O que fazer em Lyon, França: roteiro de 2 dias
Lyon é uma cidade não muito conhecida pelos brasileiros, mas nem por isso não subestime a beleza e a importância da cidade no eixo cultural francês. Situada entre dois dos maiores rios do país, o Saône e o Rhône, Lyon já era um polo importante na época dos romanos (em 43 AC) e era a cidade mais importante daquela época depois de Roma. Acreditam?!? Hoje em dia, Lyon continua agradando seus visitantes não só com seus monumentos históricos, mas também com um novo boom de prédios super modernos, restaurantes renomados e hotéis luxuosos. E não é que a cidade está conseguindo se reinventar?
Deixamos aqui uma sugestão de roteiro de 2 dias em Lyon para quem estiver com viagem marcada para lá. Esse roteiro é foi feito por mim em minha viagem pela cidade e deu super certo. Não sabe o que fazer em Lyon? Então veja nossas dicas:
Onde ficar em Lyon: melhores hotéis
Não sabe onde ficar em Lyon? Veja aqui uma lista com as melhores promoções.
Booking.com
Hoje é dia de calçar um tênis bem confortável e subir até a Basílica de Fourvière. Leve bastante água e vá parando para apreciar a vista. A basílica por si só também é um passeio que vale a pena: ela foi construída no século XIX com o estilo Neo-Romano-Bizantino. Perto daqui há ruínas romanas que datam do ano 15 AC, o que significa que a região já era importante no passado.
TOUR DE SEGWAY PELO CENTRO DE LYON TOUR DE BICICLETA ELÉTRICA EM LYON
Para comer:
Lyon é conhecida pela alta culinária, mas também pelos bouchons – o que seria o nosso equivalente ao boteco com comidas “gordas”, vulgo “casa do Norte”. Eu fiquei curiosa e experimentei, mas confesso que não me agradou muito. Como sou acostumada a comer muita coisa leve, como peixe e frango, achei muito pesado.
Aproveite para conhecer o centro histórico, ou Vieux Lyon. O bairro está na lista da UNESCO como Patrimônio da Humanidade. Aproveite e pare para tirar uma foto nos enormes letreiros com o nome da cidade.
Saia de lá e visite uma nova área chamada de Confluence. Este é o lugar que os melhores arquitetos do mundo escolheram para erguer os seus prédios incríveis. A cidade realmente se transformou em um novo pólo arquitetônico depois da construção dessa área.
Dia 2 – Museu Lumière e Passeio de Barco
Você sabia que o cinema nasceu em Lyon? Pois é! E a casa dos irmãos Lumière virou um museu bem bacana sobre a história deles e também sobre o cinema.
Site: http://www.institut-lumiere.org/pratique_index.html
Preço: 6,50 euros
Horário: de terça a domingo das 10h às 18h30.
Endereço: 25 rue du Premier-Film (Metrô Montplaisir-Lumière).
Continuando a nossa saga pelo cinema, visite também o Museu da Miniatura e do Cinema. Nele você vai ver como os efeitos especiais são feitos, além de conseguir ver réplicas de diversos bonecos de filmes famosos. Agora o mais bacana mesmo são as miniaturas! Tão pequeninas e tão reais! São quase 1000 delas e você não vai se cansar de vê-las!
Site: http://www.museeminiatureetcinema.fr/accueil.html
Preço: 8 euros
Horário: de segunda a sexta das 10h às 18h30 e sábados e domingos das 10h às 19h00.
Endereço: 60 Rue Saint-Jean (Metrô Vieux Lyon).
Que tal um passeio de barco para ver a cidade por um outro ângulo? O trajeto completo dura cerca de 1 hora e é bem bacana. Dá até pra dizer que Lyon se parece muito com Paris! (Sim, eles tem uma réplica idêntica ao terceiro andar da Torre Eiffel).
Site: http://www.lyoncityboat.com/
Preço: 10 euros
Atenção: é obrigatório reservar antes no Quai des Célestins.
Para economizar em Lyon
O Lyon City Card é uma ótima pedida para aqueles que querem economizar tempo e dinheiro. Todos os passeios indicados aqui foram feitos com ele e não tive problema algum. Com ele você pode utilizar o transporte público quantas vezes quiser, fazer um passeio de barco, visitar os museus citados aqui e muitos outros!
Para mais informações, visite o site http://www.en.lyon-france.com/Lyon-City-Card. Os passes são vendidos de acordo com dias: o de 1 dia custa 21 euros, o de 2 dias 31 euros e o de 3 dias 41 euros. Você pode comprá-los no Office de Tourisme de Lyon na Praça Bellecour (metrô de mesmo nome), na região central da cidade.
Para quem se interessar:
Lyon tem uma festival anual de cinema chamado de Festival Lumière (http://www.festival-lumiere.org) durante o mês de outubro. Se você for viajar para Lyon nesta época, vale a pena dar uma olhada na programação!
Como chegar em Lyon
Trem
Se você chegar de trem, não terá muitos problemas. Embaixo da estação ferroviária Lyon Gare Part Dieu tem uma estação de metrô para o centro da cidade.
TRANSFER ESTAÇÃO DE TREM-HOTEL TRANSFER HOTEL-ESTAÇÃO DE TREM
Avião
Saindo do aeroporto de Lyon, pegue o bonde chamado de Rhonexpress (http://www.rhonexpress.fr) até o metrô. O preço é 13,50 euros (ida) para os tíquetes comprados na internet.
