Viagens para a Europa: como ficar legalmente por mais de 90 dias
Para aqueles que não sabem, brasileiros podem ficar na “Europa” por até 90 dias legalmente.O problema se dá quando nós queremos ficar por mais de 90 dias. Ficar ilegalmente não é uma opção, pois a dor de cabeça – na minha opinião – não compensa. Além de não conseguir um trabalho legalizado, você corre o risco de ser deportado – e não conseguir mais voltar ao país por muitos anos.
Viagens para a Europa: como ficar legalmente por mais de 90 dias
Ou seja, se o seu interesse é procurar uma maneira de ficar ilegalmente, este não é o texto para você.
E como é concedido o visto para brasileiros quando viajam para Europa?
Se você o propósito de sua viagem for o turismo e sua intenção é ficar menos de 90 dias, você não precisa se preocupar com visto. Ou melhor: o visto é concedido no momento que você tentar ingressar no primeiro país. Exemplo: você vai a Paris, mas fará conexão em Amsterdam? O seu visto será concedido em Amsterdam mesmo.
Leve a maior quantidade de documentos que comprovem que você tem vínculos com o Brasil, bem como onde você vai ficar hospedado em sua viagem. Leve comprovantes de tudo: hotel, passeios, passagens internas, passagem de volta.
Além disso, você também deverá ter que comprovar que possui dinheiro o suficiente para custear a sua viagem. Para entrar no Reino Unido, por exemplo, você deverá ter 100 libras por dia! Um cartão internacional é uma mão na roda para esses casos.

Países que pertencem ao Schengen
Agora vamos aos casos específicos
No entanto, a Europa não é um bloco único. O que geralmente chamamos de “Europa” e seus 90 dias permitidos para os brasileiros, nada mais é do que o visto concedido pelos países que fazem parte do bloco Schengen – que consiste de 26 países da Europa. Quais são esses países?
- Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Eslováquia, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, Suécia e República Tcheca, Islândia, Noruega e Suíça).
E o que isso significa?
Significa que as fronteiras entre esses países são abertas, e se você tiver um visto concedido na Alemanha, por exemplo, poderá circular pelos outros países. Então a regra é: você poderá ficar até 90 dias dentro de um período de 180 dias. Ou seja, se você ficar 90 dias na França e depois ficar 90 dias na Ucrânia e mais 90 dias no Reino Unido – que não fazem parte do Schengen -, você poderá voltar para a França no dia 181 de espaço entre os 90 dias. Sacou?
Como assim?
Brasileiros que viajam para a Europa (em países que fazem parte do Schengen), tem 90 dias para viajar. Se você quiser ficar mais do que isso, terá que variar os destinos e incluir países que não fazem parte do Schengen durante os 180 dias de intervalo para os próximos 90 dias.
Quando eu morei na França, eu vi muita gente fazendo isso, especialmente americanos. Conheci até pessoas que já estavam nesse esquema há mais de 1 ano!
Outra coisa que é importante dizer é que é obrigatório possuir um seguro saúde internacional para viajar para os países do Schengen. Sem ele, você pode até ser mandado de volta para casa!
Ainda ficou com dúvidas? Veja essa calculadora Schengen e veja quantos dias você pode ficar por lá.
E você? Já tentou ficar mais de 90 dias legalmente na Europa? Conte pra nós!
Este site contém links de afiliados. Isso significa que, se você clicar em um desses links e fizer uma compra, podemos receber uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você. Essas comissões ajudam a manter nosso site funcionando e nos permitem continuar criando conteúdo novo e útil para você. Agradecemos imensamente pelo seu apoio e por utilizar os links fornecidos.


