Um dos lugares que eu estava mais ansiosa para conhecer nesta última viagem à Europa era justamente Alhambra, em Granada. Como eu ainda não conheço o Oriente Médio ou África, este lugar seria o mais próximo que eu chegaria dos lindos monumentos e proporcionalmente perfeitos encontrados nos países de herança árabes. Veja como chegar em Alhambra em Granada saindo de Madri neste post.
Como chegar em Alhambra saindo de Madri
Depois que os católicos retomaram a região de Granada e Alhambra, o intuito deles era de fazer do lugar um palácio real. Para isso, eles modificaram muitas coisas, pintaram muros e removeram a mobília original. Para piorar ainda mais a situação, o rei Carlos V resolveu destruir parte do palácio de inverno para construir o seu próprio monumento no estilo renascentista. Mas embora o lugar seja lindo, não está aos pés dos palácios árabes.
Programando a sua visita
Primeiramente, é importante salientar que você deve reservar pelo menos 4 horas do seu dia para visitar Alhambra decentemente. Quer saber o que vale a pena conhecer? Bem, minha resposta será TUDO! rs Nossa sugestão de ordem de visita considera que o melhor estará no fim. 🙂
Para começar a sua visita, vá até o Generalife. Os jardins são belíssimos e estão em perfeito estado de conservação. Aqui você vai encontrar também algumas modestas salas. Se você for no verão, aqui é um ótimo lugar para descansar e beber água (há bebedouros espalhados pelo lugar).
Saia de lá e caminhe até Alcazaba, que é considerada a parte mais antiga de Alhambra. Aqui você vai conseguir tirar lindas fotos da cidade de Granada. Saia de lá e vá até o palácio de Carlos V e Baño de la Mezquita. Dois lugares impressionantemente lindos também.
Por fim, vá até o Palacios Nazaries no tempo marcado. Este lugar foi a residência dos reis mouros e por este motivo é o lugar mais bem trabalhado de toda Alhambra. É impressionante como até o teto desse lugar é lindo. Esse foi realmente um momento que eu gostaria de saber árabe para conseguir ler o que está escrito nas paredes.
Agora, o Pátio dos Leões é a cereja do bolo. Como a nossa reserva era para as 18h30, nós estávamos lá dentro no momento onde o sol está em sua mais bonita tonalidade. Este lugar ficou fechado por muitos anos para ser restaurado e a equipe envolvida fez um lindo trabalho.
Lembre-se para visitar o Palacios Nazaries, a cereja do bolo, você deve comprar um ingresso e estar na fila no horário combinado. Todos os outros monumentos você não precisa ter horário marcado. O que nós fizemos foi o seguinte: nós chegamos umas 3 horas antes do nosso horário marcado e conhecemos boa parte dos monumentos antes de entrarmos no mais lindo palácio que eu já vi na vida. Gostei bastante da ideia de deixar o melhor para o final, pois assim conseguimos nos impressionar com todos os monumentos.
Como chegar em Alhambra
Existem duas linhas que fazem o itinerário Granada-Alhambra, os ônibus 30 e 34. A tarifa custa 1.20 euros. É possível também chegar a pé, mas a subida é bem íngreme e cansativa. Não recomendo, pois você já irá caminhar muito dentro de Alhambra.
A melhor opção para chegar em Granada é via Madri. Os trens são bem confortáveis e a viagem agradável. O trajeto dura cerca de 4 horas e o valor ai custar entre 30 e 50 euros. Você pode comprar a sua passagem no mesmo dia da viagem, ou com antecedência no site de trens espanhóis Renfe ou pela Rail Europe.
Onde ficar em Granada
Veja a nossa lista dos melhores hotéis em Granada.
Ingressos para Alhambra?
Preço: 14,50 euros por um ticket que inclui Alcazaba, Palacios Nazaríes, Generalife, Palacio de Carlos V e Baño de la Mezquita. Reserve com pelo menos 2 meses de antecedência!
Dica: Para entrar no Palácio Nazaríes você terá que marcar um horário. Seja pontual, senão você poderá ser proibido de entrar. Reserve pelo menos 3 horas para conhecer o resto do lugar.
Horário: de 15 de março a 14 de outubro das 8h30 às 20h. De 15 de outubro a 14 de março, até às 18h.
*Obrigada à Rail Europe por ter nos cedido o Global Pass para nossas viagens de trem.
Este site contém links de afiliados. Isso significa que, se você clicar em um desses links e fizer uma compra, podemos receber uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você. Essas comissões ajudam a manter nosso site funcionando e nos permitem continuar criando conteúdo novo e útil para você. Agradecemos imensamente pelo seu apoio e por utilizar os links fornecidos.
Fernanda Scafi
Estive em Granada em 2006 fazendo um intercâmbio e adorei a cidade, que é muito mais do que a Alhambra, mas não tem como negar que essa é a cereja do bolo! Quem quiser visitar outras atrações, vale mais a pena comprar o Bono TurÃstico, que dá direito a visitar a Alhambra e outros lugares interessantes da cidade. Tenho bastante material sobre a Andaluzia lá no meu blog.
Deise de Oliveira
Legal, Fê!
Obrigada pela visita!
Charlene
Irei agora em outubro de Málaga à Granada. Sabem se essas linhas de ônibus que vão até La Alhambra saem da rodoviária de Granada e nos deixam na porta da cidadela?
Deise de Oliveira
Bom dia, tudo bem Charlene?
Você terá que pegar um ônibus até a Plaza Nueva e depois pegar outro até Alhambra.
Um abraço,
Deise
Paula
Olá,
Estou tentando pesquisar passagem de trem de Madrid para Granada, mas as opções que a Renfe me dá não são de trem direto. Tenho que pegar um trem e depois um ônibus. é isso mesmo? Você sabe se tem outra opção?? Obrigada
Deise de Oliveira
Para você chegar em Alhambra, terá que pegar um trem da estação de Granada. Nosso trem de Madri a Granada era direto.