Bordeaux na França é uma cidade que muitos brasileiros apaixonados por vinho sonham em conhecer. Conhecida pelos franceses como “La Belle au Bois Dormant” (A Bela Adormecida), Bordeaux foi completamente revitalizada nos últimos 10 anos e está uma cidade bem linda e muito fácil de se locomover pelos visitantes. Por conta dessa renovação, em 2007 a UNESCO incluiu a cidade em sua lista de patrimônios. Bordeaux, então, acabou se tornando o maior Patrimônio Mundial urbano.
O que fazer em Bordeaux, França: roteiro de 2 dias
Como muitas outras cidades da França, como Arles, Nîmes e Lyon, Bordeaux também é uma cidade com uma coisa em comum: os romanos também se instalaram aqui durante alguns anos. Exemplos de construções romanas podem ser encontradas no centro da cidade, o qual inclui a Place des Quinconces e a torre do relógio Grosse Cloche.
Onde ficar em Bordeaux, França
Bordeaux é uma cidade bem pequena, então não será muito difícil encontrar um hotel com bom preço e boa localização. Para quem se interessar, nós fizemos um post sobre os melhores hotéis de Bordeaux.
Para economizar
Para quem quer conhecer os pontos turísticos e museus mais importantes da cidade, recomendo a compra do Bordeaux City Pass. Com ele, você paga um preço único e economiza tempo e dinheiro!
Dia 1
Este primeiro dia será dedicado ao centro da cidade. Passeie pela Place des Quinconces e também caminhe até a torre do relócio Grosse Cloche. Se você estiver disposto a caminhar 231 lances de escada, vá até a torre Pey-Berland (das 10h às 12h30 e das 14h às 17h; fechado às segundas; preço 5 euros) da catedral de St. Andre (das 10h às 12h e das 14h às 18h).
Quer um passeio mais cultural? Então visite o Palais Rohan, onde hoje é a Prefeitura. Outra opção é visitar o Musée des Beaux Arts (da 11h às 18h; fechado às terças; grátis).
Para aqueles que querem aprender um pouco mais sobre vinhos, existe a possibilidade de fazer um curso introdutório de um dia (http://ecoleduvindebordeaux-campus.com/). Infelizmente eu não tive tempo de fazer. 🙁
TOUR DE BIKE EM BORDEAUX TOUR DE SEGWAY EM BORDEAUX
Dia 2
Na verdade, a minha sugestão para este segundo dia não fica em Bordeaux, mas em uma cidadezinha que fica 30 minutos de trem daqui: Saint-Emilion. Chegue cedo para passear pelo centro histórico e depois fazer uma degustação previamente reservada.
Se você preferir, o escritório de turismo de Bordeaux organiza visitas com direito a degustação (http://www.bordeaux-tourisme.com). Os passeios são feitos geralmente para Saint-Emilion por isso eu ainda acredito que ir por conta é melhor.
ALMOÇO DEGUSTAÇÃO EM BORDEAUX TOUR PRIVADO A ST EMILLION TOUR DE VINHOS
Informações
Quando ir
Recomendo a visita durante o ano inteiro, no entanto, é importante salientar que o verão é bastante intenso.
Como chegar em Bordeaux
Oo aeroporto de Bordeaux fica a 10km do centro da cidade. O ônibus 1 (que sai do Terminal B) te leva até a Place des Quinconces, no centro. De lá, você pode pegar um bonde para o seu hotel, se necessário.
De trem, é só descer na estação St-Jean e pegar o bonde C para o seu hotel (eles passam na frente da estação de trem). A pé, a caminhada até o centro será de cerca de 20 minutos. A cidade é bem plana e super fácil de caminhar.
Dica: para conseguir um mapa da cidade e também saber mais sobre as opções de passeios na região de Bordeaux, vá até o escritório de turismo. Há três endereços: um no centro ( rua 12 cours du XXX Juillet), outrado lado da estação de trem e a última na rua 28 des Argentiers.
TRANSFER PRIVADO AEROPORTO-BORDEAUX
Ingressos, tours e passeios em Bordeaux e arredores
* Agradecimentos especiais à Rail Europe por ter nos cedido o Global Pass para as nossa viagens de trem.
Este site contém links de afiliados. Isso significa que, se você clicar em um desses links e fizer uma compra, podemos receber uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você. Essas comissões ajudam a manter nosso site funcionando e nos permitem continuar criando conteúdo novo e útil para você. Agradecemos imensamente pelo seu apoio e por utilizar os links fornecidos.
Andrea Raminelli
Ola, adorei suas dicas!
Deise de Oliveira
Obrigada, Andrea!