Viagem ao Hermitage em São Petersburgo, Rússia
Viajar para São Petersburgo está em sua lista? Então, certamente conhecer o Hermitage também deve estar. O museu não é apenas um importante ponto turístico da cidade, mas também possui um papel muito importante na história da Rússia.
Booking.comO Hermitage é o Louvre dos russos, mas muito mais bagunçado e cheio de turistas, infelizmente. O espaço é gigante, com obras interessantes, outras nem tanto assim, mas com salões impressionantemente lindos.
Dizem que se você ficar cerca de um minuto olhando cada item do museu, você demorará 10 anos inteiros, sem dormir nem comer. Ou seja: é praticamente impossível ver tudo, especialmente com a quantidade de turistas que você vai encontrar lá dentro.
Para quem não sabe russo, há um problema ainda maior: todas as placas são em russo e não há nada em inglês. Nadinha. Se você quiser saber um pouco mais sobre o lugar, sugiro comprar um guia de viagem ou até mesmo contratar um guia que fale inglês para te ajudar.
Hermitage e a história da Rússia
O Hermitage até antes da Revolução Russa era conhecido como Palácio de Inverno e era a residência oficial dos czares. Com a criação de São Petersburgo por Pedro, o Grande com o objetivo de europeizar a Rússia, era necessário construir um palácio que se assemelhasse aos moldes europeus. O projeto inicial acaba sendo estendido a cada novo czar que ocupava o poder, criando o complexo que conhecemos hoje.
Entretanto, temos que dizer que sua moradora mais ilustre e responsável pela maior parte da renovação e do que vemos ainda hoje foi a czarina Catarina, a Grande. Além disso, foi justamente ela a responsável por boa parte do acervo do museu e conforme ela ia ia adquirindo mais obras de arte, viu-se necessária a expansão de mais outras alas.
Com o reinado de Nicolau II, o último czar, o Palácio de Inverno começou a deixar de ser utilizado como morada. A família real decide passar mais tempo em Tzárskoie Cieló do que aqui. A partir de 1914 o palácio começa a ser usado como ambulatório para as centenas de soldados que voltavam da guerra machucados. E o resto todo mundo já sabe: a família real foi capturada depois da Revolução e assassinada em Iekatierinburg em 1918.
Uma visita ao Hermitage em São Petersburgo
Visitar o Hermitage requer doses extras de paciência e disposição. São muitos os turistas aqui e muitos deles são aqueles sem nenhuma educação, incluindo chineses (que são famosos por não respeitarem filas, por falarem alto, etc). São muitos os guias de viagem aqui que entram com suas sombrinhas (sério, eles entram no museu com isso) e atrapalham a visão de todos.
De qualquer forma, acho que é preciso conhecer um lugar para poder falar mal dele e recomendo a visita mesmo assim. Ironicamente, não há nada no Hermitage que fale da Revolução Russa e da mudança história que ocorreu tendo como pano de fundo esse lugar.
São Petersburgo parece que ainda quer viver na era dos czares e tudo o que vemos, incluindo cosplays na rua e lembrancinhas, são relacionados a eles.
Informações
Ingresso: compre o seu ingresso antecipadamente para evitar filas (e elas são imensas)!
Este site contém links de afiliados. Isso significa que, se você clicar em um desses links e fizer uma compra, podemos receber uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você. Essas comissões ajudam a manter nosso site funcionando e nos permitem continuar criando conteúdo novo e útil para você. Agradecemos imensamente pelo seu apoio e por utilizar os links fornecidos.