Capela da Quixaba – Noronha
Na verdade essa postagem comédia-protesto vem acompanhada de uma história pra vocês: quando eu estive em Noronha, eu fiz questão de assistir a boa parte das palestras do Tamar, já que elas são muito boas e informativas.
Em uma delas, a palestrante da noite disse que o dinheiro que o turista gasta com a taxa ambiental para entrar em Noronha (que não é nada barata, por sinal) estava sendo repassada inteiramente para a ilha. Ela disse incusive que quando alguém passa mal da lá, por conta do valor da taxa, o turista é levado sem custos adicionais para o continente.
Para mostrar que onde o dinheiro estava sendo investido, ela levou fotos da Capela da Quixaba. A capelinha pareceu bem preservada e eu e meus amigos ficamos com muita vontade de ir até lá visitar.
O lugar é meio fora de mão, mas achamos facilmente. Quando nos deparamos com uma minúscula igreja num vilarejo de umas 3 casinhas, ficamos muito decepcionados. Eita capelinha cara de se restaurar, hein?
Saí de lá com um sentimento de frustração e na dúvida se a taxa milionária que os turistas pagam por dia está mesmo sendo repassada totalmente para Fernando de Noronha ou está sendo desviada para o estado de Pernambuco (como dizem muitos moradores). Verdade ou não, aí fica a dúvida…
Este site contém links de afiliados. Isso significa que, se você clicar em um desses links e fizer uma compra, podemos receber uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você. Essas comissões ajudam a manter nosso site funcionando e nos permitem continuar criando conteúdo novo e útil para você. Agradecemos imensamente pelo seu apoio e por utilizar os links fornecidos.