Praça dos Museus em Amsterdam: reserve com antecedência
A Praça dos Museus, ou Museumplein em holandês, é um daqueles lugares que devem estar em sua lista de pontos turísticos de Amsterdam. Sei que visitar museus é a última coisa que você pensa em fazer quando estiver em Amsterdam, mas vai por mim: os museus daqui são incríveis!
Três dos maiores museus da cidade estão aqui nesse pedaço: o Van Gogh, o Rijksmuseum e o Stedelijk. No Rijksmuseum você vai encontrar obras de Rembrandt, Vermeer and Hals e vai dar para ter uma ideia de como era (e na verdade ainda é) boa a vida dos abastados da época.
Booking.comJá o museu Van Gogh é dedicado especialmente a um dos pintores mais queridos do mundo. São mais de 200 obras dele aqui, 500 desenhos e as cartas (incluindo aquelas que ele enviou para o seu irmão, Theo). No Stedelijk você vai encontrar obras de arte moderna e contemporânea, incluindo Picasso.
Aqui é um ótimo lugar para passar o dia todo, especialmente se você pretende visitar todos esses museus. No nosso caso, como estávamos com o nosso cachorro e ele não pode entrar nos museus, tivemos que nos revesar para entrar, mas isso não foi um problema para a gente. Já estávamos mais no final da viagem e tão cansados que achamos até gostoso ficar deitado na grama descansando (demos sorte de pegar dias mais quentes por aqui, se estivesse frio seria mais complicado).
Para quem quer economizar: planeje!
Se você está querendo economizar uma graninha, o ideal é comprar o cartão IAmsterdam Card, que te dá acesso a todos esses museus. A única questão é que, como está havendo um trabalho por parte da prefeitura de tirar os turistas do centro da cidade e espalhá-los para outras partes da cidade (além do fato de que os museus não estavam dando conta da demanda de turistas), eles estão dificultando a entrada e a visitação.
Para conseguir visitar o Van Gogh museum e o Rijksmuseum você precisa ter em mãos o cartão do IAmsterdam, para então entrar no site de cada museu e fazer uma reserva de dia e horário. Diferentemente de qualquer lugar do mundo em que há esses cartões, aqui você tem obrigatoriamente que reservar um dia.
Os 3 museus daqui são incríveis e realmente valem a visita. O museu Van Gogh é emocionante por si só. Para quem conhece um pouco da vida dele, fica ainda mais legal, pois você acaba percorrendo toda a vida dele, incluindo seu período em Arles, Auvers-sur-Oise e St. Rémy-de-Provence.
O problema é que muitas vezes, você precisa de alguns dias até encontrar uma data disponível. Ou seja: você não consegue pegar o cartão em um dia e no mesmo dia visitar os museus, pois não há data disponível. Ou seja: se você for ficar apenas um dia na cidade e fizer questão de visitar esses museus, recomendo a compra do ingresso separadamente no próprio site.
Quando eu estive aqui pela primeira vez, em 2007, a entrada não era tão controlada. Eu fiquei bem surpresa em ver que não é mais possível entrar no Museu Van Gogh nem para ir na lojinha. Está tudo fechado mesmo.
Entendo que a cidade de Amsterdam está vivendo um dilema com o excesso de turistas, mas ainda não acho que eles encontraram uma maneira ideal de lidar com essa questão. Enfim. De qualquer maneira, fica a dica: reserve com antecedência!
Passeios e ingressos
Este site contém links de afiliados. Isso significa que, se você clicar em um desses links e fizer uma compra, podemos receber uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você. Essas comissões ajudam a manter nosso site funcionando e nos permitem continuar criando conteúdo novo e útil para você. Agradecemos imensamente pelo seu apoio e por utilizar os links fornecidos.
Fábio
Vivaaaaa. Legal demais 😉 !!!