Viagens para a Europa: como ficar legalmente por mais de 90 dias
Para aqueles que não sabem, brasileiros podem ficar na “Europa” por até 90 dias legalmente.O problema se dá quando nós queremos ficar por mais de 90 dias. Ficar ilegalmente não é uma opção, pois a dor de cabeça – na minha opinião – não compensa. Além de não conseguir um trabalho legalizado, você corre o risco de ser deportado – e não conseguir mais voltar ao país por muitos anos.
Viagens para a Europa: como ficar legalmente por mais de 90 dias
Ou seja, se o seu interesse é procurar uma maneira de ficar ilegalmente, este não é o texto para você.
E como é concedido o visto para brasileiros quando viajam para Europa?
Se você o propósito de sua viagem for o turismo e sua intenção é ficar menos de 90 dias, você não precisa se preocupar com visto. Ou melhor: o visto é concedido no momento que você tentar ingressar no primeiro país. Exemplo: você vai a Paris, mas fará conexão em Amsterdam? O seu visto será concedido em Amsterdam mesmo.
Leve a maior quantidade de documentos que comprovem que você tem vínculos com o Brasil, bem como onde você vai ficar hospedado em sua viagem. Leve comprovantes de tudo: hotel, passeios, passagens internas, passagem de volta.
Além disso, você também deverá ter que comprovar que possui dinheiro o suficiente para custear a sua viagem. Para entrar no Reino Unido, por exemplo, você deverá ter 100 libras por dia! Um cartão internacional é uma mão na roda para esses casos.

Países que pertencem ao Schengen
Agora vamos aos casos específicos
No entanto, a Europa não é um bloco único. O que geralmente chamamos de “Europa” e seus 90 dias permitidos para os brasileiros, nada mais é do que o visto concedido pelos países que fazem parte do bloco Schengen – que consiste de 26 países da Europa. Quais são esses países?
- Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Eslováquia, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, Suécia e República Tcheca, Islândia, Noruega e Suíça).
E o que isso significa?
Significa que as fronteiras entre esses países são abertas, e se você tiver um visto concedido na Alemanha, por exemplo, poderá circular pelos outros países. Então a regra é: você poderá ficar até 90 dias dentro de um período de 180 dias. Ou seja, se você ficar 90 dias na França e depois ficar 90 dias na Ucrânia e mais 90 dias no Reino Unido – que não fazem parte do Schengen -, você poderá voltar para a França no dia 181 de espaço entre os 90 dias. Sacou?
Como assim?
Brasileiros que viajam para a Europa (em países que fazem parte do Schengen), tem 90 dias para viajar. Se você quiser ficar mais do que isso, terá que variar os destinos e incluir países que não fazem parte do Schengen durante os 180 dias de intervalo para os próximos 90 dias.
Quando eu morei na França, eu vi muita gente fazendo isso, especialmente americanos. Conheci até pessoas que já estavam nesse esquema há mais de 1 ano!
Outra coisa que é importante dizer é que é obrigatório possuir um seguro saúde internacional para viajar para os países do Schengen. Sem ele, você pode até ser mandado de volta para casa!
Ainda ficou com dúvidas? Veja essa calculadora Schengen e veja quantos dias você pode ficar por lá.
E você? Já tentou ficar mais de 90 dias legalmente na Europa? Conte pra nós!
Este site contém links de afiliados. Isso significa que, se você clicar em um desses links e fizer uma compra, podemos receber uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você. Essas comissões ajudam a manter nosso site funcionando e nos permitem continuar criando conteúdo novo e útil para você. Agradecemos imensamente pelo seu apoio e por utilizar os links fornecidos.


Michelle Meirelles
Oi Deise, amei seu blog! Muito bom!
Me tira uma duvida, minha situacao eh a seguinte:
Cheguei em Dublin (vindo do Brasil) no dia 20/07/2014, no dia 24/07/2014 fui para Londres e fiquei la ate o dia 27/07/2014 (entrei pelo aeroporto de Stansted e nao passei pela imigracao, ou seja, nao carimbaram meu passaporte nem nada, sei la porque, eu simplesmente sai do aviao e sai do aeroporto junto com o resto das pessoas do aviao).
Dia 01/08/2014 irei para Londres de novo (vou morar com meu namorado la), sera que eu consigo o visto de 180 dias? Eu ouvi falar que porque eu estava em Dublin eu so consigo o visto de 90 dias. Minha ideia eh ficar ate janeiro (tenho passagem de volta para o Brasil no dia 19/01/2015), alem disso estou de licenca do trabalho no Brasil por um ano e tenho a carta da empresa falando que tenho que voltar ate junho do ano que vem.
