Dicas

Acomodação

Mapa interativo

Produtos

Top
  >  dicas   >  Viagens para a Europa: como ficar legalmente por mais de 90 dias
Roteiro 8 dias em Paris

Para aqueles que não sabem, brasileiros podem ficar na “Europa” por até 90 dias legalmente.O problema se dá quando nós queremos ficar por mais de 90 dias. Ficar ilegalmente não é uma opção, pois a dor de cabeça – na minha opinião – não compensa. Além de não conseguir um trabalho legalizado, você corre o risco de ser deportado – e não conseguir mais voltar ao país por muitos anos.

Viagens para a Europa: como ficar legalmente por mais de 90 dias

Ou seja, se o seu interesse é procurar uma maneira de ficar ilegalmente, este não é o texto para você.

E como é concedido o visto para brasileiros quando viajam para Europa?

Se você o propósito de sua viagem for o turismo e sua intenção é ficar menos de 90 dias, você não precisa se preocupar com visto. Ou melhor: o visto é concedido no momento que você tentar ingressar no primeiro país. Exemplo: você vai a Paris, mas fará conexão em Amsterdam? O seu visto será concedido em Amsterdam mesmo.

Leve a maior quantidade de documentos que comprovem que você tem vínculos com o Brasil, bem como onde você vai ficar hospedado em sua viagem. Leve comprovantes de tudo: hotel, passeios, passagens internas, passagem de volta.

Além disso, você também deverá ter que comprovar que possui dinheiro o suficiente para custear a sua viagem. Para entrar no Reino Unido, por exemplo, você deverá ter 100 libras por dia! Um cartão internacional é uma mão na roda para esses casos.

Países que pertencem ao Schengen

Países que pertencem ao Schengen

Agora vamos aos casos específicos

No entanto, a Europa não é um bloco único. O que geralmente chamamos de “Europa” e seus 90 dias permitidos para os brasileiros, nada mais é do que o visto concedido pelos países que fazem parte do bloco Schengen – que consiste de 26 países da Europa. Quais são esses países?

  • Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Eslováquia, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, Suécia e República Tcheca, Islândia, Noruega e Suíça).

E o que isso significa?

Significa que as fronteiras entre esses países são abertas, e se você tiver um visto concedido na Alemanha, por exemplo, poderá circular pelos outros países. Então a regra é: você poderá ficar até 90 dias dentro de um período de 180 dias. Ou seja, se você ficar 90 dias na França e depois ficar 90 dias na Ucrânia e mais 90 dias no Reino Unido – que não fazem parte do Schengen -, você poderá voltar para a França no dia 181 de espaço entre os 90 dias. Sacou?

Como assim?

Brasileiros que viajam para a Europa (em países que fazem parte do Schengen), tem 90 dias para viajar. Se você quiser ficar mais do que isso, terá que variar os destinos e incluir países que não fazem parte do Schengen durante os 180 dias de intervalo para os próximos 90 dias.

Quando eu morei na França, eu vi muita gente fazendo isso, especialmente americanos. Conheci até pessoas que já estavam nesse esquema há mais de 1 ano!

Outra coisa que é importante dizer é que é obrigatório possuir um seguro saúde internacional para viajar para os países do Schengen. Sem ele, você pode até ser mandado de volta para casa!

Ainda ficou com dúvidas? Veja essa calculadora Schengen e veja quantos dias você pode ficar por lá.

E você? Já tentou ficar mais de 90 dias legalmente na Europa? Conte pra nós!

 

 

Este site contém links de afiliados. Isso significa que, se você clicar em um desses links e fizer uma compra, podemos receber uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você. Essas comissões ajudam a manter nosso site funcionando e nos permitem continuar criando conteúdo novo e útil para você. Agradecemos imensamente pelo seu apoio e por utilizar os links fornecidos.

Doutora em literatura por formação, mas estudande do comportamento canino por amor. Residente em Colônia na Alemanha, está sempre procurando lugares para conhecer na sua nova cidade com o seu marido e cachorro.

Comments:

  • antonio

    29/10/2014

    nestes 90 dias que eu etnho direito eu posso trabalhar?

    reply...
  • Diego Pimenta

    13/11/2014

    Olá Deise.

    Gostei bastante do seu site, realmente muito úteis as dicas aqui prestadas. Obrigado!!

    Mas tenho algumas dúvidas, se caso, com sua experiência, você puder solucionar.

    Pretendo realizar um verdadeiro “mochilão” aventureiro pela Europa com uma duração de 1 a 2 anos.
    Pretendo visitar o máximo possível de países dentro e fora da área Schengen, isso inclui caronas, estadias em locais variados, pretendo utilizar programa de voluntariado e de estadia como o wwoof e couchsurfing entre outros.
    Seria possível como turista? Utilizando essa artimanha de entrar e sair do espaço S.
    Pelo que li fazendo uso dessa “brecha” o período máximo seria 180 dias? Ou poderá ser refeito para mais 180 somando 360… e assim sucessivamente.
    Recomendaram-me o visto de estudante na França por ter validade de 1 ano, é necessário comprovar matricula?

