Palácio Peterhof: bate-volta de São Petersburgo
Para quem estiver com viagem marcada a São Petersburgo, na Rússia, fazer um bate-volta a Peterhof é parada obrigatória.
Peterhof (em russo, diz-se “Petergôf”) está para São Petersburgo assim como Versalhes está para Paris. Depois de conhecer o Palácio de Inverno dos czares, agora transformado em um dos maiores museus do mundo, o Hermitage, ainda falta uma visita ao lindíssimo Palácio de Verão de Pedro, o Grande.
Versalhes russa?
Pedro, o Grande visitou a França em 1717 e ficou encantado com Versalhes, tão encantado que decidiu construir na Rússia uma residência que estivesse em pé de igualdade com o palácio francês. Não é por menos que hoje Peterhof está na lista da UNESCO.
A ideia era transformar aquela região de Peterhof como um complexo grandioso de vários prédios e jardins (já percebeu como os russos amam ter construções grandiosas?).
Por estar bem às margens do Golfo da Finlândia e cerca de 30km de São Petersburgo, há muitas pessoas que moram aqui e vão para Peter para trabalhar. Além de ser uma cidade de veraneio, ela também é uma cidade-dormitório.
Cumprindo com a ideia de europeizar a Rússia por meio da criação de São Petersburgo, Peterhof seguiu a mesma linha: todas as construções que você vai ver aqui não se parecem nada com construções eslavas…elas são bem tipicamente europeias.
O que visitar em Peterhof
Vale a pena reservar o dia todo para ficar aqui, já que o lugar é tão lindo que não dá vontade de ir embora. O palácio principal é imperdível, mas na minha opinião o grande espetáculo são os jardins, especialmente o corredor das fontes. Inspirado em um castelo francês, o Château de MarlySão 64 fontes, com um canal que segue até o Golfo da Finlândia.
Durante a Segunda Guerra, Peterhof foi capturada pelos alemães e boa parte das construções e estátuas foram destruídas. Logo depois da guerra começou a reconstrução, que continua até hoje.
Planejando sua visita a Peterhof
Como eu já havia dito, reserve o dia todo para visitar o Palácio de Peterhof, pois você demorará cerca de 2 horas para chegar lá, mais 2 horas para voltar e mais pelo menos umas 3 horas passeando.
Cuidado para não pagar duas entradas!
É estranho, mas é como se a parte superior do palácio fosse separada da parte inferior. O que eu quero dizer com isso? Você só pode entrar na parte inferior (que é onde está o Grande Palácio e as fontes) apenas uma vez e se você quiser ir da parte inferior para a parte superior, terá que pagar mais uma vez.
Por isso, se você for de barco para Peterhof, saiba que você chegará já na parte inferior e se resolver ir para a parte superior, terá que pagar para voltar para a parte inferior novamente para pegar o barco.
Dessa forma, se eu puder te dar uma dica seria: vá para Peterhof de ônibus, pois assim você chega na parte superior. Na volta, se quiser mais rapidez e conforto, pegue o barco. Assim você paga uma entrada só.
Como chegar em Peterhof
Se você gosta de fazer tudo por conta, as duas melhores opções para chegar em Peterhof são:
Metrô + microônibus: vá até a estação de metrô Avtovo e pegue o microônibus No 01. Atravesse a rua para encontrar o ponto de ônibus, haverá placas escrito ( Фонтанты). Você irá descer na parte superior do Palácio. O trajeto de ônibus dura cerca de 40 minutos, mas a van demora um pouco para passar.
Barco: a opção mais rápida e prática é pegar um “hydrofoil”, uma espécie de balsa. Há dois pontos de embarque: Dvortsovaya (a que tem mais opções e horários de barcos) e Admiralteyskaya…eles ficam na parte de trás do Hermitage, não tem como errar. Os barcos saem a cada 30 ou 60 minutos, depende do dia e horário e a primeira saída é às 11h. O preço o tíquete é 850 rublos. Você descerá na parte inferior do palácio.
Tours para Peterhof
Se você prefere não passar perrengue em viagens, sugiro que você contrate um tour até Peterhof. Veja algumas opções aqui:
Este site contém links de afiliados. Isso significa que, se você clicar em um desses links e fizer uma compra, podemos receber uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você. Essas comissões ajudam a manter nosso site funcionando e nos permitem continuar criando conteúdo novo e útil para você. Agradecemos imensamente pelo seu apoio e por utilizar os links fornecidos.
Carlos Pinto
Olá gostei da sua descrição e dicas. Estou tentando comprar ingressos para 15 de maio para entrar no Grand Palace e aparece somente a opção de entrada a partir das 18:00 hs… será que já lotou de dia? Acontece isto? abs
Deise de Oliveira
Olá!
Pode ser que tenha lotado sim. 🙁