Top
  >  Itália   >  Degustação vinícola Avignonesi, Montepulciano – Toscana
Degustação Vinícola Avignonese Toscana-3

Ao planejar a nossa viagem pela Toscana na Itália, eu já tinha em mente que fazer uma degustação de vinhos por lá seria item obrigatório. Então, comecei a buscar as melhores opções: uma combinação de localização próxima ao hotel em que estávamos e qualidade do passeio. Estávamos entre Siena e Montepulciano, no Hotel Laticastelli, então usei a ótima ferramente do TripAvisor para tomar a minha decisão. Veja como foi nossa degustação na vinícola Avignonesi, em Montepulciano.

Degustação vinícola Avignonesi, Montepulciano – Toscana

E que alegria a minha ao descobrir que a opção número 1 dentre as vinícolas em Montepulciano era uma chamada Avignonesi. Para quem não se lembra, eu morei em Avignon, na França, e quem nasce lá é chamado de “avignonese”. Seria o destino tentando me mostrar um caminho? Eu decidi que sim. Era muita coincidência!

 

Degustação Vinícola Avignonese Toscana-2

Como havíamos almoçado em Montepulciano, a vinícola estava a poucos quilômetros de lá. Viajar de carro pela Toscana no verão (quando os girassóis estão todos floridos) foi uma experiência inesquecível. As estradas – embora sejam bem ruins e esburacadas – são bem sinalizadas e nós não nos perdemos nenhuma vez. Tudo bem que era impossível nos perdermos com GPS, né? 😛

Degustação Vinícola Avignonese Toscana-4

A visita contava com outros participantes de uma mesma família. Aprendemos um pouco sobre a história da vinícola e os testes que foram feitos para obter o melhor resultado e melhor sabor do vinho. E foi em uma dessas tentativas que eles colocaram as videiras em formato hexagonal: a ideia era descobrir se a distância entre uma planta e outra influenciava no sabor final. Eles, então, descobriram que o melhor resultado foi com a menor distância entre as plantas (pois assim elas teriam que “competir” entre elas em busca de nutrientes) e isso influenciava no sabor.  Interessante, né?

Degustação Vinícola Avignonese Toscana-5

 

A madeira utilizada nos tonéis vem da Croácia e casa barril dura cerca de 40 anos. Também é feito uma constante checagem da altura no vinho no barril, pois se tiver muito ar, o vinho pode virar vinagre. Alguns dos vinhos produzidos aqui são: Nobile, Desiderio, 50/50, e Vin Santo (o qual matura-se por 10 anos).

 

Depois de tanta explicação, era hora da degustação. E foi depois do primeiro cálice que todos os americanos começaram a ficar sociáveis e conversar comigo e com o Fabio. Depois da terceira taça, já éramos praticamente uma família só. Era muita alegria, minha gente!

 

Então, para aqueles que estão com viagem marcada para a Toscana, quer seja em lua-de-mel ou com os amigos, recomendo a visita à vinícola Avignonesi. Tenho certeza que vocês irão gostar. 🙂

Onde ficar na Toscana – hotel na Toscana

Precisa de um lugar para se hospedar? Nós ficamos em um lindíssimo hotel. Quer ver? Veja o nosso post com sugestão de hotel na Toscana. 

Informações

  • Reservas: é necessário fazer a reserva do passeio com antecedência neste link http://www.avignonesi.it/en/hospitality
  • Idiomas: As visitas são feitas em inglês ou italiano.
  • Horário: há visitas às 10h, às 12h (com almoço) e às 15h (somente degustação).
  • Endereço: Via Colonica, 1, 53045 Montepulciano, Itália.
  • Preço: 15 euros (degustação simples) 38 euros (degustação premium) e 65 euros (almoço e degustação). Todos os preços são por pessoa.
  • Duração: cerca de 2 horas (degustação simples).

*O Viagem pelo Mundo fez a degustação a convite da vinícola.

** Obrigada à Rail Europe por ter nos cedido o Global Pass para nossas viagens de trem.

Este site contém links de afiliados. Isso significa que, se você clicar em um desses links e fizer uma compra, podemos receber uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você. Essas comissões ajudam a manter nosso site funcionando e nos permitem continuar criando conteúdo novo e útil para você. Agradecemos imensamente pelo seu apoio e por utilizar os links fornecidos.

Doutora em literatura por formação, mas estudande do comportamento canino por amor. Residente em Colônia na Alemanha, está sempre procurando lugares para conhecer na sua nova cidade com o seu marido e cachorro.

Comments:

  • Renata

    22/05/2014

    Olá,
    Eu vou para Montepulciano no inverno.
    Será que pegaremos parreiras bem cheinhas ou mais murchas?

    Bjs

    reply...
  • Claudia

    26/06/2014

    Olá, adorei o site!!! Parabéns!!
    Vc teria mais alguma outra vinicola para indicar na Toscana? Nesse mesmo estilo com degustação, visita, etc?

    Obrigada!

    reply...
  • Paulo

    01/06/2015

    Olá para o almoço em Avignonesi quantas horas dura a visitacão?
    Tenho apenas 1 dia saindo de Siena e gostaria de pelo menos ir a Cortona e Avignonesi.
    Pensei que poderia sair cedo, visitar cortona e chegar para o almoço.
    O que acha?

    reply...
  • 30/04/2016

    oi.. estou em montepulciano, quero muito ir em uma vinicula… qual voce sugere e se puder me manda o endereco que estou de GPS. muito obrigada

    reply...

post a comment