De tanto que eu falo da África do Sul, uma amiga minha resolveu viajar para lá. E ela vai fazer um roteiro para qualquer um ficar babando: Cape Town, Garden Route e Kruger!
Estávamos super animadas conversando, até que eu faço a fatídica pergunta: “você tomou a vacina da febre amarela, né?” Ela arregalou os olhos e o desespero bateu. Na verdade, ela já tinha tomado a vacina, mas não tinha o Certificado Internacional. Ao saber disso, o marido dela faz a fatídica constatação: “mas não tem nada sobre isso no blog da Deise!”. Pois é, meus amigos! Embora eu tenha escrito sobre a vacina de febre amarela para viajar, eu nunca havia feito um post sobre como ela é fundamental para viajar para a África do Sul.
Então o problema não era tão grave, já que agora a vacina da febre amarela vale por toda a vida. Ela e seu marido só precisariam ir em um dos postos cadastrados para conseguir o tal comprovante vitalício e pronto.
Então, vamos aos detalhes:
A vacina de febre amarela é obrigatória para viajar para a África do Sul e eles já pedem no check in aqui no Brasil mesmo. Na verdade, é uma exigência da África do Sul, pois essa doença ainda não foi erradicada no Brasil.
- Tome a vacina de febre amarela (se você é de SP capital, o melhor a fazer é ir no HC, pois aí você já sai de lá com o Certificado Internacional também)
- Você precisa tomar a vacina com uma antecedência de no mínimo 10 dias antes do embarque.
- Realize um pré-cadastro e clique na opção “Cadastrar viajante”)
- Compareça ao estabelecimento escolhido na hora marcada e leve um documento de identidade com foto + o cartão de vacinação
- Pronto! Agora você terá um Certificado Internacional e sem data de validade.
Achou muito trabalhoso? Agora é possível emitir o certificado online!
Clique nesse link e veja as instruções. Você deve enviar o número do CPF, Documento de identidade, e comprovante de vacinação. Eles vão verificar toda a documentação e te dar um retorno em até 5 dias úteis para a primeira via e 7 dias úteis para a segunda. O serviço é grátis.
Mas eu já tomei a vacina e já tenho um certificado, mas ele está vencido. O que fazer?
Nesse caso você deverá agendar um horário em um dos locais que fornecem o certificado. Aí é só pedir para trocar por um novo sem data de validade. Você não precisará tomar uma outra vacina.
Bom gente, é isso! Depois de quase acontecer uma desgraça e minha amiga me matar, segue o post que deveria ter sido escrito há muitos anos. rs
Este site contém links de afiliados. Isso significa que, se você clicar em um desses links e fizer uma compra, podemos receber uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você. Essas comissões ajudam a manter nosso site funcionando e nos permitem continuar criando conteúdo novo e útil para você. Agradecemos imensamente pelo seu apoio e por utilizar os links fornecidos.