Plov: receita do Uzbequistão
Plov: receita do Uzbequistão: Você vai encontrar essa receita escrita de diversas formas: pilav, pilau, pallau, pelau e muitas outras. Embora eu tenha conhecido essa receita na Rússia, ela é originalmente do Uzbequistão, um dos antigos países da antiga União Soviética. Para ser mais justa, ela é provavelmente a receita mais popular do país.
Plov: receita do Uzbequistão: tradição
Por ser uma comida relativamente fácil de ser feita e em uma panela só: é uma das receitas mais populares no Uzbequistão em eventos de família e aniversários. Lembre-se de que na cultura uzbek são as relações familiares são muito importantes, então essa comida tem aquele “gosto de infância” das festas, funerais e eventos da família.
No entanto, em casamentos e em funerais, só os homens comem a receita, que é preparada por eles mesmos. É um evento social. Ah! Há também uma crença de que o verdadeiro plov é bem melhor preparado se for por um homem…vai entender…
Assim como muitas receitas tradicionais de um país, essa aqui também possui variações: a carne vermelha pode ser substituída por frango, por exemplo, entre outros. A única coisa que não varia é a necessidade de ter a cenoura como ingrediente.
Para balancear, o prato é sempre servido com salada (que pode ser de tomates ou pepinos, por exemplo). Além disso, embora o Uzbequistão seja um país muçulmano, a influência russa fez com que fosse permitido nessas situações bebericar um pouco de vodka.
Há registros de plov desde o século XX (feita pelo médico Avicenna) ao descrever casamentos e eventos importantes. A receita, no entanto, era coisa de rico: não era fácil encontrar todos os ingredientes. Alguns ainda dizem que a receita foi inventada na Índia, onde na época era um local fácil se encontrar o arroz. Consequentemente, você vai encontrar versões de plov em muitos países da região: do Irã até a China.
Vamos ao que interessa?
Para cozinhar os ingredientes da maneira correta, você vai precisar de uma panela de barro ou uma panela daquelas que podem ser levadas ao forno. O ideal é você escolher um dia bem tranquilo para fazer essa receita maravilhosa sem pressa. Vamos aos ingredientes?
Ingredientes:
- 1kg de carne de cordeiro ou frango
- 1kg de arroz
- 1kg de cenoura
- 3 cenouras médias
- cominho
- 3 cabeças de alho
- pimenta do reino
- sal à gosto
- panela de barro ou de ferro
Modo de preparo:
Corte o frango (ou a carne de cordeiro) em pedaços e coloque na panela para dourar. Eu prefiro deixar o frango com sal uns 30 minutos antes do preparo, para ele não ficar sem gosto. Pique a cebola e coloque na panela também. Adicione a cenoura ralada (eu usei o multiprocessador, mas vale usar também o liquidificador ou até mesmo um ralador). Tempere com sal, pimenta e cominho e deixe cozinhar por uns 15 minutos.
Coloque os dentes de alho inteiros e acrescente água fervente (para não interromper o cozimento) até cobrir os ingredientes. Deixe a receita lá e não mexa por 45 minutos. Agora você irá encontrar uma consistência de purê de tomate, sabe? É hora de colocar o arroz (que pode estar cozido ou não). Se não estiver cozido, acrescente mais água até cobrir todo o arroz e deixe em fogo alto por cerca de 30 minutos. A água deverá estar seca por completo.
Este site contém links de afiliados. Isso significa que, se você clicar em um desses links e fizer uma compra, podemos receber uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você. Essas comissões ajudam a manter nosso site funcionando e nos permitem continuar criando conteúdo novo e útil para você. Agradecemos imensamente pelo seu apoio e por utilizar os links fornecidos.