Dicas

Acomodação

Mapa interativo

Produtos

Top
  >  Paranapiacaba   >  Paranapiacaba – o que fazer

Paranapiacaba – o que fazer

Introdução

Paranapiacaba é uma cidadezinha do município de Santo André e bem pertinho de São Paulo. O surgimento da cidade se deu por conta dos funcionários da companhia inglesa de trens São Paulo Railway que começaram a viver por aqui.

Por ser um ponto estratégico e se localizar na Serra do Mar, os funcionários que eram responsáveis pelo trecho de transporte de cargas entre Santos e São Paulo capital e interior se estabeleceram por aqui e até construíram um pequeno Big Ben.

O nome da cidade em Tupi significa “de onde se avista o mar” e é verdade mesmo. Bem na entrada da cidade há até um mirante para se admirar o oceano. Só tenha cuidado em chegar cedo, pois a neblina não deixa você ver muita coisa depois da hora do almoço.

Pois é, você me entendeu bem. Eu disse que aqui há um Big Ben e que também tem neblina, muita neblina. É praticamente um pedaço de Londres em São Paulo!

Maria Fumaça: o passeio é feito em um pequeno circuito, mas que dá pra ter uma idéia de como eram feitas as viagens antigamente. O preço da passagem é de 5 reais.

Igreja Matriz: chamada inicialmente de Igreja do Alto da Serra, teve a liberação para a celebração de missas em 1884. Além de ser bem bonitinha, tem uma bela vista da cidade.

Museu do Castelinho: A casa foi construída no final do século XIX para abrigar o engenheiro-chefe a companhia de trem.  Com uma vista privilegiada, dizem que o engenheiro ficava fiscalizando seus funcionários para ver se eles não estavam fazendo alguma besteira.

Clube União Lira Serrano: clube onde ocorre as festas e os espetáculos mais representativos da cidade.

Casa de Madeira: é o charme daqui. Todos os funcionários da ferrovia moravam aqui.

O Big Ben: situa-se na estação de Paranapiacaba. Não tem como perder.

O Festival de Inverno: todo ano diversos turistas visitam o evento, que é cheio de nomes importantes da música brasileira e também de peças de teatro e dança.

Trilhas:contrate um guia e faça uma das trilhas aqui que passam por lindas cachoeiras. Eu ainda não fiz, mas dizem que é bem bacana!

 

 

Este site contém links de afiliados. Isso significa que, se você clicar em um desses links e fizer uma compra, podemos receber uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você. Essas comissões ajudam a manter nosso site funcionando e nos permitem continuar criando conteúdo novo e útil para você. Agradecemos imensamente pelo seu apoio e por utilizar os links fornecidos.

Doutora em literatura por formação, mas estudande do comportamento canino por amor. Residente em Colônia na Alemanha, está sempre procurando lugares para conhecer na sua nova cidade com o seu marido e cachorro.

post a comment