O que fazer em Ouro Preto: roteiro 2 dias
Vai viajar para Ouro Preto, a mais famosa das cidades históricas de Minas Gerais e não sabe o que fazer por lá? Veja neste post o que fazer em Ouro Preto em um roteiro de 2 dias. Se interessou em conhecer outras cidades históricas de MG? Clique e leia mais sobre Mariana, Tiradentes, São João del Rey e Congonhas.
O que fazer em Ouro Preto: roteiro 2 dias
Um pouco da história de Ouro Preto
Ouro Preto não teve sempre este nome; antes ela se chamava Vila Rica e foi fundada em 1711. Em 1720 ela foi escolhida para ser a capital da capitania de Minas Gerais. Em 1823, a pedido de D. Pedro I, ela recebeu o título de Imperial Cidade de Ouro Preto.
Também a pedido de D. Pedro I, foi fundada aqui a Escola de Minas – o primeiro instituto de estudos mineralógicos, geológicos e metalúrgicos do Brasil. Ouro Preto está muito bem conservada e durante a noite, ela é um convite a viajar no tempo!
Quais igrejas visitar em Ouro Preto? O que fazer em Ouro Preto?
Dia 1 – Visite as igrejas mais bonitas
Ouro Preto é uma daquelas cidades tão lindas que fica até difícil escolher quais igrejas visitar por lá. Em todo o lugar que você olha, são inúmeras possibilidades de lindas fotos serem tiradas. E as ladeiras? Haja fôlego para aguentar tanta subida e descida – por isso digo mais uma vez que a melhor opção de calçado para visitar as cidades históricas é mesmo o tênis.
Assim que você chegar na cidade, procure o Centro de Informações Turísticas e peça por um mapa com as igrejas. São tantas que será até difícil escolher quais valem a pena visitar. Para facilitar a sua vida, nós listamos as mais bonitas e conservadas (muitas delas não estão abertas a visitação).
Igreja de São Francisco de Paula
Esta igreja foi construída entre 1804 e 1898 e foi uma das últimas a serem construídas durante o período colonial. Isto significa que ela foi construída durante a decadência do ciclo do ouro, e por isto mesmo ela é pobre em detalhes.
Infelizmente, ela não estava aberta para visitação nas vezes que passei por lá. Mesmo assim, a íngreme subida será recompensada com uma linda vista da cidade.
Horário: de terça a domingo, das 9 às 10:45h e das 13:30 às 16:45h, e domingo, das 13 às 16:45h.
Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar
Esta certamente é a uma das igrejas mais suntuosas que há nas cidades históricas mineiras. Ela foi construída no século XVII e é a mais ornamentada da cidade por haver mais irmandades por aqui.
Igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto
Juntamente com a Igreja do Pilar, esta é uma das mais conhecidas de Ouro Preto. Com sua construção iniciada em 1766, ela é absurdamente linda e é de impressionar que Aleijadinho tenha feito uma obra tão magnífica como esta.
O teto foi feito pelo Mestre Ataíde e o projeto arquitetônico e o púlpito foram feitos por Aleijadinho. Muitos consideram esta a obra-prima dos dois artistas. Ah, esta igreja foi considerada uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo.
Endereço: Largo do Coimbra.
Horário: de terça a domingo, das 8:30 às 11:45h e das 13:30 às 17h.
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição
A sua construção se deu entre os anos 1727 a 1746 e o responsável pelo projeto foi nada menos que o pai de Aleijadinho. Os dois estão enterrados nesta igreja e é em um anexo dela que se localiza o Museu do Aleijadinho.
Endereço: Praça Antônio Dias.
Horário: de terça a sábado, das 8:30 às 12:00h e das 13:30 às 17h, e domingo, das 12 às 17h.
Dia 2- Mina do Chico Rei
Esta mina de ouro tem este nome por conta de Chico, um escravo vindo do Congo que conseguiu comprar sua carta de alforria e depois a própria mina. A visitação está permitida somente nos 50 metros iniciais, mas não é muito agradável. O caminho é bem pequeno e temos que nos agachar e quase nos arrastar em muitos trechos. A sensação é muito mais sufocante do que na Mina da Passagem.
Quanto: 10 reais.
Para comprar artesanato em pedra-sabão
Se você quiser comprar um artesanato típico de Ouro Preto, a sugestão é comprar algo em pedra-sabão. Para comprar com um preço mais camarada, a sugestão é ir até o Largo do Coimbra, em frente à Igreja São Francisco de Assis.
Onde comprar cachaça em Ouro Preto
Assim que eu cheguei em Ouro Preto, saí caminhando meio que sem rumo. Depois de uns 10 minutos caminhando, encontrei esta cachaçaria e não resisti: tive que entrar, provar e comprar umas cachacinhas de presente para a minha pessoa.
O Felipe foi muito simpático comigo e me deixou provar tantas cachaças e licores que eu saí de lá vendo tudo muito mais colorido. Levei uma chachaça e um licor (eu teria levado muito mais se tivesse espaço na mala). eles também vendem pela internet e eu já estou pensando seriamente em reforçar o meu estoque!
O site deles é www.artesanatoinconfidente.com.br
Onde ficar em Ouro Preto
Não sabe onde ficar em Ouro Preto? Veja uma lista de hotéis sugerida pelo Booking.com
Achou tudo muito caro? Uma solução é se hospedar em Mariana, a cidade vizinha e bem mais em conta.
Este site contém links de afiliados. Isso significa que, se você clicar em um desses links e fizer uma compra, podemos receber uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você. Essas comissões ajudam a manter nosso site funcionando e nos permitem continuar criando conteúdo novo e útil para você. Agradecemos imensamente pelo seu apoio e por utilizar os links fornecidos.