Como estou planejando viajar com meu namorado durante esses seis meses que estarei aqui, fiquei com medo de eles nao me darem os 180 dias de visto porque estou vindo da Irlanda!
Muito obrigada!
Beijos
Rubem Lima
Eu viajarei para a europa em agosto e quase todos os paÃses da minha lista fazem parte do “espaço schegen”, com exceção da Romênia. Vou sair da Hungria para Romênia e da Romênia para Itália. Então minha dúvida é esta: há controle migratório indo para Romênia; e, igualmente, voltando da Romênia para o “espaço schegen”, no caso Itália?
Att.,
Rubem
thiago
ola Deise !!!
Eu tenho uma duvia , acabou meu tempo na europa vou para o Brasil para voltar com visto de trabalho .
A minha duvida é se eu terei que esperar os 180 dias mesmo com o visto ?
Samy
tenho essa mesma dúvida..
Dei entrada no consulado da SuÃça no para um pedido de visto D (para estadia de longa duração na SuÃça.. ) estou no paÃs há 2 meses esperando esse visto.. assim que chegar, volto para o Brasil para retirá-lo.
Minha dúvida é, mesmo tendo o passaporte carimbado com o visto, se terei problemas em retornar à SuÃça em seguida, uma vez que passei 90 dias aqui e tem que se respeitar os 180 dias de intervalo, entre uma vinda e outra…
Mirele
Olá Deise, tudo bem?
Estou com uma dúvida.
Vou para Irlanda agora em agosto. Pelo o que eu entendi lá pode ficar mais de 90 dias né?
Só que como não tem vôo direto, vai carimbar onde fizer escala, ai tenho que obedecer a regra do paÃs que fiz escala? É isso? E na Irlanda só poderei ficar 90 dias?
Deise de Oliveira
Isso!
Cesar Vieira
Olá, estive na Europa entre 20/01/2014 até 17/04/2014, assim quase os 90 dias completo. Gostaria de Saber quando , a partir de quantos dias posso voltar para a Europa. Após 3 meses fora dos paÃses Schengen ou 6 meses?
Cesar
Bom dia!
Gostaria de tirar uma dúvida a respeito de vistos; Brasileiros não precisam de visto para a Alemanha, sendo que podem ficar até “3 meses num perÃodo de cada 6 meses”.
Eu não entendi realmente, quantos dias devo ficar fora da Europa após a estadia de 90 dias?
Devo ficar 3 meses ou 6 meses para depois poder voltar para Europa?
Estive na Alemanha de 21/01/14 até 17/0414 total 87 dias, a partir de qual data começa a contar se for os 6 meses para ficar fora da Europa?
Obrigado, Bom final de Semana!
Juliane
Deise, vi um comentário aqui sobre os 90 dias extras que dão para brasileiros na República Tcheca, você sabe algo a respeito?
Katia de Oliveira
Deise boa noite!!! Parabéns pelo seu trabalho aqui no blog.
Bom preciso de ajuda eu fiquei na Espanha por sete meses acabei ultrapassando o prazo de 90 dias e retornei para o Brasil dia 10 de Julho e quando cheguei em Portugal fui fazer conexão para São Paulo fui multada em 160€ já depositei o pagamento da mesma. Eu preciso saber quanto tempo eu preciso ficar no Brasil para depois voltar a Espanha??? O meu noivo mora na Espanha se ele fazer uma carta convite facilita ajuda na minha entrada na Espanha??? Ele tem trabalho e documentos, pois ele já mora na Espanha faz 10 anos.
Aguardo ajuda.
Grata,
Katia de Oliveira
ERICA
Ola. estou planejando ficar 6 meses (180 dias) na Italia com meus filhos e marido. minha entrada sera por portugal e quando chegar na Italia pedirei é que pedirei a autorização para ficar + 90 de que temos o direito. voce acha que terei problemas em Portugal na nossa saida ? o que voce acha sobre a passagem compro de 6 meses ou 3 meses ?
Felipe Mendes
Boa tarde,
GostarÃa de passar um tempo superior a 90 dias na Itália. Se antes de completar os 90 dias, eu fosse para a Croácia e de lá ao Brasil, meu passaporte ficarÃa sem a saÃda do território Schengen. Será que conseguirÃa entrar novamente na Itália sem passar os 90 dias fora?