
Versalhes é uma cidadezinha bem perto de Paris e conhecida pelo seu castelo. Dentre os pontos turísticos de Paris, este (que na verdade nem fica em Paris), é o segundo lugar mais visitado depois da Torre Eiffel. E não tem jeito: não importa a época do ano e o período do dia: Versalhes sempre terá uma fila para entrar.
Palácio de Versalhes – França: bate-volta desde Paris
Agora, se você estiver esperando um castelo de contos de fadas, com poço e tudo, ficará um pouco decepcionado. Apesar do palácio ser um dos maiores do mundo – na minha modesta opinião – o jardim e os espaços abertos são sim o espetáculo do lugar.
A história
Considerada como uma representação de poder da Corte francesa, Versalhes teve diversas fases de construção. O projeto se iniciou no período em que o rei Luís XIII estava no poder, mas continuou também nos reinados seguintes.
O morador mais famoso e ilustre do palácio foi o rei Luís XIV, que transferiu toda a sua Corte para cá como uma forma de fugir do povo. Na verdade, não era somente a Corte que morava aqui, mas toda as pessoas envolvidas com o funcionamento do espaço.
Durante o reinado de Luís XVI, a famosa rainha Maria Antonieta passava boa parte do seu tempo no espaço chamado de Grand Appartement de la Reine, que corresponde a um espaço privado para a ela receber as suas amigas, bem como um belo jardim. Corre uma lenda que o custo para se manter Versalhes na época áurea era de 25% do valor do rendimento da França. Imagina?
Programando a sua visita por Versalhes
Primeiramente é importante dizer que um passeio de bate-volta para o Palácio de Versalhes desde Paris deve ser de um dia inteiro. Para facilitar, leve lanche e faça um piquenique nos lindos jardins (se o clima permitir, é claro).
O ideal é comprar o ingresso no próprio site do museu (link abaixo) para evitar filas. Ao chegar na entrada sem ingresso, você terá que pegar duas filas: uma para comprar e outra para entrar. Você economiza metade do tempo só pegando a fila para entrar (se você tiver o ingresso, é claro). A visita pelo Palácio principal já está incluso um audioguia, o que é bem bacana para saber detalhes histórico do local e dos moradores ilustres. Para fazer a visita completa do palácio principal e ouvir todos os detalhes, você vai demorar pelo menos 45 minutos.
Depois, siga para os jardins. Se tiver sol, sugiro que você alugue um barquinho por 1 hora, ou simplesmente relaxe na sombra de uma árvore. O lugar é tão lindo que merece ser apreciado sem pressa. Para aqueles que estão cansados de caminhar, existe a possibilidade de pegar um trenzinho que passa pelo palácio principal, grand e petit trianon. Eu preferi andar e apreciar todos os detalhes. É importante dizer que esse trenzinho é pago separadamente.
Como chegar :
Pegue em Paris a linha RER C5 te levará da estação RER até a estação Versailles-Rive Gauche e caminhar até o castelo. Outra opção é pegar o SNCF da estação Gare St-Lazare (3.40 euros) até Versailles-Rive Droite, que é 1.2km longe do castelo.
Preço:
Para comprar o ingresso, você terá que decidir se verá somente o palácio principal e o jardim, ou se desejará também visitar os domínio de Maria Antonieta. Lá você encontrará um palacete, o Petit Trianon, jardins e pavilhões de festas da rainha. Compre o seu ingresso (com antecedência) aqui: http://billetterie.chateauversailles.fr/index-css5-chateauversailles-pg1.html
Quer economizar? Compre o Paris Museum Pass e visite Versalhes e muitos outros museus por um único preço.
Tours em Versalhes
Endereço: 2bis av de Paris.
Horário: das 10h às 18h de segunda e das 9 às 19h de terça até domingo (isto de abril até setembro) de outubro até março,das 9h às 19h de terça a sábado e das 9h às 18h de domingo.
Ingressos? Compre um passe e economize!
Em Paris, a melhor opção para quem quer conhecer boa parte dos pontos turísticos da cidade é comprar o Paris Museum Pass.
Com ele você paga apenas uma vez um valor que já inclui atrações como Louvre, Versalhes e D’Orsay. É possível escolher entre um Passe de 2 dias ou um Passe de 4 dias para retirar ou no aeroporto Charles de Gaulle ou no Orly. Achou muito trabalhoso? Compre o passe de 2,4 ou 6 dias com entrega em seu hotel!
PARIS MUSEM PASS 2,4 OU 6 DIAS C/ ENTREGA NO HOTEL PARIS MUSEUM PASS 4 DIAS (RETIRADA NO AEROPORTO) PARIS MUSEUM PASS 2 DIAS (RETIRADA NO AEROPORTO)
Este site contém links de afiliados. Isso significa que, se você clicar em um desses links e fizer uma compra, podemos receber uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você. Essas comissões ajudam a manter nosso site funcionando e nos permitem continuar criando conteúdo novo e útil para você. Agradecemos imensamente pelo seu apoio e por utilizar os links fornecidos.
José LuÃs
Estive em Paris e não fui em Versalhes … Lamentável. Quero conhecer os lindos jardins e td +.
deisoca
José Luis,
esta é uma bela razão para voltar para a França, não? Eu tenho diversas razões como esta para voltar logo para tantos lugares que eu preciso de umas 30 vidas!rrs
FFF
Parabéns pelo blog. Quando fui lá também achei o jardim o ponto alto. Sem querer ser chato, mas já sendo, quem começou a construção foi o LuÃs XIV (deve ter sido erro de digitação seu). abraço!
deisoca
Sim! Vc tem razão! Estava errado por distração minha! Obrigada!