A Galeria Tretiakóv em Moscou é um daqueles passeios imperdíveis, especialmente para aqueles que, assim como eu, são apaixonados pela arte literatura russa.
Galeria Tretiakóv em Moscou
A Galeria Tretiakóv possui um acervo bastante interessante, especialmente se levarmos em conta que a arte russa que é conhecida, de modo geral, pelo grande público é apenas aquela do século XX, com nomes como Chagall e Maliévitch.
O nome do museu é uma homenagem a Pável Tretiakóv, um mercador que em 1856 começa a adquirir obras de arte de artistas russos da época com o objetivo de montar uma coleção. Em 1892, ele já tinha um número impressionante de 2.000 obras e apresentou à população de Moscou sua coleção como um presente.
A localização do museu fica em uma mansão que Tretiakóv havia comprado em 1851. Conforme a coleção foi aumentando, percebeu-se a necessidade de fazer novos anexos para abrigar todas as obras de forma correta.
Durante a Primeira Guerra, todas as obras foram guardadas e embaladas de modo a tentar proteger ao máximo com a ajuda de papéis e caixas à prova d’água. Boa parte da coleção foi enviada para Novosibirsk durante a evacuação e o museu só foi reaberto em 1945.
O espaço é composto por 62 salas e mais de 10.000 obras, que abrangem desde o século X até o XX. Dentre as mais famosas estão: o retrato de Púchkin feito por Kiprenski, Retrato de uma Desconhecida de Kramskoi, Quadrado Negro de Maliévitch.
Informações
Endereço: Lavrushinsky Ln, 10
Horário: das 10h às 18h. Fecha às segundas.
Este site contém links de afiliados. Isso significa que, se você clicar em um desses links e fizer uma compra, podemos receber uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você. Essas comissões ajudam a manter nosso site funcionando e nos permitem continuar criando conteúdo novo e útil para você. Agradecemos imensamente pelo seu apoio e por utilizar os links fornecidos.