Dicas

Acomodação

Mapa interativo

Produtos

Top
  >  São Paulo   >  Domingo na Paulista: fechada para carros e aberta ao povo!
Paulista aos domingos

Uma das coisas mais bacanas que aconteceu nos últimos anos foi o fato de que agora, aos domingos, a Paulista é fechada para os carros e aberta para a população. Se você já passeou por lá nesse dia, sabe que o espaço virou quase que “uma praia” dos paulistanos, com pessoas de todos os tipos e muitas coisas para fazer.

A quantidade de pessoas que visita a Paulista aos domingos é apenas um reflexo de como a cidade ainda é carente de áreas de lazer para a população (segundo a CET, são 30.000 pessoas a cada domingo). É tanta gente morando por aqui que, infelizmente, não há áreas verdes suficiente para todos. Se pensarmos, então, na área central de SP, a situação fica ainda um pouco mais complicada, pois são muitos os prédios em uma região onde a especulação imobiliária reina (veja como exemplo o tão falado Parque Augusta, que ainda não saiu do papel). Por isso, espaços de múltiplo uso, como a Paulista aos domingos, é uma tentativa de suprir essa necessidade de ter áreas de lazer em regiões tão valorizadas.

Sabe aquela expressão “praia de Paulista”? Pois é, fico feliz em dizer que a praia do paulistano está ficando cada vez mais diversificada e incluindo lugares abertos.

Domingo na Paulista: fechada para carros e aberta ao povo!

Em cada ponto, há algum músico tocando, pessoas vendendo seus produtos, outros apenas aproveitando o espaço. Quer dançar um forró? Lá dá. Quer ouvir uma banda de rock? Lá também tem. Prefere um samba? Tem também. Além disso, acredito que a crise financeira deva ter contribuído para que as pessoas procurem outras formas de complementarem a renda, pois existem todos os tipos de barraquinhas por lá: hippies vendendo seus badulaques, camisetas com estampas de filmes, roupas para cachorro, pipocas e muito mais.

Domingo na Paulista: fechada para carros e aberta ao povo!

Tem um cachorro? A Paulista é um dos locais mais pet friendly da cidade. Na maioria dos shoppings dali é possível entrar com o peludo sem grandes problemas.

O que fazer na Paulista aos domingos

Se você não gosta de muita multidão, sugiro que você vá lá depois das 16h, que é quando as pessoas começam a ir embora para suas casas. Outra opção é fazer um combo Paulista + algum passeio cultural, como MASP,  Parque Trianon, Casa das Rosas, Itaú Cultural ou FIESP, onde sempre há exposições e coisas legais para fazer. Existe também um espaço novo, chamado Japan House, conhecem?

Cansou? Que tal dar uma parada na Livraria Cultura, pedir um café e pegar um livro? Essa é certamente a livraria mais bonita de São Paulo e merece uma paradinha.

Enfim, a Paulista de domingo é um evento democrático justamente porque tem opções para todos os gostos e bolsos. Se ela já era um ponto turístico antes, agora então, virou parada mais do que obrigatória!

Informações

Horário: a Paulista fica fechada para carros das 10h às 19h.

Como chegar: a melhor opção é sempre o transporte público.

 

 

Este site contém links de afiliados. Isso significa que, se você clicar em um desses links e fizer uma compra, podemos receber uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você. Essas comissões ajudam a manter nosso site funcionando e nos permitem continuar criando conteúdo novo e útil para você. Agradecemos imensamente pelo seu apoio e por utilizar os links fornecidos.

Doutora em literatura por formação, mas estudande do comportamento canino por amor. Residente em Colônia na Alemanha, está sempre procurando lugares para conhecer na sua nova cidade com o seu marido e cachorro.

post a comment