Tax-free ao comprar na Europa: dicas
Dicas de como receber o tax-free ao comprar na Europa
Muita gente não sabe disso, mas quando qualquer turista faz compras de produtos na Europa (tais como roupas, calçados, eletrônicos, computadores, Iphones e Ipads) e não é residente, tem direito de receber o imposto de volta – o chamado Tax free.
Afinal, o que é o Tax Free?
Uma coisa importante: algumas lojas têm um limite mínimo de compras para pedir o tax free, e o limite varia de loja para loja.
Como proceder?Como conseguir/pedir o Tax Free?
1- Ao fazer compras em alguma loja, pergunte se eles tem o Tax Free.
2- Se eles tiverem, eles terão que preencher um formulário com os seus dados e os dados da compra. Ah, não se esqueça de levar o seu passaporte, pois sem ele não será possível pedir o reembolso.
3- Guarde o formulário com cuidado e ao voltar para o Brasil, deixe suas comprar na mala de mão. Faça o check-in e dirija-se até o local de reembolso do Tax Free com o formulário e as compras. Lá você terá a opção de escolher o reembolso em dinheiro ou no cartão de crédito.
Viu? Nem é tão complicado assim né? Olha, por experiência própria, posso dizer que foi muito prático.
Dúvidas
- Existe um valor mínimo para pedir o reembolso? Isso vai variar de país para país. O único que não exige valor mínimo é a Irlanda.
- Esse reembolso vale para todos os produtos? Ele vale somente para produtos que podem ser trazidos para o Brasil, como roupas e calçados.
- Como será o reembolso? Isso também vai depender de cada país. Às vezes será feito em dinheiro em espécie (em euros) e às vezes em débito no cartão de crédito.
- Moro na Europa. Posso pedir o tax free? Não. Ele é válido somente para não-residentes.
Alguns exemplos de países da Europa
- França: o reembolso varia de 5.5% a 19.6% e o valor mínimo da compra deve ser de 175 euros efetuadas em um mesmo dia em uma mesma loja. Não adianta juntar esse valor em diversas lojas que você não terá o seu imposto de volta.
- Espanha: O imposto restituído incide sobre cerca de 13% do valor da compra que deve ter um valor mínimo de 90 euros em uma mesma loja.
Embora muitas pessoas reclamem do sistema de tax-free, alegando que ele é demorado e burocrático, eu não tive problema algum. a única coisa que eu não gostei, é que os vendedores não ficam com uma cara muito feliz quando você pede o tax free, pois eles têm preguiça de preencher o tal formulário. Tirando isso, foi bem tranquilo!
Este site contém links de afiliados. Isso significa que, se você clicar em um desses links e fizer uma compra, podemos receber uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você. Essas comissões ajudam a manter nosso site funcionando e nos permitem continuar criando conteúdo novo e útil para você. Agradecemos imensamente pelo seu apoio e por utilizar os links fornecidos.
Pedro Ernesto
Mesmo sendo moedas diferentes porque um é Uk em libra
marina
ola deise, vim de intercâmbio para portugal e peguei varios tax frees, mas agora sou residente (antes só tinha visto de estudante).volto em fevereiro, mas sera que ainda posso pegar o tax free destas compras?
Deise de Oliveira
Oi Marina, tudo bem?
Olha, o Tax Free é apenas para não-residentes.
Abraço,
Deise
Vinicius Lobo
Olá. Chegarei por Londres e voltarei ao Brasil por Amsterdam . Posso fazer na Holanda o que comprei em Londres ? Ou seria na conexão em Lisboa ? Grato. Vinicius
Deise de Oliveira
Oi Vinicius, tudo bem?
Você pode fazer em qualquer paÃs que faça parte da União Européia.
Abraço!
Liliana
Olá Deise,
Efetuei alguns reembolsos em Paris porém um dos itens foi informado de que não poderia ser feito o tax free pois faltou a loja preencher o tal formulário (achei estranho pois no ato da compra solicitei a documentação necessária para o reembolso). Enfim… estou de volta ao Brasil e caso eu consiga entrar em contato com a loja etc, será que consigo receber o tax free desde aqui?
Tks,
Liliana
Deise de Oliveira
Acredito que não, Liliana 🙁
Renato
Ola,
vou ficar 6 meses em Londres estudando, gostaria de saber se consigo pegar o Tax Free com 6 meses
obrigado
Deise de Oliveira
Pode sim!
Cláudia
Olá Deise, tô em Lisboa desde novembro e volto em Junho para o Brasil, o que totaliza 7 meses. O meu visto era para 3 meses, e por isso tive que tirar residência temporária. Tenho direito a tax free na olta ao Brasil? Desde já agradeço
Deise de Oliveira
Oi Cláudia,
eu acredito que não. Esse benefÃcio é só para não residentes.
Lilian
Bom dia, entrei por Libdres, viajei pelo Reino unido e agora estou em Dublin, q nao faz parte do Reino unido. Sairei por Londres, posso pegar tax free de Dublin e Londres em Londres? Pq estou de carro de Dublin p Londres…
Deise de Oliveira
Oi Lilian, acredito que você não terá problemas.
julia
A Apple Store de Londres possui o sistema de Tax Free?
Deise de Oliveira
Aceita sim.
lorena prata
Boa tarde, gostaria de saber se nos aeroportos da europa em geral, principalmente o de Paris possui lojas em que se é possÃvel encontrar iphones com preços de tabela e que valor seja em dólar… pois estou indo viajar para a europa na copa e quero comprar um iphone, mas achei os preços eu euro muito alto. Obrigada!
Deise de Oliveira
Não que eu me lembre, Lorena. E os preços das lojas em Paris são em euro, não em dólar.
Érica
Olá, adorei a explicação sobre o tax free, gostaria de fazer algumas perguntas em relação á compras no exterior. Vou passar 1 mês viajado pela Europa, qual seria a quantidade de roupas e sapatos que eu poderia comprar??? Esses produtos entram na cota de 500 dólares?? E o caso dos presentes para a famÃlia?? Também entra nessa cota? Por exemplo, minha tia me pediu para comprar um tênis, um relógio e maquiagens, esses itens estão isentos de impostos? E maquiagem, perfumes, cremes hidratantes etc???
Muito agradecida, espero a resposta!!
Deise de Oliveira
Sim. Teoricamente se você tiver usado as roupas, não entra na cota. Presentes lacrados e coisas repetidas entram na cota de 500 USD. TUDO que você não usar, entra na cota!