Viagens para a Europa: como ficar legalmente por mais de 90 dias
Para aqueles que não sabem, brasileiros podem ficar na “Europa” por até 90 dias legalmente.O problema se dá quando nós queremos ficar por mais de 90 dias. Ficar ilegalmente não é uma opção, pois a dor de cabeça – na minha opinião – não compensa. Além de não conseguir um trabalho legalizado, você corre o risco de ser deportado – e não conseguir mais voltar ao país por muitos anos.
Viagens para a Europa: como ficar legalmente por mais de 90 dias
Ou seja, se o seu interesse é procurar uma maneira de ficar ilegalmente, este não é o texto para você.
E como é concedido o visto para brasileiros quando viajam para Europa?
Se você o propósito de sua viagem for o turismo e sua intenção é ficar menos de 90 dias, você não precisa se preocupar com visto. Ou melhor: o visto é concedido no momento que você tentar ingressar no primeiro país. Exemplo: você vai a Paris, mas fará conexão em Amsterdam? O seu visto será concedido em Amsterdam mesmo.
Leve a maior quantidade de documentos que comprovem que você tem vínculos com o Brasil, bem como onde você vai ficar hospedado em sua viagem. Leve comprovantes de tudo: hotel, passeios, passagens internas, passagem de volta.
Além disso, você também deverá ter que comprovar que possui dinheiro o suficiente para custear a sua viagem. Para entrar no Reino Unido, por exemplo, você deverá ter 100 libras por dia! Um cartão internacional é uma mão na roda para esses casos.

Países que pertencem ao Schengen
Agora vamos aos casos específicos
No entanto, a Europa não é um bloco único. O que geralmente chamamos de “Europa” e seus 90 dias permitidos para os brasileiros, nada mais é do que o visto concedido pelos países que fazem parte do bloco Schengen – que consiste de 26 países da Europa. Quais são esses países?
- Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Eslováquia, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, Suécia e República Tcheca, Islândia, Noruega e Suíça).
E o que isso significa?
Significa que as fronteiras entre esses países são abertas, e se você tiver um visto concedido na Alemanha, por exemplo, poderá circular pelos outros países. Então a regra é: você poderá ficar até 90 dias dentro de um período de 180 dias. Ou seja, se você ficar 90 dias na França e depois ficar 90 dias na Ucrânia e mais 90 dias no Reino Unido – que não fazem parte do Schengen -, você poderá voltar para a França no dia 181 de espaço entre os 90 dias. Sacou?
Como assim?
Brasileiros que viajam para a Europa (em países que fazem parte do Schengen), tem 90 dias para viajar. Se você quiser ficar mais do que isso, terá que variar os destinos e incluir países que não fazem parte do Schengen durante os 180 dias de intervalo para os próximos 90 dias.
Quando eu morei na França, eu vi muita gente fazendo isso, especialmente americanos. Conheci até pessoas que já estavam nesse esquema há mais de 1 ano!
Outra coisa que é importante dizer é que é obrigatório possuir um seguro saúde internacional para viajar para os países do Schengen. Sem ele, você pode até ser mandado de volta para casa!
Ainda ficou com dúvidas? Veja essa calculadora Schengen e veja quantos dias você pode ficar por lá.
E você? Já tentou ficar mais de 90 dias legalmente na Europa? Conte pra nós!
Este site contém links de afiliados. Isso significa que, se você clicar em um desses links e fizer uma compra, podemos receber uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você. Essas comissões ajudam a manter nosso site funcionando e nos permitem continuar criando conteúdo novo e útil para você. Agradecemos imensamente pelo seu apoio e por utilizar os links fornecidos.


Danilo
Oi Deise,
Muito bacana esse tema, e parabéns pelo blog!
Fiquei com uma dúvida:
Se eu ficar 90 dias na França, depois viajo para Inglaterra e fico 1 semana.
Será que eu poderia voltar para França após essa visita de 1 semana na Inglaterra?
Abraços
Orem H.
Caro Danilo, creio que não é possÃvel. Como turista regular, para retornar à França ou a qualquer paÃs Schengen, você terá de ficar 180 dias fora do território correspondente.
