Top
  >  Curitiba   >  Universidade Livre do Meio Ambiente, Curitiba – PR

 

Se você vai a Curitiba deveria, na minha opinião, visitar esse lugar que é também ícone da arquitetura brasileira contemporânea. (Por falar em arquitetura, publiquei esta postagem também no Lanfer Arquitetura, já que não consigo desvincular meu olhar entre viajante e arquiteto.)
São tantas as qualidades e aspectos interessantes relacionados à esse lugar, que o tornaram uma das mais importantes referências da cidade. (E olha que a briga é boa, pois há o Museu Niemeyer, Jardim Botânico, Ópera de Arame, etc..)




Para quem não conhece, o passeio é uma ótima surpresa. Na entrada passa-se por uma ponte com arcos, que não tem nada de excepcional (mesmo sendo – acredito eu – uma referência às ‘estações tubo’ do interessante sistema de transporte da cidade). Vamos em frente.


Então o caminho se fecha na mata, numa elegante passarela elevada, e uma sensação de “imersão” toma conta. Depois ela se torna expectativa. E chega-se ao tão esperado lugar assim:

(fonte: http://www.unilivre.org.br/imagens/galeria/tb_gal-126-778.JPG)

O espaço possui enorme beleza arquitetônica e paisagística, relaciona-se com a história local e da cidade, apresenta exuberante fauna e flora, e além de tudo é uma iniciativa exemplar mundialmente na área de educação ambiental. Quer mais? (Infelizmente não consegui tirar aquela foto pois havia gente na frente na hora)


A Universidade Livre do Meio Ambiente – UNILIVRE – consiste numa Organização Não Governamental que desde 2002 se tornou uma OSCIP – Organização Social Civil de Interesse Públicovoltada para o desenvolvimento sustentável urbano e a melhoria da qualidade de vida urbana. Realiza projetos e atividades (cursos, seminários, conferências, exposições, estudos, pesquisas e consultorias) na área de meio ambiente, e tem como missão: “construir e disseminar conhecimentos teóricos e práticos que alicercem a construção de uma sociedade sustentável”


O projeto arquitetônico é de Domingos Bongestabs. Foi construído pela “Emadel- Estruturas em Madeira” e teve sua inauguração em junho de 1992 (a instituição surgiu pouco antes, em 1991).


Difícil não se encantar com o lugar, o que é ainda mais favorecido pelo percurso nas passarelas que compõe o conjunto construído da instituição.


Detalhes construtivos me saltam à visão. Misturam uma complexidade de linhas estruturais e execução de ligações com uma aparente simplicidade de implantação no terreno e sensibilidade com entorno.


Madeira, conectores de aço, tijolos, grandes painéis de vidro e cores nas paredes convivem harmoniosamente e compõe os espaços.


A madeira é o eucalipto, proveniente do rio grande do sul, e autoclavado para resistir 30 anos exposto às intempéries.


A área do Bosque Zaninelli permaneceu por muito tempo desconhecida e abandonada, servindo como esconderijo de marginais e como depósito clandestino de entulho e lixo.


Foi descoberta pelo arquiteto Roberto Gandolfo ao adquirir um imóvel na encosta da pedreira, que logo avisou ao prefeito Jaime Lerner a presença do paraíso escondido.
O lago é consequência da atividade mineradora, que ao chegar ao lençol freático teve que ser interrompida. Hoje ele possui profundidade de 8 metros e é habitado por vários animais. 
As aflorações segundo o site da Unilivre são de rochas granulíticas, as mais antigas da região.


O Percurso que é ao mesmo tempo circulação e contemplação nos leva a um mirante. De lá do alto podemos olhar para trás, e se encantar novamente com o local. Convenceu?


Para chegarmos lá, utilizamos a Linha Turismo, uma ótima opção para conhecer os diversos pontos turísticos de Curitiba. Aqui no Viagem Pelo Mundo tem uma postagem específica sobre esta linha. 

Bom Passeio!

Local: Rua Victor Benato, 210, no bairro do Pilarzinho,Curitiba-PR/Brasil, CEP 82.120-110. 
Horários: das 8:00 às 19:00 
Fone: (41)3254-5548 
E-mail: unilivre@unilivre.org.br

Este site contém links de afiliados. Isso significa que, se você clicar em um desses links e fizer uma compra, podemos receber uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você. Essas comissões ajudam a manter nosso site funcionando e nos permitem continuar criando conteúdo novo e útil para você. Agradecemos imensamente pelo seu apoio e por utilizar os links fornecidos.

Doutora em literatura por formação, mas estudande do comportamento canino por amor. Residente em Colônia na Alemanha, está sempre procurando lugares para conhecer na sua nova cidade com o seu marido e cachorro.

post a comment