mais de 90 dias saiu da alemanha sem nem um problema. Depende muito da pessoa da imigração né.

    reply...
  • Phâmela

    18/04/2014

    Oi Deise!!!
    Então… estou precisando saber o seguinte: Estou na Rússia na cidade de Kusk e preciso ficar aqui por mais de noventa dias pra obtenção de carta convite da faculdade que vô cursar já que as aulas só começam em setembro. Cheguei aqui no dia 27 de março portanto até 26 de junho tenho que sair, fiquei sabendo que é possível prorrogar o visto, vc sabe me dizer se isso é verdadeiro? Se é, como faço pra conseguir esse feito, pois prefiro sair pra um país vizinho pra conseguir essa prorrogação do que ter que gastar voltando para o Brasil. Desde já agradeço e eu amei seu blog, parabéns!!! Bjos…

    reply...
    • Orem H.

      05/05/2015

      Olá Phâmela, as leis da Rússia não são nada obscuras. Desde o acordo de isenção de vistos entre o Brasil e a Rússia, cidadãos brasileiros estão sujeitos a uma regra bem similar à da União Européia, ou seja, pode-se permanecer por até 90 dias, na condição de turista, a cada período de 180 dias. Recomendo-lhe fortemente não permanecer no país após a expiração de sua permanência porque há um rigor muito grande com o cumprimento da legislação migratória (lembre-se que a Rússia é um centro de atração de imigrantes ilegais provenientes de muitos países). No seu caso específico, imagino que a instituição que providenciará a carta-convite poderia interceder e pedir uma extensão do seu período de permanência ou mesmo um visto de estudos, uma vez que você tem objetivo líquido e certo no país e não pretende, ao que parece, trabalhar de forma irregular. Embora a Rússia seja um tanto burocrática, não creio que seja um empecilho tão grande. Na pior das hipóteses, um despachante pode resolver facilmente as coisas para você.

      reply...
  • Adriano

    08/05/2014

    Oi Deise, gostei do seu perfil auto intitulado “viajante compulsiva” kkk. No meu caso tento ser mais saí apenas uma vez do país e foi para os EUA a turismo.
    Sou ascendente de europeus (alemão/espanhol/português) na minha família tem um pouco de tudo.
    Tenho muito vontade de viver definitivamente na EUROPA, procurando trabalho e levando minha família. Vc que conhece o mundo, isso realmente é uma boa ? Muitos falam que depois que estão lá querem voltar, mesmo com nosso violência, corrupção , etc.
    Dá para pegar visto de trabalho morando aqui no Brasil, ou tem que se mudar pra lá primeiro ?

    abraço e parabéns !

    reply...
  • ilka

    12/05/2014

    oi! eu tenho um visto de estudante na franca que vai durar até 1/09/2014. voce sabe se eu posso ficar aqui depois disso por 3 meses como turista, ou se eu devo voltar pro brasil pra ficar mais 3 meses? se eu for pro reino unido no dia 31/08 e voltar, eu posso ficar mais 3 meses? e renovando o visto pra ficar esses 3 meses como turista? na verdade é so 3 meses que me interesso mesmo, talvez menos, por perderei de qualquer forma o semestre da faculdade no brasil.
    se puder me responder agradeço mesmo! 🙂

    reply...
  • adriana

    15/05/2014

    estou com uma dúvida…se vou para um país que faz parte do acordo e passo um período abaixo dos 90 dias, algo como trinta dias, e volto para o brasil, caso eu queira retornar para mais trinta dias, tenho que esperar mais 180 dias? ou esses novos trinta dias se somam aos anteriores ? Fui para espanha em março ..de 03 a 14 de março…qd posso voltar?

    E para países fora do acordo de schengen? Fiu para turquia em abril..passei 15 dias..qd posso retornar?

    reply...
  • Rafaela Brugdolli

    15/05/2014

    Olá Deise!!! Parabéns, você tira muitas dúvidas.
    Ultrapassei os 90 dias na Europa, quando vim para o Brasil passei pela imigração de Portugal, fui informada que teria que pagar uma multa para poder voltar depois de 3 meses, paguei a multa na própria imigração, ele me disse que eu não teria problemas em voltar depois de 3 meses apresentando os comprovantes dessa multa.
    Apesar de ele ter me falado com certeza estou com um pouco de medo.
    No seu entendimento você acha que realmente é isso?
    Estou para voltar na semana que vem por Portugal!
    Desde já agradeço

    reply...
  • Natalia

    23/05/2014

    Olá Dayse, não seria 90 dias dentro de um período de 180? E não 90 dias a cada período de 180? Pq se for a primeira opção seria 90 dias e não 180 após a saída. . Os 180 seria referente a data de entrada

    reply...
  • Paola

    30/05/2014

    Denise, parabéns pela atitude e pelo blog!! Mt informativo!!

    Tenho entrevista no Consulado do RIO, para um visto de 6 meses na França, meu curso é de francês
    Trabalhei na Michelin no Brasil 3 anos, tenho o TCF nível B1, já estudei 1 mês em Paris e 1 mês na Inglaterra e tenho um tio francês que me dará a carta para ficar lá pelo período, tenho também um pouco mais do dobro dos 615 euros mensais

    Porém, meu curso começa 02/10/14 e termina 23/01/15, e as inscrições pessoalmente são de 19/09/14 até 02/10/14, só que a QUESTÃO: minha passagem é chegando em Paris 24/07/14 e voltando 24/01/15
    Achei que eu poderia entrar como turista 1 mês em meio, e depois utilizar o de estudante, assim emendando os 2 vistos, que ainda totalizaria 6 meses.
    Tenho viagens planejadas em início de agosto no espaço Schengen, mas ouvi que devem me negar o visto mandando eu colocar a passagem para a duração do curso.

    Voce sabe de alguma lei que eu possa argumentar de emendar os dois vistos? ou se posso anexar ao dossiê um resumo similar a esse que fiz?

    MUITO OBRIGADA!!!!!

    Your comment is await

    reply...

post a comment