Viagens para a Europa: como ficar legalmente por mais de 90 dias
Para aqueles que não sabem, brasileiros podem ficar na “Europa” por até 90 dias legalmente.O problema se dá quando nós queremos ficar por mais de 90 dias. Ficar ilegalmente não é uma opção, pois a dor de cabeça – na minha opinião – não compensa. Além de não conseguir um trabalho legalizado, você corre o risco de ser deportado – e não conseguir mais voltar ao país por muitos anos.
Viagens para a Europa: como ficar legalmente por mais de 90 dias
Ou seja, se o seu interesse é procurar uma maneira de ficar ilegalmente, este não é o texto para você.
E como é concedido o visto para brasileiros quando viajam para Europa?
Se você o propósito de sua viagem for o turismo e sua intenção é ficar menos de 90 dias, você não precisa se preocupar com visto. Ou melhor: o visto é concedido no momento que você tentar ingressar no primeiro país. Exemplo: você vai a Paris, mas fará conexão em Amsterdam? O seu visto será concedido em Amsterdam mesmo.
Leve a maior quantidade de documentos que comprovem que você tem vínculos com o Brasil, bem como onde você vai ficar hospedado em sua viagem. Leve comprovantes de tudo: hotel, passeios, passagens internas, passagem de volta.
Além disso, você também deverá ter que comprovar que possui dinheiro o suficiente para custear a sua viagem. Para entrar no Reino Unido, por exemplo, você deverá ter 100 libras por dia! Um cartão internacional é uma mão na roda para esses casos.
Agora vamos aos casos específicos
No entanto, a Europa não é um bloco único. O que geralmente chamamos de “Europa” e seus 90 dias permitidos para os brasileiros, nada mais é do que o visto concedido pelos países que fazem parte do bloco Schengen – que consiste de 26 países da Europa. Quais são esses países?
- Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Eslováquia, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, Suécia e República Tcheca, Islândia, Noruega e Suíça).
E o que isso significa?
Significa que as fronteiras entre esses países são abertas, e se você tiver um visto concedido na Alemanha, por exemplo, poderá circular pelos outros países. Então a regra é: você poderá ficar até 90 dias dentro de um período de 180 dias. Ou seja, se você ficar 90 dias na França e depois ficar 90 dias na Ucrânia e mais 90 dias no Reino Unido – que não fazem parte do Schengen -, você poderá voltar para a França no dia 181 de espaço entre os 90 dias. Sacou?
Como assim?
Brasileiros que viajam para a Europa (em países que fazem parte do Schengen), tem 90 dias para viajar. Se você quiser ficar mais do que isso, terá que variar os destinos e incluir países que não fazem parte do Schengen durante os 180 dias de intervalo para os próximos 90 dias.
Quando eu morei na França, eu vi muita gente fazendo isso, especialmente americanos. Conheci até pessoas que já estavam nesse esquema há mais de 1 ano!
Outra coisa que é importante dizer é que é obrigatório possuir um seguro saúde internacional para viajar para os países do Schengen. Sem ele, você pode até ser mandado de volta para casa!
Ainda ficou com dúvidas? Veja essa calculadora Schengen e veja quantos dias você pode ficar por lá.
E você? Já tentou ficar mais de 90 dias legalmente na Europa? Conte pra nós!
Este site contém links de afiliados. Isso significa que, se você clicar em um desses links e fizer uma compra, podemos receber uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você. Essas comissões ajudam a manter nosso site funcionando e nos permitem continuar criando conteúdo novo e útil para você. Agradecemos imensamente pelo seu apoio e por utilizar os links fornecidos.
Daniel
Caso eu entre na região Schengen e depois de um tempo (ex.: 60 dias) vá para fora da schengen (ex.: londres 20 dias) e depois retorne para o mesmo local do inicio e fique o restante dos 90 dias (30 dias).
É possÃvel? como comprovo que fiquei apenas os 90 na região schengen? Terei problemas na chegada? já que minha passagem de volta constará datas acima de 90 dias?
Deise de Oliveira
Oi Daniel, tudo bem?
Para comprovar, você pode pedir para o pessoal da imigração carimbar o seu passaporte na saÃda. Eles não podem te negar isso.
