Para aqueles que estavam esperando, está no ar o nosso roteiro com dicas do que fazer em Madri – (ou Madrid, para os íntimos) Espanha! As sugestões de passeios estão separadas por dias e foram lugares onde realmente estivemos. Esperamos que vocês gostem de Madri tanto quanto nós gostamos! 🙂 Leia o nosso roteiro de 5 dias em Madri com nossas dicas do que fazer por lá e boa viagem!
O que fazer em Madri: roteiro de 5 dias
Passes de desconto
Primeira dica: se a sua intenção é conhecer boa parte das nossas sugestões, talvez seja uma boa ideia comprar o Madri Card. Com ele você vai conseguir visitar boa parte das atrações, pagando apenas uma vez e evitando filas. O ingresso mais barato, de 24 horas custa 44 euros por pessoa.
Achou muito caro? Outra opção é comprar o Art Walk Pass, ou Articket. Ele vai te dar o direito de visitar os 3 museus mais importantes da cidade (Museu do Prado , Thyssen-Bornemisza Museum e Reina Sofia) durante um período de até 6 meses. O valor por pessoa é de 30 euros.
Onde ficar em Madri: melhores hotéis
Dia 1 – Palácio Real
Embora seja o endereço da Família Real, eles não moram aqui. O espaço é usado apenas para reuniões e cerimônias oficiais. A construção está localizada onde antes havia um outro palácio que foi consumido pelas chamas, em 1734 (três anos antes do início da construção do atual palácio). Vale a pena passar um tempo caminhando por aqui, tomar um sorvete e olhar as pessoas passarem, sem pressa. Não deixe de visitar o Museu da Armada e a Sala de Porcelana.
Horário: de outubro a março das 10 às 18h e de março a setembro das 10h às 20h. Mais informações no site oficial.
Endereço: Calle Bailén, s/n, 28071 Madrid (estação de metrô Opera).
Os audioguias e os panfletos são pagos separadamente.
TOUR DE ÔNIBUS POR MADRI WALKING TOUR MADRI TOUR DE TAPAS MADRI
Catedral de Madri
Bem pertinho do Palácio Real fica a Catedral de Madri, chamada de Catedral de Sta María la Real de la Almudena. Ela foi consagrada pelo Papa João Paulo II em 1993 e foi a primeira consagrada por ele fora de Roma. O início de sua construção data de 1883 pelo rei Afonso XII. Foi aqui que o príncipe e a princesa de Astúrias se casaram em 2004. Algumas cerimônias oficiais também acontecem aqui.
Endereço: Calle Mayor 90
Site oficial: http://www.catedraldelaalmudena.es/
Dia 2 – Plaza Mayor
Muitos dos “walking tours” sugeridos começam nesse ponto, que é o “marco zero” da cidade. Antigamente, nesta praça havia touradas e execuções….acredita? Mesmo que você esteja com a grana curta, vale a pena sentar aqui só para ver as pessoas passando. Por ela ser retangular, a única maneira de entrar na praça é passando por um dos nove pórticos. São muitos os bares por aqui, mas devo avisar que o preço é bem salgado.
Mercado de San Miguel
Aproveite que você estará na Plaza Mayor e caminhe até o Mercado. É uma ótima opção para quem quer comer muito sem gastar muito (ainda mais se pensarmos na localização privilegiada). Uma sugestão é pedir umas tapas e comer sem pressa.
Museu do Prado
O Museu do Louvre está para Paris assim como o Prado está para Madri. Simples assim. Este museu possui uma coleção bastante completa de arte espanhola e foi aberta ao público em 1819 por Fernando VII, com o intuito de mostrar a coleção da Família Real. Algumas obras bastante conhecidas, como As Meninas de Velásquez e Cavaleiro com mão no peito de El Greco estão aqui. Recomendo passar um dia inteiro ou uma boa parte do dia aqui. É muita coisa para ver!
Endereço: Calle Ruiz de Alarcón, 23
Horário: de segunda a sábado da 10h às 20h. Domingos e feriados das 10h às 19h.
Preço: 14 euros (adulto). No meu caso, eu comprei o Articket e paguei 30 euros para entrar em 3 museus!
Dia 3
Museu Reina Sofia
Se você gosta de arte moderna, não deixe de visitar este museu. Aqui você vai encontrar muitas obras do Picasso (incluindo a famosa Guernica), Miró, Kandinsky, Dalí e Bacon.Nós tivemos uma sorte danada quando estávamos aqui, pois pegamos uma exposição do Dalí muito completa.
Endereço: Calle de Santa Isabel, 52 (estação Atocha do metrô).
Horário: de segunda a sábado das 10h às 21h. Domingo das 10h às 19h. Fechado às quartas.
Preço: 8 euros. No meu caso, eu comprei o Articket e paguei 30 euros para entrar em 3 museus!
Parque El Retiro
Criado entre os anos de 1630 e 1640, este é o parque mais importante da cidade e merece ser visitado com calma (principalmente porque ele é enorme)! Para aqueles que se interessarem, é possível alugar uma canoa e “navegar” no lago, chamado de Estanque del Retiro. Não deixe de visitar o Palácio de Cristal (me lembrou bastante aquela estufa do Jardim Botânico de Curitiba) e os jardins La Rosaleda.
Horário: todos os dias das 6h às 22h (de maio a outubro até às 0h).
Endereço: Plaza de la Independencia (estação de metrô Retiro).
Para saber mais sobre o parque, baixe este guia grátis (PDF).
Dia 4 – Museu Thyssen-Bornemisza
Boa parte da coleção deste museu veio da família de mesmo nome. Embora um pouco mais modesto do que os outros dois museus, vale a pena visitar, pois possuem obras de uma gama histórica bastante extensa. Aproveite o resto do dia para passear pelo Paseo del Padro ou visitar o campo de futebol do Real Madrid. A visita custa 19 euros por pessoa.
Endereço: Palacio de Villahermosa, Paseo del Prado, 8
Horário: de terça a domingo das 10h às 19h.
Preço: 10 euros adulto. No meu caso, eu comprei o Articket e paguei 30 euros para entrar em 3 museus!
Site oficial: http://www.museothyssen.org/
Dia 5 – Pegue um trem até Toledo
Antes de 1492, o centro de poder da Espanha era Toledo, e não Madri. Conhecida como “cidade das três culturas”, traços da cultura dos muçulmanos, judeus e cristãos estão por toda parte. Não deixe de conhecer a estonteante Catedral da cidade; uma das mais belas que já vimos.
Como chegar: pegue um trem na estação Atocha em Madri até Toledo. O trajeto dura apenas 30 minutos. Você pode comprar seu tíquete pelo site espanhol Renfe, no dia da viagem mesmo na estação ou com a Rail Europe. Se você estiver usando um passe de trem, ele também serve.
TOUR PRIVADO A TOLEDO CATEDRAL DE TOLEDO COM GUIA
* Obrigada a Rail Europe por ter nos cedido o Global Pass para as nossas viagens de trem.
Este site contém links de afiliados. Isso significa que, se você clicar em um desses links e fizer uma compra, podemos receber uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você. Essas comissões ajudam a manter nosso site funcionando e nos permitem continuar criando conteúdo novo e útil para você. Agradecemos imensamente pelo seu apoio e por utilizar os links fornecidos.