Viagens para a Europa: como ficar legalmente por mais de 90 dias
Para aqueles que não sabem, brasileiros podem ficar na “Europa” por até 90 dias legalmente.O problema se dá quando nós queremos ficar por mais de 90 dias. Ficar ilegalmente não é uma opção, pois a dor de cabeça – na minha opinião – não compensa. Além de não conseguir um trabalho legalizado, você corre o risco de ser deportado – e não conseguir mais voltar ao país por muitos anos.
Viagens para a Europa: como ficar legalmente por mais de 90 dias
Ou seja, se o seu interesse é procurar uma maneira de ficar ilegalmente, este não é o texto para você.
E como é concedido o visto para brasileiros quando viajam para Europa?
Se você o propósito de sua viagem for o turismo e sua intenção é ficar menos de 90 dias, você não precisa se preocupar com visto. Ou melhor: o visto é concedido no momento que você tentar ingressar no primeiro país. Exemplo: você vai a Paris, mas fará conexão em Amsterdam? O seu visto será concedido em Amsterdam mesmo.
Leve a maior quantidade de documentos que comprovem que você tem vínculos com o Brasil, bem como onde você vai ficar hospedado em sua viagem. Leve comprovantes de tudo: hotel, passeios, passagens internas, passagem de volta.
Além disso, você também deverá ter que comprovar que possui dinheiro o suficiente para custear a sua viagem. Para entrar no Reino Unido, por exemplo, você deverá ter 100 libras por dia! Um cartão internacional é uma mão na roda para esses casos.
Agora vamos aos casos específicos
No entanto, a Europa não é um bloco único. O que geralmente chamamos de “Europa” e seus 90 dias permitidos para os brasileiros, nada mais é do que o visto concedido pelos países que fazem parte do bloco Schengen – que consiste de 26 países da Europa. Quais são esses países?
- Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Eslováquia, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, Suécia e República Tcheca, Islândia, Noruega e Suíça).
E o que isso significa?
Significa que as fronteiras entre esses países são abertas, e se você tiver um visto concedido na Alemanha, por exemplo, poderá circular pelos outros países. Então a regra é: você poderá ficar até 90 dias dentro de um período de 180 dias. Ou seja, se você ficar 90 dias na França e depois ficar 90 dias na Ucrânia e mais 90 dias no Reino Unido – que não fazem parte do Schengen -, você poderá voltar para a França no dia 181 de espaço entre os 90 dias. Sacou?
Como assim?
Brasileiros que viajam para a Europa (em países que fazem parte do Schengen), tem 90 dias para viajar. Se você quiser ficar mais do que isso, terá que variar os destinos e incluir países que não fazem parte do Schengen durante os 180 dias de intervalo para os próximos 90 dias.
Quando eu morei na França, eu vi muita gente fazendo isso, especialmente americanos. Conheci até pessoas que já estavam nesse esquema há mais de 1 ano!
Outra coisa que é importante dizer é que é obrigatório possuir um seguro saúde internacional para viajar para os países do Schengen. Sem ele, você pode até ser mandado de volta para casa!
Ainda ficou com dúvidas? Veja essa calculadora Schengen e veja quantos dias você pode ficar por lá.
E você? Já tentou ficar mais de 90 dias legalmente na Europa? Conte pra nós!
Este site contém links de afiliados. Isso significa que, se você clicar em um desses links e fizer uma compra, podemos receber uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você. Essas comissões ajudam a manter nosso site funcionando e nos permitem continuar criando conteúdo novo e útil para você. Agradecemos imensamente pelo seu apoio e por utilizar os links fornecidos.
Atila Reis
Olá, primeiramente parabéns pela sua iniciativa.
Minha dúvida é a seguinte, irei fazer meu pós doc de 12 meses na Alemanhã, comigo tudo certo. A questão é que minha noiva irá por minha conta, ela precisa de visto? pq no meu caso como é pesquisa o consulado alemão diz que não, mas e ela?
abraço
Deise de Oliveira
Oi Atila, tudo bem?
Sem visto é impossÃvel ela ficar 1 ano legalmente. Você terá duas opções:
1- Casar-se com ela antes de ir e assim conseguir um visto para ela (rs).
2- Ou ela terá que ficar 3 meses, depois voltar para o Brasil (ou algum paÃs que não faça parte do Schengen) por um perÃodo de 180 dias e depois ficar mais 3 meses e assim sucessivamente.
