Viajar para Paris é o sonho de muita gente, não é mesmo? São tantos os museus, os parques, restaurantes e padarias…daria para fazer uma viagem de 1 mês e ainda faltariam coisas para ver. E para conhecer todos esses lugares, nada melhor do que o transporte público mesmo (alugar carro para uma viagem a Paris é a maior furada). Para aqueles que estão inseguros quanto ao modo de usar o transporte, suas opções, passes e segurança, deixo aqui alguma dicas valiosas para não estragar a sua viagem.
O metrô de Paris é um dos mais antigos do mundo, o que significa que a sociedade mudou muito deste aquela época. Os metrôs são cheios? Sim. Tem ar condicionado? Não. Possui escada rolante? Poucas estações. Mas mesmo assim, esta continua sendo a melhor opção para conhecer os pontos turísticos da cidade.
LEIA MAIS: roteiro de viagem de 8 dias em Paris
LEIA MAIS: Paris no roteiro do filme Antes do Por do Sol
Como comprar passes de metrô de Paris: diferentes tíquetes
São tantas as opções de passes de metrô que esta acaba sendo a principal dúvida de quem quer usar o transporte público da região. Qual a melhor opção? Não existe resposta única, pois vai depender de quantos dias você pretende ficar e quais regiões você pretende visitar. Os passes podem ser comprados em máquinas eletrônicas (existe a opção em inglês) ou em algumas estações em guichês.
- Paris é separada por “zonas”
Esta é a primeira coisa que você precisa saber. A região de Île-de-France é separada por 6 zonas, onde as principais atrações estão na zona 1 e 2. Versalhes e o aeroporto Orly estão na zona 4, o aeroporto CDG e a Disney Paris estão na zona 5.
- O passe “T”
Vantagens: você pode comprar apenas 1 tíquete ou 10 (com desconto). Válido para as zonas 1 e 2, com ele você pode fazer a transferência grátis de metrô para o RER (o trem suburbano). Mas cuidado, você vai precisar do tícket para sair da estação RER, então não jogue fora!
É geralmente uma ótima opção para quem não quer fazer contas do que vale mais a pena. Também é válido para aqueles que não vão usar muito o transporte público. Preço: 1 = 1,70; 10= 13,70. Mais informações aqui: http://www.ratp.fr/fr/ratp/c_21158/ticket-t/
- Os passes de 1 dia: Mobilis
Para aqueles que vão visitar muitas atrações em apenas 1 dia e em diferentes pontos da cidade, o passe Mobilis é uma ótima pedida. Os preços variam de acordo com as zonas, de 6,80 euros a 16,10 e podem ser utilizadas inúmeras vezes. Veja mais informações aqui: http://www.transilien.com/static/tarifs/mobilis
- Navigo Découverte
A antiga Carte Orange deu lugar a este passe. Ele pode ser usado por turistas, mas você deve colocar uma foto 3X4 no cartão, junto com o seu nome. O passe é semanal, mas começa a valer na segunda e vai até o domingo. Isso significa que se você chegar em Paris em uma quarta, por exemplo, já terá perdido 2 dias do passe. O ideal nesse caso é fazer as contas e ver se vale mesmo a pena. Para começar a usar, você deve pagar 5 euros do cartão. Este passe está disponível por 1 semana ou 1 mês, por quantas vezes você quiser usar o metrô ou RER (trem suburbano). Preço: o preço pela semana nas zonas 1 e 2 custa 20,40 euros. Mais informações aqui: http://www.transilien.com/static/tarifs/forfait-navigo-semaine-mois
Usando o metrô de Paris
- Compre um mapa de Paris
Além de ser muito útil naqueles momentos em que você precisa achar uma rua específica, ele também tem o mapa da rede de transportes de Paris. Se você não quiser gastar dinheiro, há mapas grátis nas estações de metrô e apps grátis do mapa do metrô de Paris. Todas linhas possuem um número e uma cor.
