Passeio com cachorro de ônibus? Em SP pode!
Já fazia um tempo que estávamos querendo passear com o nosso cachorro de ônibus, mas ainda não tínhamos tido uma oportunidade. Dessa vez, nossa ideia seria irmos até a avenida Paulista no domingo e, já que seria muito difícil estacionar por lá, percebemos que essa seria a oportunidade perfeita.
Passeio com cachorro de ônibus? Em SP pode!
Desde 2015 é possível andar com animais de estimação que pesem até 10kg (e em caixas de transporte) nos ônibus de São Paulo. A medida foi uma maneira de tentar ajudar a população carente, que muitas vezes não consegue levar os seus bichinhos ao veterinário por não terem um carro.
É possível andar de ônibus com animais pequenos, mas não de metrô
Ainda temos um caminho longo a percorrer, pois se a pessoa tiver um cachorro de porte grande, não poderá levá-lo nos ônibus. Se pensarmos no metrô de SP, a situação ainda é pior, pois apenas os cães-guia podem andar no sistema metroviário. Atualização: agora é possível levar cães de até 10kg e na caixa no metrô de SP também, mas em horários específicos e nunca no horário de pico.
Como dona responsável, sei que muitas das leis de proibição de cães foram criadas por conta de donos irresponsáveis. É só dar uma passeadinha no quarteirão do seu bairro e perceber a quantidade de cocôs nas calçadas ou até mesmo cães que não possuem um mínimo de treinamento para convivência social. Certamente casos como esses são levados em conta na hora de criar essas regras de impedimento. Pois é, temos muito o que melhorar, tanto como sociedade tanto como donos de animais de estimação.
Bem, voltando à nossa experiência ao andar de ônibus com nosso cachorro, confesso que arriscamos, pois achávamos que não daria certo. Por que? Porque não queríamos levar o Wurst em uma caixa, pois ela não seria prática de carregar depois pela Paulista. Por isso, decidimos arriscar e levá-lo em uma bolsa de transporte.
Antes de entrar no ônibus, eu primeiro perguntei para o motorista se poderíamos entrar e ele deixou! A viagem foi tranquila e o Wurst ficou na bolsa a viagem toda. Na volta, usei a mesma tática e também funcionou. Nosso passeio foi tranquilo e bem melhor do que se tivéssemos ido de carro.
Informações
- Não é permitida a entrada de cães nos horários de pico, ou seja, entre as 6h e as 10h e entre as 16h e as 19h.
- Ah, a bolsa que eu comprei é da Zee Dog, a marca mais fofa de coisas para cachorros. 🙂
Este site contém links de afiliados. Isso significa que, se você clicar em um desses links e fizer uma compra, podemos receber uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você. Essas comissões ajudam a manter nosso site funcionando e nos permitem continuar criando conteúdo novo e útil para você. Agradecemos imensamente pelo seu apoio e por utilizar os links fornecidos.
Brotas
Ótimo site de viagem
Tatiana
Pensando na população de baixa renda que tem um Spitz??? Acho que deveria ter lei igual pra todos os cães, senão é inclusão de minorias, como na maioria dos locais que se dizem pet friendly e só aceitam cães pequenos…
Deise de Oliveira
Tatiana, você leu o meu texto?
Eu disse em algum momento que sou de baixa renda? Eu elogiei essa lei que permite levar animais de estimação de até 10kg a ponto de não ver problemas e pontos a melhorar? Mais amor no coração e mais interpretação de texto 😉
Raquel
Olá Deise!
Muito legal o seu artigo. E agora sim podemos levar nossos pets em ônibus e metrô. Tem um decreto deste mês descrevendo as regras.
Um grande abraço.
Deise de Oliveira
Oi Raquel, então, esse final de semana eu testei levar o meu cachorro no metrô de SP e achei que eles estão com uma lei “para inglês ver”, pois eles não estão aceitando cachorro na bolsa, apenas naquelas caixas rígidas. Quem consegue levar um cachorro que seja maior do que 3kg em uma caixa rígida daquelas? É impossível! Vou fazer um post sobre isso logo mais.