Salar de Tara: mais uma opção de passeio no Deserto do Atacama
Mas aí você me pergunta: mas vale mesmo a pena pagar tanto para ver mais do mesmo? É aí que você se engana, pois justamente por conta dessa região ser mais inexplorada pelas agências, os passeios são mais exclusivos e as paisagens de tirar o fôlego!
Saímos de San Pedro por volta das 7h e cerca de 2 horas depois, paramos para tomar o nosso café da manhã. Já estávamos bem altos, cerca de 4.300 metros acima do nível do mar. Pensando bem, talvez esse seja mais um motivo por não haver muitos passeios por aqui: uma coisa é você subir aos 4.500m por algumas horas de seu dia, outra coisa completamente diferente é ficar nessa mesma altitude durante o dia inteiro. Tem muitas pessoas que não aguentam, e daí o carro tem que voltar para San Pedro. Ainda bem que em nosso grupo ninguém passou mal.
Só a vista de onde tomamos nosso café já valeu a viagem. Depois de terminado, seguimos viagem. Vimos vicunhas, flamingos, vulcões, areia, salar, tudo o que você possa imaginar. É impressionante como no meio de tanta paisagem plana, pode haver um bloco de areia que parece que foi esculpido. Imaginem quanto tempo demorou para esses blocos ficarem do tamanho que estão hoje? Haja sedimentação! rs
Depois de passearmos por mais vistas e mirantes espetaculares, fizemos nossa parada para o almoço. E nosso pit-stop foi de frente para um incrível paredão de areia. Quando visto de longe, eles até parecem ser pequenos, mas olha o meu tamanho nessa foto!
E o nosso guia? Ele foi maravilhoso. Dava pra ver que ele trabalhava com paixão, e sempre tentava nos mostrar o melhor ângulo e os melhores lugares para nós tirarmos foto (ele também é fotógrafo profissional). Enquanto o outro guia da mesma empresa corria contra o tempo, ele fazia questão de não correr e de nos mostrar tudo o que ele gostava. Grande Haroldo!
Na volta a San Pedro, choveu granizo lá nas montanhas. Dá pra acreditar? Infelizmente eu não tenho fotos do ocorrido….Por isso eu digo e repito: não deixem de fazer esse passeio. Tenho certeza que vocês vão gostar!
Informações:
Horário: depende muito da agência, mas esse passeio costuma durar o dia todo. O nosso começou às 7h e voltamos às 14h.
Preço: pagamos 45.000 pesos por pessoa (café da manhã e almoço inclusos)
Compramos nosso passeio com o albergue, e o nome da empresa era Maxim.
Mais dicas? Veja nosso Guia para Viajantes!
Este site contém links de afiliados. Isso significa que, se você clicar em um desses links e fizer uma compra, podemos receber uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você. Essas comissões ajudam a manter nosso site funcionando e nos permitem continuar criando conteúdo novo e útil para você. Agradecemos imensamente pelo seu apoio e por utilizar os links fornecidos.
Érika Marques
Fui em 2009 para o Atacama, e não fiz dois passeios: O Salar de Tara ( por mero desconhecimento), achei que ia ser igual a tantos outros passeios e parecido com as paisagens do Deserto do Sal. Ledo engano, quando retornei vi relatos incrÃveis da Silvia do Matraqueando, do Rota capixabas ( ano passado) e agora você.
Outro que não fizemos foi o Geiges del Tatio, como irÃamos passar por ele na rota do tour do deserto de sal, não compramos, mas ninguém havia me dito, que contratando o passeio a partir de s.p atacama, não verÃamos os geigers ativos, só possÃvel indo de madrugada, sendo assim quem faz o deserto de sal vindo de Uyuni, consegue ver durante o passeio, não sendo mais necessário contratar no atacama.
deisoca
Que pena, Érika!
O Salar de Tara é simplesmente maravilhoso e bem diferente de todos os passeios do Atacama.
Bóia Paulista
Oi, Deise. Tudo bem?
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem. Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Bóia Paulista
deisoca
Mas que honra, Bóia Paulista!
Muito obrigada! 😀
Renata R
O Salar De Tara e, sem duvida, o passeio mais lindo que fizemos nos nossos 6 dias no Atacama. Imperdivel!
deisoca
Renata!
O Salar de Tara é impressionante mesmo. Vale muito a pena!
Ferba
Apenas uns comentários adicionais…
O Salar de Tara vai estar no seu caminho, à direita, se você for de carro da Argentina para o Chile, pelo passo Jama.
E a ida ao Tara já vale a pena só pela descida de volta a San Pedro, que é incrÃvel. Tente pegar a vista na frente da van/ ônibus/ carro que você estiver.
Abraço
Mauricio Oliveira
Lindo! Lindo! Lindo! Lindo!
Adorei as fotos e o relato.
Esse passeio deve ser incrÃvel!
Bjs
deisoca
E é mesmo, Mau! Você TEM que ir! 😀
Tiago dos Reis
Deise, minha mulher (a Renata) já fez as honras da casa, mas eu repito a fala dela: o Salar de Tara foi o nosso passeio preferido no Atacama! O conjunto da paisagem é impressionante!!
Deise de Oliveira
Tiago,
o Salar de Tara foi um dos passeios que mais gostamos. Ele é tão completo: tem vulcão, salar, flamingo, neve…tudo!