A Conciergerie em Paris abrigava o principal palácio dos reis franceses entre os séculos X e XIV (por isso, não se espante se você à primeira vista pensar que está vendo um castelo), chamado de Palais de la Cité. Mas para a maioria de nós, este prédio está ligado a um outro período histórico: foi aqui que os condenados da Revolução Francesa, inclusive a rainha Maria Antonieta, passaram os seus últimos dias. Veja a nossa dica de passeio e boa viagem!
Conciergerie em Paris: dicas de passeio
A localização da Conciergerie não é por acaso. Ter o palácio na Île -de-Paris era a melhor opção, pois estava naturalmente abrigado em uma ilha, mas com uma visão privilegiada de todos os lados, me caso de um possível ataque. O nome concierge significa porteiro ou zelador em francês. Quando o palácio foi convertido em prisão, nada mais natural do que adotar tal nome.
Durante o século XIV, os reis começaram a abandonar o palácio real, que passou então a abrigar a Tesouraria e o Parlamento de Paris (que até antes da Revolução Francesa, o órgão de justiça mais importante). Com a derrubada da monarquia, foi aqui dentro que se instalou o Tribunal Revolucionário, com um anexo funcionando como prisão.
Homens e mulheres ficavam em celas separadas, e quem tinha dinheiro, conseguia cela individual e refeições mais elaboradas. Quem não tinha dinheiro dormia na palha mesmo. Uma das celas chegou a abrigar 100 prisioneiros!
A célebre rainha Maria Antonieta passou seus últimos dias de vida aqui. Ela era mantida isolada dos outros presos e uma certa vez ela quase conseguiu escapar…ela foi capturada já na rua! Depois disso ela foi mantida em completo isolamento e com uma janela mais alta ainda. Foi aqui também que muitos dos líderes revolucionários foram presos e mortos: Danton, Desmoulins, Hébert, Chaumette, Robespierre, Couthon, Saint-Just, Coffinhal and other Jacobins.
Em 1914 o prédio perde a função de prisão e é então classificado como monumento histórico e passa a ser aberto ao público. Mais dicas de Paris? Veja todos os nossos posts sobre o que fazer na cidade aqui.
Informações
- Endereço: 1 quai de l’horloge 75001 Paris (metrô Cité – linha 4 ou Chatelet – linha 1)
- Preço: 8.50 adulto. Se você tiver o Museum Pass, é de graça!
- Site: http://conciergerie.monuments-nationaux.fr/
- Horário: das 9h30 às 18h.
Ingressos? Compre um passe e economize!
Em Paris, a melhor opção para quem quer conhecer boa parte dos pontos turísticos da cidade é comprar o Paris Museum Pass.
Com ele você paga apenas uma vez um valor que já inclui atrações como Louvre, Versalhes e D’Orsay. É possível escolher entre um Passe de 2 dias ou um Passe de 4 dias para retirar ou no aeroporto Charles de Gaulle ou no Orly. Achou muito trabalhoso? Compre o passe de 2,4 ou 6 dias com entrega em seu hotel!
PARIS MUSEM PASS 2,4 OU 6 DIAS C/ ENTREGA NO HOTEL PARIS MUSEUM PASS 4 DIAS (RETIRADA NO AEROPORTO) PARIS MUSEUM PASS 2 DIAS (RETIRADA NO AEROPORTO)
Este site contém links de afiliados. Isso significa que, se você clicar em um desses links e fizer uma compra, podemos receber uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você. Essas comissões ajudam a manter nosso site funcionando e nos permitem continuar criando conteúdo novo e útil para você. Agradecemos imensamente pelo seu apoio e por utilizar os links fornecidos.