Abs,
Deise
Daniel
Obrigado pela resposta Deise.
Mas fazer isso é “legal” ?
É possÃvel? ou pode ser problemático?
Pois como disse, minha passagem de volta está excedendo os 90 dias.
Abs,
Daniel
Deise de Oliveira
Ixi, Daniel, agora que eu vi.
No texto eu expliquei que o espaço deve ser de 180 dias. Não é possÃvel ficar apenas 20 dias fora do Schengen.
Essa coisa de pedir o carimbo é legal sim. Como eu disse no começo do texto, não há nada de ilegal nessa estratégia. Agora, com certeza você terá que se arriscar. Que é possÃvel, é.
Agora 93 dias eu acho arriscado demais. Se você fosse ficar 180 fora do Shengen tudo bem, mas não é o caso. Eu não recomendo.
Maria
Muito bom o seu Blog,parabens!
Deise de Oliveira
Obrigada, Maria. É sempre bom receber um elogio! 🙂
Maria José Coelho
Oi Deise. Excelentes seu blog.Estou na mesmas situação, gostaria de ficar 4 meses.Você jà ouviu falar ” Visiteur” um visto para ficar mais do que 90 dias.?
Maria
Deise de Oliveira
Oi Maria, tudo bem?
Eu conheço o Cour e Long Séjour, mas para conseguir esses dois você tem que comprovar algum tipo de atividade na França, como um curso de francês. De acordo com o site a embaixada, o Visiteur é apenas para quem é membro de uma congregação religiosa. Veja mais informações (em francês) aqui: http://www.ambafrance-it.org/Liste-des-differents-types-de
Caio Silva
Ola Deisi parabens pelo blog e esta ajudando muito.
Tenho uma duvida também. Posso fikar na frança 90 dias idepois ir para inglaterra por 6 meses e depois ir para espanha por mais 90 dias ou qualquer pais do tratado? Sera que da certo ou vão encrencar?
Deise de Oliveira
Oi Caio. Você só pode ficar no máximo 90 dias na Inglaterra.
Abs,
Deise
Caio Silva
tenho pesquisadao e eles permitem que possamos ficar ate 6 meses a turismo no reino unido
Raphael
Oi Deise!
Se eu for para a SuÃça e ultrapassar os 3 meses permitidos, posso entrar em Londres e depois na Irlanda, ficar 3 meses em cada e voltar para a SuÃça sem problemas?
Há algum problema na minha entrada nos paÃses fora do Schengen por eu ter saÃdo da SuÃça ilegal?
Deise de Oliveira
Se você sair ilegal, com certeza terá problemas, Raphael.
GUILHERME
Antes de tudo, parabéns pelo seu trabalho!
Com relação à esse tema, ouvi dizer que os brasileiros não precisam de visto para entrar na SuÃça por conta de algum acordo bilateral entre esses dois paÃses e que por conta disso muitos brasileiros acabam de certa forma burlando essa regra dos 90 na SuÃça apenas alegando que entraram há menos de 90 dias caso sejam questionados. Procede essa informação, como funciona isso na prática?
Deise de Oliveira
Olha Guilherme, eu desconheço. A questão é que se você sair do Brasil direto para a SuÃça, você terá um carimbo de entrada no paÃs, e aà fica difÃcil alegar que você entrou antes.
Robson
Oi Deise, parabens pelo blog.
Li tudo mas continuo meio confuso. Se eu entrar por Lodres, passar tres meses, passar um final de semana na Franca e voltr, ta valendo?
ja comecam a contar os 90 dias do tratado?
Voce acha que terei problemas pra voltar pra Londres?
Feliz Ano Novo!
Deise de Oliveira
A regra é: para paÃses do Schengen o seu limite será de 90 dias. Se você quiser estender isso, terá que passar 180 dias em algum outro paÃs que não faça parte do Schengen.
Isso significa que Inglaterra tem as suas próprias regras. Isso significa que o seu visto pode ser de até 6 meses, dependendo da boa vontade do funcionário da imigração. Se ele resolver te dar apenas 2 semanas, você deverá obedecer.
