Nesta minha última viagem a Paris, eu estava naquele dilema que a maioria dos viajantes enfrentam quando resolvem visitar a “cidade luz” por mais de uma vez: qual castelo/palácio visitar além do Palácio de Versalhes? Existe algum lugar que seja próximo e tão bonito quanto? E foi assim que eu descobri o Palácio de Fontainebleau, que fica a 60 km de lá.
Palácio de Fontainebleau:o que visitar em Paris
Localizado no departamento de Seine-et-Marne, este é um dos maiores palácios franceses.Só para vocês terem uma ideia, são 1530 quartos em um terreno de 50.000 m² (Versalhes possui 62.000 m²).
Entre os séculos XII e XIX, ele foi residência de nada menos do que 34 pessoas da monarquia. Cada rei que passou por aqui adicionou algum detalhe ou construiu algum anexo, como aconteceu em muitos castelos pela Europa. Aqui não foi diferente: o rei Henrique IV, por exemplo, adicionou o pátio com seu nome e o “Cours des Princes”. O czar russo Pedro, o Grande já ficou hospedado aqui.
Depois da Revolução Francesa, muitos dos móveis que haviam aqui foram vendidos. Depois, Napoleão Bonaparte vai usar este palácio como símbolo de seu poder e organiza até algumas importantes celebrações aqui, como a sua consagração como Imperador em 1812.
Como chegar ao Palácio de Fontainebleau
O Palácio de Fontainebleau é o quarto castelo mais visitado da França (só perde para Versalhes, Chambord e Chenonceau) e merece sim ser visitado. O que eu mais gostei daqui foi a tranquilidade: enquanto em Versalhes as filas são quilométricas, aqui você está em um palácio tão lindo quanto aquele e com bem menos pessoas.
Para chegar lá, também é bem simples: vá atá a Gare de Lyon em Paris e pegue o trem em direção a Montargis Sens, Montereau ou Laroche-Migennes e desça na estação Fontainebleau-Avon. De lá, pegue o ônibus em direção ao castelo “Chateau”. O trajeto total vai durar cerca de 1h30.
Preço do deslocamento:
- Mobilis: (zona 5) 15,65 € – você poderá andar o dia inteiro com este tíquete. Inclui ida e volta de trem e ônibus. Vale mais a pena comprar este Mobilis de um dia do que comprar os tíquetes separadamente.
Visitando o palácio
Preço: 11 euros (adulto)
Horário: de outubro a março das 9h às 17h (entrada até às 16h15) e de abril a setembro das 9h às 18h (última entrada às 17h15).
Mais informações no site do castelo: http://www.musee-chateau-fontainebleau.fr/
Vai viajar para Paris? Então faça um lindo passeio até o Castelo de Fontainebleau. Tenho certeza de que você não irá se arrepender.
Ingressos? Compre um passe e economize!
Em Paris, a melhor opção para quem quer conhecer boa parte dos pontos turísticos da cidade é comprar o Paris Museum Pass.
Com ele você paga apenas uma vez um valor que já inclui atrações como Louvre, Versalhes e D’Orsay. É possível escolher entre um Passe de 2 dias ou um Passe de 4 dias para retirar ou no aeroporto Charles de Gaulle ou no Orly. Achou muito trabalhoso? Compre o passe de 2,4 ou 6 dias com entrega em seu hotel!
PARIS MUSEM PASS 2,4 OU 6 DIAS C/ ENTREGA NO HOTEL PARIS MUSEUM PASS 4 DIAS (RETIRADA NO AEROPORTO) PARIS MUSEUM PASS 2 DIAS (RETIRADA NO AEROPORTO)
*Obrigada à Rail Europe por ter nos cedido o Global Pass para nossas viagens de trem.
Este site contém links de afiliados. Isso significa que, se você clicar em um desses links e fizer uma compra, podemos receber uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você. Essas comissões ajudam a manter nosso site funcionando e nos permitem continuar criando conteúdo novo e útil para você. Agradecemos imensamente pelo seu apoio e por utilizar os links fornecidos.
Luffi
Tenho muita curiosidade em visitar esse palácio mas definitivamente ele n quer nada cmg. No último ano fui 2 vezes a paris, numa delas até já tinha a entrada com o paris card mas uma pessoa começa a visitar a cidade e todos os recentes e acabei sempre com falta de tempo. Fica prometido para a próxima visita
Deise de Oliveira
Oi Luffi,
vá sim que vale a pena!
Antonio Passos
Olá, Deise!
Chegando na estação Fontainebleau-Avon, onde pego o ônibus para o castelo? O ponto do ônibus está sinalizado?
Grato
Deise de Oliveira
Oi Antonio, tudo bem?
É bem fácil. Saindo da estação, há um ponto de ônibus. Provavelmente vai ter muitas pessoas..é só seguir o fluxo. 😉
Abraço!