Ônibus de Mendoza a Santiago: dicas práticas
Para chegarmos em Santiago existem 3 maneiras: de avião (que era a maneira mais cara), de carro (que também não era das mais baratas) e de ônibus (que no final das contas foi a nossa opção).
Ônibus de Mendoza a Santiago: dicas práticas
Ir de ônibus de Mendoza a Santiago(ou de Santiago a Mendoza) tem algumas vantagens: você não precisa dirigir e nem se preocupar se você está no caminho certo – o que te deixa mais livre para apreciar a paisagem. E como eu não sou boba nem nada, acabei comprando 2 passagens para o andar superior do ônibus e na primeira fileira. Isso significa que veríamos a Cordilheira de camarote!
-
Dicas de viagem em Santiago? Veja nosso Guia para Viajantes.
-
Dicas de viagem em Mendoza? Veja nosso Guia para Viajantes.
Chegando na fronteira
Estava tudo muito bom, tudo muito bem…até chegarmos na fronteira do Chile com a Argentina. E aqui começou a nossa penitência. O Chile é bastante rigoroso em relação aos produtos que entrarão no país. A questão é que além da preocupação normal que todos os países tem com drogas, sementes e etc, o Chile ainda não permite que você entre com uma lista enorme de produtos:
- Leite e derivados do leite;
- Carne e derivados da carne.
- Frutas e vegetais;
- Comidas prontas, como sanduíches e hambúrguer;
E aí é que está o problema: a maioria das pessoas nem sabe dessas restrições e pensa que eles estão apenas procurando drogas. Mas não! E por isso mesmo foi que ficamos 4 HORAS para entrar no país. Todo o ônibus foi vasculhado e as bagagens são levadas para um Raio-X.
Durante a procura, diversos gringos estavam com frutas, temperos e condimentos proibidos. Isso atrasou ainda mais a nossa saída e o pior: eles tiveram que pagar multa (10 dólares por produto).
E pra quê tudo isso? O Chile possui uma proteção natural contra pragas, que é a Cordilheira. Quando o turista chega com frutas (que podem conter pragas que eles não tem por lá) pode causar um problema sério. O Chile, o uso de pesticidas é mínimo e o medo deles é de haver algum problema com as plantações de uvas – uma das grandes formas de retorno financeiro para o país.
Depois de cruzarmos a fronteira, pegamos a famosa estrada Caracoles. E é impressionante! E eu que pensava que a Estrada de Taubaté era ruim! 😉
Informações
- Nós compramos nossa passagem com a Andesmar e nossa passagem custou cerca de 130 pesos argentinos por pessoa;
- Esse valor já inclui um café da manhã e almoço;
- A viagem durou quase 8 horas por conta do atraso na imigração;
- NÃO leve nenhum alimento que contenha derivados do leite ou carne;
- Reserve o assento que fica no andar superior do ônibus e na primeira fileira. Você não vai se arrepender.
Para saber mais
Mais dicas de Santiago? Então veja nosso Guia para Viajantes!
Este site contém links de afiliados. Isso significa que, se você clicar em um desses links e fizer uma compra, podemos receber uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você. Essas comissões ajudam a manter nosso site funcionando e nos permitem continuar criando conteúdo novo e útil para você. Agradecemos imensamente pelo seu apoio e por utilizar os links fornecidos.
« Anterior 1 2 3 4
Susana
Oi Deise!
Você acha que existe o risco de a estrada Mendoza-Santiago estar “fechada” no início de Abril por conta de nevascas nas montanhas?
Deise de Oliveira
Oi Susana tudo bem? Risco existe, mas acho difícil. Abs.
Sandra
Olá. Muito boa a matéria, mesmo sendo de 2015. Fizemos recentemente o percurso de ônibus, viagem sensacional. Apenas alerto que o valor da passagem, se fosse adquirida pela internet, seria muito mais alto do que o valor que pagamos comprando pessoalmente na rodoviária de Buenos Aires.
Att.
Deise de Oliveira
Oi Sandra, tudo bem?
Mesmo sendo mais barato, eu não conseguiria deixar para comprar em Buenos Aires. Eu sou muito certinha e organizada e por isso, ficaria com medo de não ter a passagem. Mesmo assim, obrigada pela dica! 🙂
Sabrina
Boa noite,
Tenho uma filha de 2,5 anos que toma leite em pó o NAM Confort 3, gostaria de saber se esse tipo de leite é proibido? Iremos no final de novembro e gostaria de saber se tem como comprar a passagem de ônibus antes pelo site da empresa que vcs compraram e quando for escolher as poltronas do andar de cima se está bem especificado o que estamos adquirindo para não haver erro?
Deise de Oliveira
Oi Sabrina, tudo bem? Infelizmente eu não sei te informar. 🙁
Eli Nogueira
Pretendo fazer a viagem de ônibus de Mendoza para Santiago do Chile em 17/03/2018, mas ao que parece não vendem com essa antecedência. Se for esse o caso, qual a melhor maneira de comprar a passagem estando ainda no Brasil?
Eduardo
Oi Deise, queria saber se pode dar náusea viajando no 2 andar do ônibus? bjs