TRANSFER DO HOTEL-AEROPORTO LYON TRANSFER AEROPORTO LYON-HOTEL
Para se locomover pela cidade
Se você comprou o City Pass, a melhor opção é usar o metrô, que é bem eficaz e rápido e de graça com o seu passe. Agora, uma outra opção é alugar uma bike para conhecer Lyon de uma maneira diferente. As bicicletas Velo’v estão por toda parte, mas para usá-la você terá que se cadastrar primeiro e pagar uma anuidade de 25 euros por um ano. Depois disso, você poderá usar essas bikes de graça por 30 minutos. Quer usar por mais tempo sem gastar mais? Então antes dos 30 minutos, deixe a sua bike em uma das estações e pegue uma outra. A cada aluguel o tempo começa a contar novamente. O site da Velo’v é http://www.velov.grandlyon.com/
* Obrigada ao Office de Tourisme de Lyon por nos ter cedido o Lyon City Card e à Rail Europe por ter nos cedido o Global Pass.
Este site contém links de afiliados. Isso significa que, se você clicar em um desses links e fizer uma compra, podemos receber uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você. Essas comissões ajudam a manter nosso site funcionando e nos permitem continuar criando conteúdo novo e útil para você. Agradecemos imensamente pelo seu apoio e por utilizar os links fornecidos.
Luis
Estamos a preparar uma viagem a Lyon, pelo que li o seu artigo sobre a cidade, que me ajudou bastante a efectuar um plano de viagem.
Muito Obrigado
Deise de Oliveira
Que bom, Luis. Fico feliz por ter ajudado!
Filipa
Olá. Achei este artigo muito útil! Simples e resumido 🙂
Vou a Lyon muito em breve e ficava-lhe bastante agradecida se me pudesse ajudar a esclarecer as seguintes questões:O Lyon City Card permite andar de “tram” gratuitamente? É possÃvel reservar um passeio de barco através da internet com o Lyon City Card?
Muito obrigada!
Deise de Oliveira
Oi Filipa, sim, o bonde está incluÃdo.
Sim, você pode fazer o passeio de barco, mas terá que reservar pessoalmente. Mais informações no link do Lyon City Card no corpo do texto.
Abs,
Deise
Lays
Uma pequena correçao, a anuidade da vélo é 15€, no mais, parabéns pelo post e pelas dicas 🙂
Palova
Saindo da Gare para o centro em qual a estacao do metrô vc me recomendaria descer para ver as coisas? Farei um bate e volta de Montpellier a Lyon pra passar o dia e conhecer um pouco a cidade. Obrigada! Muito boas as suas dicas!
Deise de Oliveira
Oi Palova, você vai descer na estação central de Lyon mesmo.
Abs,
Deise
Patrícia
Bom dia,
Estou em Villefontaine no hotel Mercure, qual o jeito mais economico de ir a Lyon?
Pryscila Gashi Musso
Lyon é uma das cidades mais ricas em cultura e gastronomia de toda Europa!
E as redondezas também merecem ser visitadas…beaujolais, Vale do Rhône, Perrouges, as cidades de pedras douradas, Annecy, etc… a região é linda! 🙂
Trabalhamos com turismo para brasileiros na região,
visitas, passeios e wine tours em português com especialistas no assunto.
Será um prazer dividir com vocês um pouquinho da França!
Sônia
Boa noite estarei em Lyon no mês de julho e após minha estadia por lá sigo para Berna na Suiça, gostaria de saber qual seria a melhor CIA de trem para fazer o trajeto.
Obrigada! Sônia
Marcella
Olá Sonia,
Você pode comprar pela sncf : http://www.sncf-voyages.fr
a viagem dura em média 4h.
José Carlos Vinhais
Deise, bom dia !!!
Muito Obrigado pela postagem.
Irei utilizá-la como base para a elaboração do meu roteiro.
A dica sobre City Card foi muito valiosa.
Ficarei 3 dias em Lyon e, se possível, gostaria de tirar duas dúvidas com você:
01) Irei de carro de Paris até Lyon. Vc sabe me dizer se a estrada até Lyon está sujeita a neve ??? Estou com receio disso.
02) Gostaria de aproveitar 1 dos 3 dias para ir até Genebra. Devo usar o trem ou vou de carro ???
Abraços !!!
Deise de Oliveira
Oi José, fico feliz que tenha gostado. Infelizmente eu não consigo te dizer se estará nevando ou não. Em coisas da natureza eu prefiro não me meter….rs. Certa vez eu viajei para o Deserto mais árido do mundo e choveu…só pra você ter uma ideia.
Quanto a ir a Genebra, vai muito do que você quer. Os trens na França são muito confortáveis…além disso, você não terá que se preocupar com estacionar. Essa é uma questão bastante pessoal.
Abraços e boa viagem!
Claudia Gonzaga
Que cidade fantástica é Lyon.
Já havia ido muitas vezes à PAris e agora sempre que vou à França passo uns dias nesta cidade fascinante. Visitando as redondezas, como Annecy, Pérouges, os vinhedos e sempre tem algo novo para se ver. Sempre fazemos os passeios com a ……, empresa muito bacana de uma brasileira em Lyon. Para gente que nõa fala outra lingua (for aum inglês meio meis ou menos), é ótimo pois todos passeios são em português.
Minha útlima dica foi um ônibus restaurante gastronômico que descobri, faz o tour da cidade toda iluminada enquanto a gente jantava. MUito gostoso e legal, vale a pena!
Contando o tempo para poder ir para lá novamente 🙂
Juliana Mota
Adorei seu artigo! Fomos para Lyon, eu e meu noivo, em 2017. Adoramos. Achamos melhor contratar uma empresa que tivesse visita guiada (e em português…), assim não perderíamos nadinha! Achamos ….. Nossa, a guia foi muito boa, nos levou para conhecer os lugares. Conhecemos vinícolas, comemos bem…
Fiquei com saudade de lá. Quem sabe voltamos? Obrigada por deixar a França novamente “pertinho” de mim.