Dicas

Acomodação

Mapa interativo

Produtos

Top
  >  França   >  Conciergerie em Paris: dicas de passeio

A Conciergerie em Paris abrigava o principal palácio dos reis franceses entre os séculos X e XIV (por isso, não se espante se você à primeira vista pensar que está vendo um castelo), chamado de Palais de la Cité. Mas para a maioria de nós, este prédio está ligado a um outro período histórico: foi aqui que os condenados da Revolução Francesa, inclusive a rainha Maria Antonieta, passaram os seus últimos dias. Veja a nossa dica de passeio e boa viagem!

Conciergerie (2)

Conciergerie em Paris: dicas de passeio

A localização da Conciergerie não é por acaso. Ter o palácio na Île -de-Paris era a melhor opção, pois estava naturalmente abrigado em uma ilha, mas com uma visão privilegiada de todos os lados, me caso de um possível ataque. O nome concierge significa porteiro ou zelador em francês. Quando o palácio foi convertido em prisão, nada mais natural do que adotar tal nome.

Durante o século XIV, os reis começaram a abandonar o palácio real, que passou então a abrigar a Tesouraria e o Parlamento de Paris (que até antes da Revolução Francesa, o órgão de justiça mais importante). Com a derrubada da monarquia, foi aqui dentro que se instalou o Tribunal Revolucionário, com um anexo funcionando como prisão.

Conciergerie (4)

Homens e mulheres ficavam em celas separadas, e quem tinha dinheiro, conseguia cela individual e refeições mais elaboradas. Quem não tinha dinheiro dormia na palha mesmo. Uma das celas chegou a abrigar 100 prisioneiros!

 

A célebre rainha Maria Antonieta passou seus últimos dias de vida aqui. Ela era mantida isolada dos outros presos e uma certa vez ela quase conseguiu escapar…ela foi capturada já na rua! Depois disso ela foi mantida em completo isolamento e com uma janela mais alta ainda.  Foi aqui também que muitos dos líderes revolucionários foram presos e mortos: Danton, Desmoulins, Hébert, Chaumette, Robespierre, Couthon, Saint-Just, Coffinhal and other Jacobins.

Conciergerie (3)

Em 1914 o prédio perde a função de prisão e é então classificado como monumento histórico e passa a ser aberto ao público.  Mais dicas de Paris? Veja todos os nossos posts sobre o que fazer na cidade aqui.

Informações

Ingressos? Compre um passe e economize!

Em Paris, a melhor opção para quem quer conhecer boa parte dos pontos turísticos da cidade é comprar o  Paris Museum Pass.

Com ele você paga apenas uma vez um valor que já inclui atrações como Louvre, Versalhes e D’Orsay. É possível escolher entre um Passe de 2 dias ou um Passe de 4 dias para retirar ou no aeroporto Charles de Gaulle ou no Orly.  Achou muito trabalhoso? Compre o passe de 2,4 ou 6 dias com entrega em seu hotel!

PARIS MUSEM PASS 2,4 OU 6 DIAS C/ ENTREGA NO HOTEL   PARIS MUSEUM PASS 4 DIAS (RETIRADA NO AEROPORTO)  PARIS MUSEUM PASS 2 DIAS (RETIRADA NO AEROPORTO)

 

 

 

Este site contém links de afiliados. Isso significa que, se você clicar em um desses links e fizer uma compra, podemos receber uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você. Essas comissões ajudam a manter nosso site funcionando e nos permitem continuar criando conteúdo novo e útil para você. Agradecemos imensamente pelo seu apoio e por utilizar os links fornecidos.

Doutora em literatura por formação, mas estudande do comportamento canino por amor. Residente em Colônia na Alemanha, está sempre procurando lugares para conhecer na sua nova cidade com o seu marido e cachorro.

post a comment