Dicas

Acomodação

Mapa interativo

Produtos

Top
  >  África do Sul   >  Tour do grafite e arte de rua em Joanesburgo, África do Sul
Grafite em Newtown Joanesburgo

O Tour do grafite em Joanesburgo foi um dos passeios mais bacanas que fizemos na cidade. O grafite, como expressão de arte, pode nos dizer muito sobre a história do país.

Joanesburgo – assim como toda a África do Sul – é marcada pelo histórico de repressão e pelo apartheid. O sistema que desalojou milhares de negros dos grandes centros para as chamadas townships (comunidades afastadas da região central da cidade e essencialmente negra) e separou brancos e negros foi uma mais maiores loucuras que o branco poderia ter feito. Tour do grafite e arte de rua em Joanesburgo, África do Sul

Tour do grafite e arte de rua em Joanesburgo, África do Sul

O apartheid acabou em 1994 , muita coisa começou a mudar. O grafite começou a tomar força como forma de expressão e a cidade começou a se transformar. Naquele mesmo ano, sr. Nelson Mandela foi o primeiro negro eleito presidente do país por meio de voto popular – sim, agora os negros tinham direito ao voto.

O que fazer em Joanesburgo-28

Depois de tantos anos de proibição, as cores da cidade cinza estão por todos os lados do bairro de Newtown, localizada no centro de Joanesburgo. É como se agora, finalmente o povo conseguisse se expressar em ser considerados criminosos. E eu posso dizer que achei tudo incrível!

O que fazer em Joanesburgo-30

O incentivo começou em 2010 (depois da Copa do Mundo) com ajuda da Johannesburg Development Agency e também com o financiamento por parte de escolas como Goethe, Aliança Francesa para trazer nomes de peso do grafite para pintarem por aqui.

O que fazer em Joanesburgo-27

E de fato, o que vimos foi uma explosão de cores em uma região que mais parece uma galeria a céu aberto e que me lembrou bastante a cidade de São Paulo. Para quem quiser ver um pouco do que já escrevemos sobre o grafite paulistano:

O que vimos em nosso passeio pela cidade foi um local cheio de contrastes: cinza e colorido, prédios modernos e outros bem degradados, pobres e ricos em seus carros. E fazer turismo em um lugar que inicialmente era esquecido até pela população foi algo inesquecível.

Hotel em Joanesburgo? Reserve conosco em parceria com a Booking.com!

O que fazer em Joanesburgo-26

Vimos obras de grandes nomes do grafite local, como Falco One, um dos primeiros grafiteiros da Cidade do Cabo. A célebre frase “We won’t move” é uma alusão ao período do apartheid onde negros foram obrigados a deixar suas casas para morar nas townships. E embora o desenvolvimento esteja chegando por aqui, o povo não apaga essa frase, pois faz parte do que eles são hoje.

No entanto, diferentemente de SP, o governo aqui está realmente fazendo algo para que essa região se transforme em um novo pólo artístico da cidade e a ideia é tornar esse lugar a maior galeria de grafite do mundo. E pelo andar da carruagem, não duvido que eles vão conseguir.

Informações

*O Viagem pelo Mundo viajou a convite do Turismo da África do Sul e da South African Airways

 

 

Este site contém links de afiliados. Isso significa que, se você clicar em um desses links e fizer uma compra, podemos receber uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você. Essas comissões ajudam a manter nosso site funcionando e nos permitem continuar criando conteúdo novo e útil para você. Agradecemos imensamente pelo seu apoio e por utilizar os links fornecidos.

Doutora em literatura por formação, mas estudande do comportamento canino por amor. Residente em Colônia na Alemanha, está sempre procurando lugares para conhecer na sua nova cidade com o seu marido e cachorro.

post a comment