Trem de São Petersburgo a Helsinque
São Petersburgo é tão próxima da Finlândia que é impossível não bater uma vontade de cruzar a fronteira. Ainda bem que nessa nossa última viagem à Rússia nós conseguimos fazer uma viagem de trem até Helsinque que valeu muito a pena.
Na primeira vez que estive na Rússia, confesso que me batia um certo desespero em saber que estava no Golfo da Finlândia, mas não poderia cruzar a fronteira. Isso porque, na época, brasileiros deveriam “registrar” a nossa visita e, se mudássemos de cidade por mais de 3 dias, deveríamos fazer todo o processo burocrático novamente. Além disso, esse visto não te dava o direito de sair da Rússia e voltar sem pagar mais por isso. Seria preciso pagar novamente e eu, como estudante, não tinha dinheiro para isso.
Dessa vez a coisa mudou: brasileiros podem ficar atém 3 meses na Rússia sem visto. Então, não tive de dúvidas: como a ideia era voltar para a Alemanha, resolvemos ir parando em alguns lugares, como Helsinque, Tallin e Riga.
Como ir de São Petersburgo a Helsinque
Para sair de São Petersburgo em direção a Helsinque é preciso ir até a Estação Finlândia (Finlandinski), aquela mesma do famoso livro sobre quando Lênin volta à Rússia antes de começar a Revolução.
Nós pegamos o trem-bala Allegro, que chega a até 200km/h. O trajeto todo durou cerca de 3h30. No meio do trajeto, quando se chega em território finlandês, há uma inspeção do passaporte. Como o Fabio tem cidadania europeia, eu também não tive problemas na imigração pois o agente viu que somos casados e não nos perguntou nada.
O trajeto é muito tranquilo e eu só ficava imaginando o frio que deve ser esse lugar no inverno. A paisagem é bonita, o trem confortável e você já chega bem no centro de Helsinque, o que é uma super vantagem.
Como comprar sua passagem de São Petersburgo a Helsinque?
Entre no site da companhia russa de trens, cadastre seu login e senha (eles têm uma versão em inglês do site). Se você quiser pegar o trem rápido, escolha o Allegro. Existe um outro trem, o Liev Tolstói, mas esse é mais lento e, por incrível que pareça, mais caro.
Coloque data e horário desejado. Escolha em seguida o trem e o vagão que você quer ficar. é possível escolher o assento também. Pronto! É só fazer o pagamento com um cartão internacional e imprimir o voucher.
O valor vai depender do dia e horário escolhido, mas as opções mais baratas custam em torno de 3.000 rublos, cerca de 40 euros.
Este site contém links de afiliados. Isso significa que, se você clicar em um desses links e fizer uma compra, podemos receber uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você. Essas comissões ajudam a manter nosso site funcionando e nos permitem continuar criando conteúdo novo e útil para você. Agradecemos imensamente pelo seu apoio e por utilizar os links fornecidos.
Fabio
Que viagem!! Já estava até acostumando com a Rússia rsrsrs 🙂