Espero que eu tenha ajudado.
Abraço!
marcilio
ola deise bom dia. pretendo ir a portugal como turista p ficar 12 dias. quero saber se mesmo assim o praso seria de 90 dias
Leonardo Reis
Olá Atila,
me encontro na mesma situação que voces, só que ao contrário :é minha noiva que irá para o pós doc e eu gostaria de ir com ela…
Voces encontraram alguma solução?
Obrigado.
joelma alves
Ola, estou indo p frança, pretendo ficar um ano, se tiver fazendo cursos tem problema em ser deportada? Estou indo como turista. E mesmo ficando um ano ilegal, na hora de voltar vou ter problemas?
Deise de Oliveira
Joelma, você só pode ficar na França legalmente e com visto de turista por até 3 meses. Depois disso você terá problemas sim. Eu não recomendo.
Marcelo ribeiro
Ola!
Cheguei na frança 16/12/2013 como turista, mas comprei a volta para o brasil dia 23/03/2014 ou seja 97 dias. Comprei uma passagem de onibus para londres para amanha( ou seja vou sair da UE) e depois vou voltar de aviao para UE antes da minha volta ao brasil dia 23. Porem ,como vou de onibus nao sei se terei meu passaporte carimbado.
Alguem pode me ajudar? Terei algum problema?
Deise de Oliveira
Oi Marcelo,
eu não consigo te garantir, mas eu pessoalmente não ficaria mais de 90 dias.
Marina
Olá, Deise. Estou pensando em ir, numa espécie de “gap year”, fazer trabalhos voluntários (economizando com hospedagem e alimentação) para treinar os idiomas em alguns paÃses (França, Itália, Holanda, Turquia, Reino Unido). 2 deles estão fora do acordo de Schengen e 3 estão dentro. Vc acha que daria pra fazer o trajeto (ficando 3 meses em cada paÃs): Itália, França (pelo que entendi ficando 90 dias em cada – o que somaria 180 dias consecutivos no Schengen – não teria problema, certo?), Turquia, Holanda e Inglaterra, ou vc sugeriria alguma outra ordem?? Outra coisa, poderia apresentar apenas a reserva dos vôos entre paÃses e a de volta à s autoridades competentes? Obrigada.
Deise de Oliveira
Oi Marina,
você só pode ficar 90 dias consecutivos em paÃses do Schengen. Depois disso, deve ficar 180 dias em algum paÃs que não esteja no acordo. Agora, a combinação de quais paÃses fazer primeiro deve ficar a seu critério.
Sim, você pode apresentar apenas a reserva dos voos, mas isso é muito pessoal…se você der azar de encontrar alguém para te perturbar, você pode ter problemas. É questão de sorte.
Marina
Talvez o melhor a ferazes então seja 60 dias na Itália, 30 na França, 180 na Inglaterra, 30 na França, 90 na Turquia e 60 na Holanda…
Muito obrigada pela atenção, Deise.
E parabéns pelo site!!
Deise de Oliveira
Achei perfeito, Marina!
Não deixe de nos contar como foi a viagem! 🙂
FabÃola
Meu diretor irá para a Inglaterra a negócios, ficará entre 7 e 10 dias, vai buscar um investimento/empréstimo junto à uma financeira de lá, estes valores virão por intermédio do BNDES declarado tudo certinho, minha duvida é ele precisará de visto ou alguma documentação especÃfica? no aguardo, obrigada!!
Deise de Oliveira
Não, FabÃola. O brasileiro não precisa de visto para entrar no Reino Unido a turismo. O problema é que ele vai a negócios….
Juliane
Deise, já li e reli o texto e as respostas 1 milhão de vezes rs, mas vou perguntar uma última vez por desencargo de consciência…
Eu vou fazer um intercâmbio agora na Itália, entro na Europa dia 30.03, pela Espanha, e como o projeto termina dia 23.05, depois fico livre pra fazer turismo. Uma das minhas dúvidas já foi esclarecida, agora eu tenho certeza que o meu raciocÃnio estava correto quanto a obter um novo visto, que não tem nada a ver com o obtido na Espanha, ao entrar na Inglaterra, por exemplo. Mas ainda me restou uma dúvida que é: se eu for pra Inglaterra faltando 10 dias para o meu visto de turista expirar, depois eu poderei voltar pra Itália, por exemplo, e ficar esses 10 dias restantes até completar os 90 dias?
