Biblioteca Nacional de Buenos Aires
Era Natal e a maioria dos lugares estava fechado em Buenos Aires. Tínhamos o dia inteiro pela frente e estava um sol de rachar, então, resolvemos caminhar até a Biblioteca Nacional – que fica no bairro da Recoleta. Para convencer o Fabio de caminharmos até uma biblioteca foi bem simples: mostrei uma foto do prédio pra ele. Ele ficou animadíssimo na hora!
Biblioteca Nacional de Buenos Aires
Embora a construção tenha sido iniciada em 1970, o projeto só foi finalizado em 1992. E o lugar também fora escolhido a dedo: aqui havia a “Casa Presidencial”, onde Evita morrera. A ideia foi de transformar esse espaço como um lugar sagrado e que o povo portenho pudesse aproveitar ao máximo.
São 13 andares de livros, fazendo daqui a maior biblioteca da Argentina. O acervo daqui conta até com livros de 1440 e a primeira edição do Don Quixote! E só para demonstrar a importância desse lugar, sabe quem foi diretor daqui por 18 anos? Nada mais, nada menos que o escritor Jorge Luis Borges!
A proposta de fazer um edifício nesse formato foi justamente para manter uma quantidade maior de espaço verde do térreo. E não é que deu certo? Quando estivemos lá, vimos velhinhos sentados em bancos jogando conversa fora, crianças com seus pais…todos apreciando esse espaço ao ar livre.
Não sabe o que fazer em Buenos Aires? Visite a Biblioteca Nacional!
Informações
Endereço:
Agüero 2502. Recoleta
Horário: de segunda a sábado das 8h às 21h, domingos das 12h às 20h.
As visitas guiadas ocorrem de segunda a sexta às 16h;
Este site contém links de afiliados. Isso significa que, se você clicar em um desses links e fizer uma compra, podemos receber uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você. Essas comissões ajudam a manter nosso site funcionando e nos permitem continuar criando conteúdo novo e útil para você. Agradecemos imensamente pelo seu apoio e por utilizar os links fornecidos.