jessica
Estou na Suiça a um mes resolvi fazer um curso de frances com duraçao de um ano, estou hospedda em casa de amigos como faço para continuar o curso, se tenho visto como turista apenas por 3 meses. Sou Brasileira
Laisa Natalia
Olá boa noite Deise,
Eu tenho algumas dúvidas:
Ano que vem eu quero fazer um curso de 3 meses na França. Eu queria chegar em janeiro de 2016 e iniciar o curso em março. Gostaria de saber se eu posso ficar de janeiro até março com o visto de turista e em seguida iniciar o curso e ter o visto de estudante? Ou seria melhor eu fazer o contrário, iniciar o curso de janeiro até março (com o visto de estudante) e depois sem precisar voltar ao Brasil ter o direito a ficar mais 3 meses na França?
Obrigada!
Miriam kindermann
Olá estarei viajando para Dublim em abril pretendo ficar lá 15 dias , dentro desse espaço de tempo irei para França por 04 dias, depois volto para Dublim…Pergunto é preciso ter algum tipo de seguro ? Obrigada
Deise de Oliveira
Oi Miriam, tudo bem?
Para viajar para os paÃses da União Europeia é necessário ter um seguro viagem. Nós temos parceria com a Mondial e oferecemos desconto na compra do seguro viagem: http://viagempelomundo.com/seguro-saude/
Vinicios
Ola Deise, eu posso ficar legal na Irlanda ate, 01/06 mas minha passagem de volta esta marcada para a data 30/06, o que eu posso fazer para nao entrar em uma enrrascada, e estou pensando em talvez nao voltar agora, viajar por 90 dias para um pais que nao esta no tratado, se fizesse isso onde voce recomendaria. E depois desses 90 dias voltar e ficar mais 6 meses para estudar em uk, isso e possivel ?
Adrielle
Olá, estou indo m~es que vem para Suiça,porém gostaria de ficar pelo menos um ano estudando a lingua alemã em Zurich, posso entrar como turista e fazer o pedido de visto estudante estando lá já? Para então permanecer mais tempo.
Meu namorado é Alemão e pensou em fazer uma carta convite para mim, quanto tempo posso permanecer na europa com a carta convite dele ?
Alane
Boa noite!
Passei 80 dias na Itália, posso voltar depois de quantos meses?
Nathalia Z
Olá! Adorei o post!!
Tenho uma dúvida… ok, fui pro espaço schengen, deu os 90 dias, saÃ, esperei o tempo para voltar, voltei. Os fiscais não costumam negar entrada ao perceber que você está “passeando” de um lado pro outro?
Muuuuito obrigada!! =)
Guilherme Nogueira
Olá, parabéns pelo blog.
Em agosto irei visitar minha familia na suiça, onde a minha passagem de ida esta para o dia 06/08 e volta 02/09.
Pretendo ficar uma semana em londres saindo da suica (espaço schengen) no dia 07/08 e retornando no dia 14/08 para a suiça.
Há algum problema em realizar este trajéto?????
Estou com medo em relação a entrada, saida e entrada novamente no curto prazo no espaço schengen mas sem ultrapassar os 90 dias permitos.
minhas rotas sao as seguintes:
sao paulo – zurich dia 06/08
zurich – london 07/08
london – zurich 14/08
zurich – sao paulo 02/09
espero que tenha entendido .
Agradeço desde já
Lorena
Olá! Adorei o post, difÃcil encontrar um tão esclarecedor!
Estou indo pra França estudar por um ano e meu namorado quer ir comigo mas não tem nenhum tipo de vÃnculo, somente eu.
Você indicaria o que a ele pra ele ficar esse um ano comigo lá? Sei que existe visto para acompanhante de conjuge, mas dai ele não poderia trabalhar não é?
Estamos tentando uma solução!
Grrata
pedro
ola Deise,
parabéns pelo site, muito bom.
eu tenho uma duvida, estou indo para frança à trabalho, tenho uma permissão de 3 meses, e depois eu gostaria de continuar na Europa por mais 30 dias como turista, sera que isso é possÃvel? tem como fazer alguma coisa? obrigado
Pedro