Deise de Oliveira
Sem problemas, Juliane! Dá pra fazer isso sim.
Roberta
Olá! Farei um curso de 12 semanas em Barcelona,ficarei lá exatos 90 dias. Mas a embaixada aqui me disse que esses 90 dias se restringiam ao pais somente. Com isso, vou passear em Lisboa 4 dias antes. Tenho toda a documentação certinha,passagens de ida e vta,tudo ok! Sairei de Portugal para Espanha de avião. Ou seja, 90 dias em Barcelona e 4 em Portugal. Tem algum problema? Obrigada.
Deise de Oliveira
Olha, Roberta, a regra diz que brasileiros podem ficar 90 dias em paÃses do Schengen. Se você ficar mais, será por sua conta em risco. Eu não recomendo.
Alina
Oi
Eu estou indo fazer um curso de inglês em Dublin com duração de 90 dias ( como vi não faz parte do tratado de schengen ) e depois pretendo viajar por mais 30 dias , quando terminar o curso por paÃses q fazem parte do tratado de schengen como Alemanha, franca , Itália entre outros q não resolvi ainda.
Logo as minhas dúvidas são:
Pensei em comprar um voo da TAP salvador-conexão em Lisboa e DUblin
Vao carimbar meu passaporte em Lisboa ??
Ou e melhor comprar com conexão por Londres ???( já q esse não faz parte do tratado de schengen e depois pretendo viajar 30 dias em paÃses do tratado)???
Assim:
Quando chegar em Dublin eles vão me dar uma permanência de 90 dias e sim deixarei o pais nesse perÃodo estipulado! Só que de lá quero ir p Itália e lá vão me dar 90 dias mais ?
E quando chegar em Dublin posso apresentar passagem aérea com um mês a mais voltando para o Brasil por exemplo por Lisboa ???
Obrigadaaaa
Deise de Oliveira
Oi Alina, tudo bem?
O seu passaporte será carimbado em Lisboa, mas depois você passará por outra entrevista ao chegar em Londres.
Olha, você vai exceder o perÃodo de 90 dias de paÃses de Schengen e eu não recomendo. Você pode sim ter problemas com isso.
Marcelo
Olá, tudo bem? Minha situação é a seguinte:
Entrei no espaço schengen pela Alemanha no dia 21 de janeiro e estou em Napoli como “turista”, vim ver minha esposa que está fazendo doutorado. Fui para Londres no dia 21 de março e a imigração de Napoli carimbou minha saÃda. Voltei pra Napoli no dia 25 de março e a imigração carimbou novamente minha entrada sem problemas. Ele carimbou na mesma página do carimbo de entrada da Alemanha e do de saÃda de Napoli. Quero saber se eu tenho mais 90 dias pra ficar em Napoli à partir do dia 25 de março, ou se tenho que ir embora mesmo no dia 17 de abril, que será meu nonagésimo dia na Europa. Muito obrigado
Deise de Oliveira
Como a Alemanha e a Itália fazem parte do Schengen, acredito que o tempo válido é a data do primeiro carimbo.
Abs,
Deise
Beneth
Olá! Pretendo viajar para a europa em 2015, e gostaria de ficar lá por 1 ano, fazendo esse esquema citado.
Vi que para entrar na europa precisa ter passagem de ida e volta, com data de volta no prazo de 90 dias.
Minhas dúvidas são as seguintes:
No caso da passagem, como ela vai estar marcada com a volta para 90 dias, posso remarcar facilmente a volta? No meu caso, sempre que for remarcar, tenho que remarcar para os proximo 90 dias certo?
Quanto ao seguro de saúde. Devo proceder da mesma forma? Fazer um seguro válido por 90 dias e depois renova-lo, ou posso fazer um seguro válido para o ano todo?
Obrigado!
Deise de Oliveira
Sim, você pode remarcar, mas você terá que pagar uma multa e a diferença tarifária. Como você já estará lá, mude com a data final mesmo.
Quanto ao seguro, vá comprando aos poucos, assim você não se contradiz com a alfândega. Comprando o seu seguro da Mondial através desse link, nós ganhamos uma comissão : https://www.mondialtravel.com.br/home.aspx?SaleAgent=2151