- Estude o caminho antes
Antes de sair do hotel, estude o caminho que você irá fazer. Isso vai evitar que você seja um alvo fácil e ainda vai te poupar preciosos minutos. Com o app da RATP, você consegue saber os horários de funcionamento do transporte público de Paris, calcular o tempo estimado de viagem e ainda fica sabendo se houve alguma interrupção ou manutenção na via. Visite o link http://www.ratp.fr/en/ratp/c_22054/ratp-for-iphone/
Geralmente há nas plataformas um display com o destino e quantos minutos faltam para o próximo trem. Veja se está tudo certo, pois algumas linhas servem destinos diferentes.
- Evite o horário de pico
Como em toda cidade grande, evitar o horário de pico é a melhor solução (das 8h às 10h e das 17h às 20h). Se não tiver jeito, pelo menos evite pegar as linhas 1, 2, 4, 11, 12 e 13, que são as mais cheias.
Adendo: Outra coisa importante dizer é sobre segurança: conheço algumas pessoas que já foram roubadas dentro do metrô de Paris. Geralmente são grupos de jovens, moças ou até mesmo idosas. É uma coisa que você nunca imaginaria que poderia acontecer em Paris, mas acontece. Então, deixe sempre sua bolsa próxima ao corpo, não coloque nada nos bolsos externos da calça e fique sempre atenta. Usar aqueles bolsos internos de pano também ajuda. Deixe o cartão de crédito e o dinheiro lá. Se o seu hotel tiver cofre, deixe o passaporte lá e ande apenas com uma cópia.
Onde ficar em Paris
Está procurando hotel em Paris? Qual o melhor bairro? Leia o nosso post e descubra!
Este site contém links de afiliados. Isso significa que, se você clicar em um desses links e fizer uma compra, podemos receber uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você. Essas comissões ajudam a manter nosso site funcionando e nos permitem continuar criando conteúdo novo e útil para você. Agradecemos imensamente pelo seu apoio e por utilizar os links fornecidos.
fátima
Adorei este blog. Tirou muitas dúvidas que eu tinha.Vou fazer minha primeira viagem a Europa daqui a alguns meses e estou pesquisando tudo o que posso.Valeu!!!
Deise de Oliveira
Que legal, Fátima!
Muito obrigada!
claudia
Nao entendi uma coisa sobre o passe T. Se eu comprar 10 tickets vou poder pegar o RER B saindo do CDG para qualquer linha de metro comum dentro de Paris, como poe exemplo, andar por 3 estacoes na linha 11? Ou é o contrario: Compro o RERB e o bilhete me deixa usar uma linha comum de metro? Como funciona isso? Por temo?
Deise de Oliveira
O Passe T+ vale nas seguintes condições:
-linhas do metrô-
– RER (RATP e SNCF) que fiquem na zona 1 de Paris (não inclui CDG)
– ônibus da Ile-de-France (RATP and OPTILE), exceto Orlybus e Roissybus (
– lines de bonde (RATP e SNCF)
– funicular de Montmartre
Vanessa Donatelli
Oi Deise td bem?
Gostaria de saber como faço para chegar a Versalles e a Sacre Coeur de metrô e se há necessidade de usar o RER?
Obrigada
Deise de Oliveira
Para ir a Versalhes você vai precisar pegar o RER, para o Sacré Coeur não. Abs.
Hector
Oi Deise, parabéns pela dedicação no Blog. Qual a melhor opção de transporte público para sair do CDG e chegar ao Saint-Germain? Obrigado
Deise de Oliveira
Oi Hector, tudo bem?
Você já tentou usar o Google Maps? Ele funciona muito bem para essas coisas. Coloque o seu endereço de origem e destino e escolha a opção transporte público. https://www.google.com.br/map
Boa viagem! 🙂
Felipe
Qual a melhor maneira de ter internet movel la, ja que a internet e um grande aliado para o turista.