Supondo que ele te dê 6 meses e você ficar no Reino Unido por seis meses contÃnuos, ao deixar o paÃs depois de seis meses você não poderá retornar ao Reino Unido antes de um perÃodo de doze meses. Se você ficar por menos de seis meses pode retornar antes de um ano.
Abraço!
Layse
Olá Deise e parabéns pelo blog!
Eu tive uma experiencia parecida no ano passado. Tinha um visto de estudante que vencem em agosto. Eu entao saà da zona Schengen (fui para Londres) e entrei novamente como turista para ficar mais 90 dias.
No entanto, voce sabia que há uma regra especial para a República Tcheca e para a Dinamarca? É possÃvel ficar 90 dias extras em cada um desses paÃses. São acordos bilaterais que o Brasil firmou com esses paÃses e que nao valem na contagem dos 90 dias da zona Schengen. Por isso, é possÃvel ficar até 9 meses na Europa como turista, de forma legal, sem precisar de visto, ex:
90 dias na Schengen + 90 dias na Dinamarca + 90 dias na República Tcheca.
Muita gente nao conhece essa regra, mas é uma boa sacada pra quem pretender ficar mais tempo na Europa!
Um abraço
Deise de Oliveira
Nossa, Layse! Muito obrigada por compartilhar isso conosco. Eu não sabia dessa regra!:)
tobias
opa explica melhor isso.
Onde consigo maiores informaçõs?
Deise de Oliveira
Oi Tobias,
qual a sua dúvida? O texto está bem explicadinho e ainda tem as respostas de dúvidas de outros leitores. Vale a pena reler e ver se ficou mais claro.
Abs,
tobias
Olá Deise,
Me refiro a essa questão da Dinamarca e da República Tcheca. Como fica esse controle nestes dois paÃses?
Supondo que eu esteja na alemanha, meus 90 dias estão para acabar, eu vou para a Dinamarca (ou Rep Tcheca) por exemplo, até onde meu diminuto conhecimento vai eu não receberei carimbo de saida da zona para ir a dinamarca certo? errado? E na entrada na Dinamarca (Rep Tcheca) eu recebo outro carimbo? Se alguem poder explicar essa questão melhor agradeço.
Abraço,
Tobias
Deise de Oliveira
Tobias,
acho que você não leu o texto direito. Nele eu explico que os paÃses que compoem o Schengen incluem a Dinamarca e a Rep. Tcheca e Alemanha. Se você quiser viajar por esses 3 paÃses, terá um limite 180 dias. A data de inÃcio da contagem se dá a partir da data de entrada no primeiro paÃs do bloco, independentemente se você receber um carimbo de saÃda de um outro paÃs. O que você pode fazer para evitar riscos, é pedir um carimbo de saÃda…eles não podem te negar isso.
Abs,
Deise
Juliane
Oi, Layse, por favor, tem como você me explicar como funciona essa regra dos 90 dias extras na República Tcheca? Até achei um outro site falando da mesma coisa, mas queria ouvir de alguém que realmente já foi. Eu passei quase 90 dias na Itália, vim pra TunÃsia, estou há quase 2 meses aqui e daqui a 2 semanas vou pra República Tcheca, mas estou com medo de ter algum problema devido aos dias que passei na Itália…
Michele
Se eu ficar um mês e meio e sair, significa que posso voltar depois de um mês e meio? Obrigadaa 🙂
Deise de Oliveira
Como eu já expliquei no texto, você tem que ter um espaço de 180 dias depois de ter ficado 90 dias nos paÃses que fazem parte do Schengen, Michele.
samantha
Ola !
Eu estava fazendo um curso de inglês em malta durante um mês, depois fui visitar minha tia na SuÃça, e já estou aqui mais de 180 dias e agora eu quero voltar pro Brasil mas antes queria visitar israel e fica 4 dias ai o meu voo esta de Roma, será consigo numa boa. Eu também estou tentando dar entrada na cidadania italiana mas os docs no Brasil tá osso. Me ajuda obrigada
Deise de Oliveira
Oi Samantha, tudo bem?
Não consigo te garantir se você terá problemas, mas acredito que sim. O seu limite para ficar nos paÃses que fazem parte do Schengen é de 180 dias!