O que fazer em Mariana – MG: roteiro de 2 dias
História
Mariana foi a primeira vila, cidade e capital do estado de Minas Gerais e justamente esta é a mensagem que você vai encontrar ao chegar lá. O nome Mariana foi uma homenagem à rainha D. Maria Ana da Áustria, esposa do rei D. João V.
Em 1696 os bandeirantes paulistas encontraram ouro na beira de um rio que foi batizado de Ribeirão Nossa Senhora do Carmo. Às suas marges, vila de Nossa Senhora do Carmo foi sendo estabelecida e tornou-se a mais importante nas remessas de ouro para Portugal.
Em 1745 houve a mudança de nome para Mariana e a cidade tornou-se sede do bispado mineiro. Para demonstrar a importância que a nova capital exalava, as ruas foram todas projetadas, o que fez desta a primeira cidade planejada do Brasil.
Duzentos anos depois, em 1945 Mariana foi tombada como Monumento Nacional. Atualmente a prefeitura anda apostando na revitalização para conseguir frente à UNESCO uma declaração de “cidade mais antiga de Minas Gerais” e “Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade”.
O que fazer em Mariana – MG
Dia 1 – Mina da Passagem
É o passeio mais bacana para fazer em Mariana, especialmente se você estiver com crianças. Nós falamos mais dele neste post aqui.
Trem de Mariana a Ouro Preto
Vale a pena fazer esse trajeto, nem que seja apenas na ida. As saídas acontecem às 14h de Mariana e às 10h de Ouro Preto.
Dia 2 – Capela Nossa Senhora da Boa Morte
A Capela fica localizada no Seminário Menor e a verdade é que todos os moradores conhecem por este nome mesmo. Quando eu estive por lá e fui perguntar a direção da Capela Nossa Senhora da Boa Morte, ninguém sabia me dizer onde era.rs
Casa da Câmara e Cadeia de Mariana
Sua construção foi iniciada no século XVIII e se parece muito com as quintas portuguesas. O prédio atualmente abriga a Câmara dos Vereadores, mas já abrigou a cadeia (no primeiro andar), a prefeitura, além de uma senzala e também um espaço para fundição de ouro.
Igreja da Nossa Senhora do Carmo
A Igreja de Nossa Senhora so Carmo também fica na Praça Minas Gerais e é um pouco menor do que a Igreja de São Francisco de Assis.
Funcionamento: segunda a domingo, das 8 às 12 e das 13 às 17 horas.
Quanto: R$ 2,00
O Pelourinho de Mariana
Se eu pudesse escolher um cartão-postal para a cidade de Mariana, seria o órgão da Catedral da Sé e a Praça Minas Gerais. Esta praça acabou se tornando um símbolo da cidade por conta do Pelourinho, que traz com ele o símbolo de jurisdição – pois os infratores eram castigados nele.
Este pelourinho atual foi construído em 1970 para repor o original, construído em 1750.
O globo é para simbolizar as conquistas marinhas portuguesas, o braço esquerdo sustentando a balança representa a justiça e o braço direito segura uma espada – a condenação. No centro de tudo isto, encontra-se o brasão português.
A Igreja de São Pedro dos Clérigos
Localizada um pouco afastada do centro de Mariana, esta igreja é vista em muitos pontos da cidade por conta de sua localização estratégica. Ela foi construída entre 1752 e 1753. Por ser de uma coloração diferente, ela também se destaca das outras que você conhecerá depois. O prédio é bem imponente e por dentro também, apesar de tudo ser feito de madeira, e não de ouro. Ah, ele está inacabado, mas mesmo assim é lindo, lindo.
A Praça e a Catedral da Sé
As obras de construção foram feitas durante os anos 1710 e 1713 e em 1734 foi feito o trabalho de término da fachada. Já em 1745 houve a criação da Diocese de Mariana e consequentemente, a vila tornou-se cidade e a igreja, catedral. Entre 1751 e 1760 o célebre órgão de Arp Schnitger chega a Mariana.
O órgão foi feito inicialmente para uma igreja portuguesa, mas por algum motivo, não foi aprovado para a igreja de lá. Por ordem do rei de Portugal, ele foi trazido para a catedral. Sorte de nós, que agora temos o único modelo de órgão de Arp fora da Europa.
O concerto:
Todas as sextas e sábados há um concerto de órgão na catedral. O preço é de 15 reais e dura por volta de 1 hora. Ouvir a um órgão em uma catedral tão antiga é uma experiência que deve ser vivida por aqueles que vêm a Mariana. Feche os olhos e apenas se imagine em outra época. Recomendado
Como chegar em Mariana
Mariana é uma cidade bem pequena, então tudo fica mais fácil se você for até a rodoviária de Ouro Preto, que fica uns 15 minutos daqui. Você pode pegar o ônibus da rodoviária de Mariana, e o valor da passagem é de 2,45 reais.
Do terminal de Ouro Preto também há ônibus para São Paulo e outras cidades do interior de Minas e São Paulo. A maioria delas não aceita cartão.
Onde Ficar em Mariana
Hospedar-se em Mariana é uma boa pedida para aqueles que querem economizar. De lá, saem diversos ônibus para Ouro Preto e o trajeto dura aproximadamente 15 minutos.
A Pousada da Chácara é a sugestão de hospedagem boa e barata.
Onde comer
Outra dica de comida mineira de qualidade e por um preço bem camarada é o Restaurante Lua Cheia. Além de ser um self-service, a variedade de pratos mineiros é de dar água na boca. Tudo bem temperadinho e tudo na medida. Dá uma olhada no meu pratinho aí e babe!rsrs
Onde: Rua Dom Viçoso
Este site contém links de afiliados. Isso significa que, se você clicar em um desses links e fizer uma compra, podemos receber uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você. Essas comissões ajudam a manter nosso site funcionando e nos permitem continuar criando conteúdo novo e útil para você. Agradecemos imensamente pelo seu apoio e por utilizar os links fornecidos.