    Desde já, agradeço o auxilio.

    reply...
    • Orem H.

      05/05/2015

      Olá Diego, qualquer visto de estudante concedido pela França (ou por qualquer país) demandará sua matrícula numa instituição francesa e ainda uma entrevista no consulado deles. Creio que o seu mochilão de 2 anos, para se manter dentro da estrita legalidade, terá que incluir países fora do tratado Shengen por 6 meses a cada 3 meses nos da UE-Shengen. Brechas são facilmente desmascaradas em qualquer posto de imigração, todos os dados estão em rede. Além disso, por exemplo, fazer a matrícula numa instituição de ensino e não frequentar os cursos pode arriscar a notificação do seu passaporte no Ministério do Interior e a anulação do teu visto tão logo seus dados sejam jogados no sistema migratório (o que também não o livrará de multas ao deixar o espaço Shengen)

      reply...
  • Ana Carolina

    21/11/2014

    Oi Deise,
    tive meu visto de visitante de longa duração na França negado.Como ainda não desisti de passar um ano na Europa, quero aproveitar essa “brecha” que acabei de descobrir…
    só fica uma dúvida… minha passagem de ida e volta, já com data de retorno no final de 2015 , será por Paris. Posso fazer essa “artimanha” entrando e saindo por Paris? por exemplo, passo 3 meses em paris, depois vou para a Croacia e passo 3 meses. Então vou para a Italia e fico 3 meses. Depois saio do espaço schengen e volto a Paris somente para o voo de volta.
    obrigada!

    reply...
  • Luzineide

    04/12/2014

    Bom dia! por favor, preciso muito tirar essa minha dúvida. /espero que possam me ajudar. Obrigada!

    Eu fiquei na Itália por 66 dias seguidos com meus dois filhos, mas por motivo familiar tive que trazer a minha filha mais velha. O meu outro filho tem pai italiano, mas ainda não tem o passaporte europeu, fiz a transcrição de nascimento dele há pouco tempo. Poderei retornar a Italia com o meu filho para o natal com apenas 20 dias de permanencia aqui no Brasil ou terei que aguardar mesmo assim 90 dias para retornar a italia. O país de conexão será o mesmo anterior, Portugal e ele já cmprou as passagens. Será que terá problemas com a imigração, mesmo não ter usado os 3 meses completos lá ?

    Obrigada!

    reply...
  • Maria

    04/12/2014

    Help….
    Se eu for em Londres em janeiro como turista e ficar apenas 2 semanas poederei voltar em março com visto de estudante para 1 ano?

    reply...
  • Elizabete vidigal

    11/12/2014

    Meu noivo é nascido em Luxemburgo, ele vem para o Brasil em janeiro e quer que eu vá morar lá com ele!
    Só que estou desempregada e sem comprovação de renda, qual a maneira mais fácil de tirar o visto, pretendo orar lá definitivamente.
    Alguém pode me ajudar?
    Att.Elizabete

    reply...
    • Orem H.

      05/05/2015

      Prezada Elizabete, a maneira mais fácil de resolver sua situação, talvez a única, é entrar com um processo de casamento civil em Luxemburgo, a maioria dos países concede um visto de permanência para conjuges, renovável após um certo período de tempo, e que pode ser convertido em obtenção de cidadania após alguns anos.

      reply...
  • mayara

    16/12/2014

    Boa tarde! Fui a espanha em 27/04/14 e sai por portugal em 23/11 no aeroporto levei a multa,paguei no basil em uma casa de cambio,gostaria de saber se posso retorna a europa somente apos 27/04 ou posso retorna apos 3 meses? No meu passaporte nao colocaram nada somente carimbo…mesmo retornando por outro país e com novo passaporte devo levar o comprovante?

    reply...
  • retirante

    22/12/2014

    Oi Denise! Tudo bem? Obrigada pelas suas dicas, elas são extremamente valiosas. Você sabe me dizer qual é o tempo mínimo de permanência em um pais fora do espaço Schengen para poder voltar e “zerar” o “contador” do seu passaporte?
    No meu caso, meu visto em um pais Schengen é valido até o dia 2 de fevereiro. Eu poderia sair do Schengen no dia 2 mesmo? Qual o tempo mínimo para poder retornar para o espaço Schengen? Nesse caso, eu deveria voltar para o meu pais de origem ou pode ser qualquer outro fora do espaço? Desculpe por tantas perguntas… e obrigado desde já pela atenção 🙂

    reply...
  • May

    26/12/2014

    Olá Denise,
    Eu estou indo para a Espanha para ficar 89 dias.
    Quanto tempo terei que esperar para retornar à eapanha depois disso? Já que não ficarei exatos 90 dias.
    Obrigada

    reply...
  • Juliana

    07/01/2015

    Ficando 6 meses no reino unido com visto de turista, quanto tempo preciso ficar fora dele pra ter mais direito a mais 6 meses? Saindo antes do fim dos 6 meses muda alguma coisa?

    reply...

post a comment