Laguna Cejar, Ojos del Salar e Tebinquiche no Atacama, Chile
Como fomos no verão, a água estava bem quentinha e era bem agradável ficar lá dentro, relaxando. O legal é que o nosso inconsciente não entende muito que não é necessário mexer os braços para não afundar, e você continua, sem necessidade. Quando você resolve parar de mexer os braços, vê que consegue boiar até de pé! Muito bacana!
O nosso guia, o Robinson, nos explicou um pouco sobre a geografia desse lugar tão maravilhoso. A explicação da quantidade de sal por aqui é simples: antes de haver as Cordilheiras, aqui era mar! Daí, as Cordilheiras surgiram e fizeram com que o sal ficasse concentrado nessa região, pois não existe maneira dele sair daqui.
De tão salgado, a densidade do nosso corpo é menor que a da lagoa, e por isso boiamos. Só aviso uma coisa: não tentem mergulhar ou molhar o olho. Além de arder muito, pode prejudicar sua vista.
Saímos da água e quando comecei a me secar, percebi que estava toda branca de sal! A sensação é bastante incômoda…ainda bem que o ônibus parou em um banheiro e eu consegui tirar um pouco do sal na torneira da pia! kkkkk (Até havia um galãozinho com água doce com o guia, mas era o suficiente apenas para lavar as mãos e o rosto).
De lá, fomos ao que eles chamam de Ojos del Salar, que são dois buracos redondos no meio do Salar do Atacama. Essa água já não é tão salgada, então não dá pra boiar. Aqui precisa saber nadar, além de gostar de água fria, pois aqui não passava dos 16 graus.
Ah! Um agravante: por ser um buraco, as pessoas costumam se jogar…..então precisa de um pouco de coragem também. O Fábio foi um dos primeiros e eu estava certa que não iria entrar, pois detesto água fria. O problema é a combinação de sal+roupa não é muito agradável, então eu decidi que iria entrar para tirar o sal. O problema é que a água é muito gelada e não dá coragem de entrar aos poucos….então lá fui eu me jogar do penhasco! E a água é congelante! Eu só pulei e já fui até as bordas para sair de lá!rs
Depois da adrenalina de pular em um buraco com água, fomos para o teto do caminhão em direção à Tebinquiche. É lá que todas as agências fazem um pit-stop para ver o por do sol e tomar um pisco. Chegamos encima do caminhão, enquanto todas as outras agências vão de van comum…e foi justamente nessa hora que eu percebi que tinha feito a escolha certa. O ônibus é muito bacana!
Tiramos muitas fotos no salar e fomos fazer um brinde com pisco. Conversamos, fizemos amizades e ficamos lá até às 22h (todas as outras agências já tinham ido embora). Era o último por do sol do ano, e foi comemorado de uma maneira mais do que especial.
Preço: 15.000 pesos por pessoa.
Não inclui o valor de entrada do parque (2.000 para adultos, 1500 para estudantes e 500 para crianças menores de 12 e idosos 1.000).
Horário: O passeio começa às 14h e acaba por volta das 21h. No nosso caso, chegamos no hostel às 23h, pois o pessoal da Grado 10 é mais do que bacana!
Inclui cocktail com pisco, salgadinhos, amendoim, azeitonas e queijos.
Este site contém links de afiliados. Isso significa que, se você clicar em um desses links e fizer uma compra, podemos receber uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você. Essas comissões ajudam a manter nosso site funcionando e nos permitem continuar criando conteúdo novo e útil para você. Agradecemos imensamente pelo seu apoio e por utilizar os links fornecidos.
Vinicius
O visual e a energia desse lugar é incrÃvel.
Eu e a Pri curtimos muito e tinhamos certeza de que vcs gostariam.
As fotos estão show!!!
Deise de Oliveira
Valeu Vini!
Agora temos que marcar aquela viagem juntos, né? rsr
Outros Ares
Fui em 2009 e me apaixonei pelo atacama, um destino incrÃvel, ficarÃamos fácil fácil 1 semana por lá. 🙂
Quando fomos, o nosso guia levou água em garrafão, para nos lavar após o banho na laguna cejar, uma gentileza não?
Eu não conhecia este caminhão, acho que na minha época não tinha.. Boa dica 🙂
Aguardando mais mais dicas 🙂
Érika
Deise de Oliveira
Érika,
nós ficamos 6 dias e adoramos! É um destino incrÃvel mesmo.
Beijo!
Rocardinali
Adorei o blog e as dicas.
estou indo para o Atacama agora em fevereiro.
Queria dica de hospedagem em São pedro. vc ficaram em Hostel?
Abs
Roberta
Deise de Oliveira
Sim! Nós ficamos no hostel Backpackers. Mais pra frente eu colocarei mais informações sobre ele.
Abraço!
Gabriele
Oi Deise tudo bem?
Me diz uma coisa, e pra sair dos Ojos del Salar? É muito dificil? Hahaha
Fico só pensando nisso! Haha
beijos, parabens pelo blog 😉
Deise de Oliveira
Hahahah!! Fácil não foi, mas o nosso guia nos deu uma mãozinha. Literalmente! 🙂