Caminhos de Pedra em Bento Gonçalves – RS
Eu sei que o motivo principal da visita de muitos turistas que vão à região serrana do Rio Grande do Sul são os vinhos. No entanto, desta vez te convido a fazer um passeio diferente e cheio de cultura e história: o Caminhos de Pedra de Bento Gonçalves.
Caminhos de Pedra em Bento Gonçalves – RS
Mesmo não sendo tão famosa quanto as suas cidades vizinhas, como Gramado e Canela, vale muito a visita justamente por ser algo ainda pouco explorado. A história do lugar é bem bacana: o Caminhos de Pedra foi criado com o objetivo de resgatar a cultura italiana, um dos primeiros habitantes da região. Depois de um complexo estudo das cidades ao redor, escolheu-se este lugar por ser onde mais havia casas da época em condições razoáveis.
O primeiro grupo de turistas chegou aqui no ano de 1992 e desde então centenas de visitantes viajam para cá. O sucesso foi tão grande que o roteiro acabou virando Patrimônio Histórico e Cultural do Rio Grande do Sul. E deve ser mesmo! Até parecia que estávamos na Toscana!
Com cerca de 8km e 15 pontos de visitação, o circuito deve ser feito de carro e sem pressa. Nós chegamos um pouco antes da hora do almoço e só saímos de lá no final do dia. Algumas constatações: eu fiquei impressionada com a limpeza e organização de todos os lugares. Todas as casas que fomos eram tão limpinhas que nem parecia o Brasil. Sabe como é, né? Infelizmente eu ainda fico surpresa quando eu encontro um lugar tão limpo. Deveria ser o normal, né?
De Porto Alegre, a melhor opção é seguir até lá de carro, pegar um mapa em qualquer ponto de visitação no caminho e parar onde der na telha. São 130km de distância entre das duas cidades, o que vai dar cerca de 2h30 de viagem (isso se não houver trânsito).
Alguns dos pontos de visitação não são permitidos entrar, a intenção é somente tirar fotos do lado de fora. Outros, já possuem visitação com uma taxa bem módica. Deixo aqui quais lugares nós visitamos:
Casa da Confecção
A casa de alvenaria foi construída em 1950, mas o mais bacana mesmo é a pipa de madeira que é utilizada como uma loja com varejo de roupas de lã. Antes ela era usada para guardar 140.000 litros de vinho. Acredita?
Horário: Diariamente das 9h às 18h
Casa da Erva Mate
O lugar por si só é lindíssimo. Aqui você vai poder ver como é o processo artesanal de produção da erva-mate. Esta erva usada pelos índios da região e os italianos acabaram introduzindo em sua rotina e criaram meios de produzi-la em larga escala.
Taxa de Visitação e Degustação: R$ 1,50 por pessoa.
Vinícola Salvati & Sirena
Aqui você pode fazer degustação dos vinhos da casa. O diferencial aqui é o vinho peverella, que foi a primeira uva branca trazida para o Brasil.
Degustação: R$ 1,00 por pessoa
Restaurante Nona Ludia
Por um preço fixo, você vai comer uma refeição maravilhosa e bem caseira. Está incluído: uma tábua de frios, capeletti, saladas, polenta, massas e carnes.Ufa! E tem sobremesa também! As bebidas são à parte. O local também é um charme: a casa é de pedra e foi construída por volta dos 1880 e reformado nos anos 80 durante a criação do projeto Caminhos de Pedra.
Horário: de quarta a sexta: das 11h30 às 14h00
sábados, domingos e feriados: das 11h30 às 15h00
Dica: Chegue cedo, pois o restaurante fica bem cheio aos finais de semana.
Site: http://www.nonaludia.com.br/
Casa da Tecelagem
A Casa da Tecelagem é de 1915 e originalmente foi construída em outra cidade. Ela foi totalmente desmontada e remontada aqui. Se você gosta de comprar coisinhas feitas no tear, você provavelmente vai adorar este lugar. Além da lojinha com cachecóis, tapetes e colchas, também é possível ver como é feito tudo isso. Eu juro que eu fiquei me perguntando como aquela mulher não se enrola toda! É incrível!
Casa Vanni
Aqui foi o lugar escolhido para tomarmos um cafézinho. Eles também servem almoço, mas ainda estávamos muito cheios.
-
Horário: funciona diáriamente (exceto às quartas-feiras), das12h às 15h30.
Onde ficar em Bento Gonçalves
Reserve o seu hotel conosco em parceria com a Booking.com
Este site contém links de afiliados. Isso significa que, se você clicar em um desses links e fizer uma compra, podemos receber uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você. Essas comissões ajudam a manter nosso site funcionando e nos permitem continuar criando conteúdo novo e útil para você. Agradecemos imensamente pelo seu apoio e por utilizar os links fornecidos.
Fabio
Esse passeio é demais! Vale muito a pena!
Surucuá
A região serrana do Rio Grande do Sul com suas vinícolas e culinária farta é uma viagem para não esquecer jamais.
É maravilhoso!