O Tempelhofer Park em Berlim é um dos lugares que eu mais gostei de ter visitado por ser tão diferente de tudo o que eu esperava encontrar (embora esse seja o lugar mais “berlinense” que visitamos). Não entendeu nada? Eu te explico…
Tempelhofer Park em Berlim: antigo aeroporto
Localizado na antiga Berlim Ocidental, o lugar era usado como aeroporto e estava sem uso depois da queda do muro. Em 2010, o parque foi oficialmente aberto para a população e virou o maior parque da cidade.
Na maior parte das cidades do mundo, um parque desse porte nunca sairia do papel, pois empreiteiras rapidamente construiriam complexos hoteleiros e condomínios de luxo no lugar, afinal, são 300 hectares de terra. Felizmente não foi isso que aconteceu com esse espaço maravilhoso e cheio de vida.
Claro que a decisão de mantê-la como parque não foi tão simples assim. Houve tentativas de construir um condomínio e outros estabelecimentos, mas a população conseguiu vetar o referendo. O parque é a prova viva de que uma população unida tem muito poder.
E essa mesma população, que cuida do parque como se fosse a sua casa, mantém uma horta comunitária aqui. São várias famílias que cuidam desse espaço de todos.
E foi justamente aqui que vimos o maior número de imigrantes socializando com os locais. Aqui tem gente de todo tipo e todo mundo aproveitando esse espaço maravilhoso, seja fazendo um churrasco, seja andando de skate ou tomando uma cerveja.
Embora o espaço tenha mudado pouco desde quando foi fechado (a torre de comando ainda está aqui e hoje em dia é utilizada para monitorar o tráfego aéreo.
Informações
Endereço: 12101 Berlin, Alemanha
Horário: das 6h às 22h30.
Como chegar: desça na estação de metrô S+U Tempelhof Berlin
Este site contém links de afiliados. Isso significa que, se você clicar em um desses links e fizer uma compra, podemos receber uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você. Essas comissões ajudam a manter nosso site funcionando e nos permitem continuar criando conteúdo novo e útil para você. Agradecemos imensamente pelo seu apoio e por utilizar os links fornecidos.