Flavia
Se eu for direto para a SuÃça, tenho 90 dia e depois posso ir a Portugal, daà terei mais 90 dia para ficar lá e depois posso ir para Londres e terei mais 90 dias… É isso ou entendi errado, rs…
Obrigado
Roberto
olá, morei um ano e 7 meses em Portugal, no caso fiquei ilegal esse tempo todo, mas fiquei com muita saudade de minha familia e resolvi voltar para o Brasil por livre e espontanea vontade, não fui deportado e nunca tive problemas com justiça em Portugal.
entrei pela frança e recebi o carimbo, mas na volta eu fiz escala na espanha, madrid e eles carimbaram meu passaporte normal com visto de saida, normal
ou seja, entrei e recebi o visto e sai e recebi o visto, sem nada demais
mas quero voltar a portugal agora em fevereiro, e estou com um certo receio pelo fato de ter morado la ilegal, será que consta meus dados da minha passagem na europa na imigração espanhola ?
tenho a carta convite que um amigo me enviou, tenho dinheiro suficiente, tenho seguro saude, só não tenho o cartão internacional, vou tirar um novo passaporte essa semana, pois o meu ja venceu, no caso o passaporte que tinha os carimbos, no caso terei que tirar outro passaporte, fica os dados na imigração ?
terei priblema na entrada ?
Orem H.
Teoricamente seus dados constam sim no sistema migratório, não importando que seja um passaporte diferente. Talvez você tenha que prestar informações, mas imagino que os problemas maiores seriam na sua saÃda e não no retorno. Não creio que terás grandes problemas caso tenha passado mais de 180 dias de tua saÃda da Espanha. De qualquer maneira, leve toda a documentação que você puder para comprovar sua intenção de saÃda da UE-Schengen em até 90 dias e não despertar desconfiança no agente migratório que o irá atender.
Renata Ferreira
Olá!
Morei 1 ano e 3 meses na Irlanda e e pretendo voltar em março como turista… tenho uma carta de uma amiga irlandesa, seguro e como renovei o passaporte, agora tenho outra numeração, dinheiro, cartão internacional..
Porém estou voltando com menos de 180 dias… totalizando 123 (entre saÃda e entrada)…
Por favor… Me responda!
Obrigada!
Eh muito arriscado?
Orem H.
Não importa que tenha outro passaporte, seus dados estão atrelados ao teu nome e se mantém no sistema por pelo menos 10 anos, ou seja, o agente que lhe irá atender terá acesso a todo seu histórico migratório nesse perÃodo do tempo
Camila
Ola Deise.
Fiquei 140 Dias na Europa, ou seja, 90 dias + 90 de prorrogacao de visto de turista e voltei ao Brasil. Minha duvida é Quanto tempo terei que ficar fora da zona Schengen para poder voltar, 90 ou 180 dias, pois eu gostaria de voltar agora em abril pra la.
Obrigada
Camila
Raphaelarfr
Olá! Tenho uma duvida, vejam se podem me ajudar
Eu estou indo par a Inglaterra fazer um curso de 3 meses, depois quero ir para a holanda passar mais 2 meses e voltar na Inglaterra para pegar o voo de volta ao brasil, eu posso fazer isso sem problemas com a imigração?
e alem do seguro e da passagem de volta o que mais é necessário para entrar nestes paÃses?
ELISABETE
oi Denise eu vou viajar pra Austria e minha passagem e 4/3/2015 e a de volta pro Brasil e dia 2/9/2015 isso e 6 meses, quero saber se eu corro o risco de ser deportada ja que minha passagem de volta e 6 meses e nao 3 meses?, e outra duvida, se a policia federal vai olha o saldo do meu travel money? ou vao pedir o saldo da minha conta?
Angela
Bom dia! Comprei uma passagem de 100 dias para Malta, de 10 de março à 30 de junho. Como poderia fazer para permanecer esses 100 dias? Posso visitar Alexandria dentro dos 90 dias, depois retornar para Malta e voar para o Brasil sem problemas? Minha outra kpção seria Croácia ou Turquia por uns dias e depois retornar para Malta e voar para o Brasil.
Poderia fazer isto sem problemas? Tenho medo de problemas no exterior. Já comprei até um seguro saúde.
Aguardo resposta.
Marcela
Olá Deise! To com um problema, será que você pode me ajudar? É o seguinte, comprei a passagem faz um tempo e agora que fui ver que vou ficar lá um pouco mais que 90 dias, vou dia 15 de maio pra Itália (saindo de SP) e saiu de lá dia 16 de agosto, chegando em São Paulo dia 17 de agosto, tem jeito ?
Adorei as suas dicas, mas não sei se elas se aplicam nessa situação.
De qualquer jeito, já agradeço.
ataide pinheiro
Ola Deise tudo bem, estou indo para Portugal agora em março para turismo, se achar um emprego com contrato como posso me legalizar para continuar la. se pode,ser poder me dar melhores informaçoes.