Bate-volta a Tsárskoe Sieló (Púchkin) desde São Petersburgo
Se você estiver com viagem marcada para São Petersburgo, vale a pena reservar um dia para visitar Peterhof (o Palácio de Verão) e também Tsárskoe Sieló (ou Púchkin para os mais íntimos…já explicaremos o motivo desse nome). Muitos escrevem como Tsarskoye Selo, mas como os sons de “e” em russo se transformam em “ie” e o fato de que não temos “y” em nosso alfabeto original, a maneira mais correta de se escrever o nome é como está no título mesmo. 😛
Se você já ficou de boca aberta com Peterhof, espere até chegar em Púchkin. O Palácio da Catarina e os enormes jardins que o circunda abriga cerca de 7000 visitantes diariamente durante o verão. O lugar é lindíssimo e merece uma visita de um dia inteiro.
O nome Tsárskoie Sieló parece coisa de outro mundo, mas o significado é bem simples: tsárskoie (“do czar” em português), sieló (“vila”). Então já dá pra imaginar que aqui tudo é grandioso, né?
A história de Tsársoie Sieló
Esse área toda foi dada a Catarina I pelo seu esposo, Pedro, o Grande em 1708. Catarina I, e depois a sua filha Elizabeth foram as pessoas que iniciaram a empreitada da construção o Palácio. Depois, sua sucessora, Catarina II (mais conhecida como Catarina, a Grande) continuou a expansão do espaço.
O espaço é bem grande e inclui vários complexos: além do Palácio, há também jardins à moda francesa, pontes, lagos, pagodas…Além disso, foi construído aqui em 1811, à pedidos do czar Alexandre I, um liceu que se tornaria muito famoso, especialmente por ter tido como um dos seus primeiros e ilustres alunos, Púchkin, o pai da literatura russa.
Aqui também foi morada para uma outra célebre poeta russa, Anna Akhmátova. Akhmátova tinha uma profunda admiração por Púchkin e fazia referências a ele em muitos de seus poemas e depois dedicou uma série de artigos a ele.
Para mim, que estudei essa autora no doutorado e seu diálogo com Púchkin, essa viagem teve muita importância. Eu pude rever lugares onde ela morou, sobre esculturas que ela escreveu…é muita emoção, gente!
Se você quiser visitar o Palácio, não deixe de entrar na sala Âmbar. É impressionante!
Como chegar em Tsárskoie Sieló (Púchkin)
Vá até a estação de metrô Vitebsk até a estação Púchkin. De lá, pegue um ônibus (371 ou 382) até o portão de entrada. As filas são enormes e eu recomendo que você compre seu ingresso com antecedência.
Mais informações
Horários:
Maio a Setembro de qua-dom 12.00-17.00.
Junho a Agosto: qua-dom 12.00-19.00; Segundas: 12.00-20.00. Fehado às terças.
Endereço:
Sadovaya St 7, Pushkin
São Petersburgo 196601
Este site contém links de afiliados. Isso significa que, se você clicar em um desses links e fizer uma compra, podemos receber uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você. Essas comissões ajudam a manter nosso site funcionando e nos permitem continuar criando conteúdo novo e útil para você. Agradecemos imensamente pelo seu apoio e por utilizar os links fornecidos.